Quanto à diferença de Nove Noites com o gênero de “não ficção”, a questão é mais
sutil. O conceito de “não-ficção” é a tradução do neologismo “faction”, que compreende os
termos fact e fiction, também chamado de non fiction.
317
O exemplo clássico, do qual se diz
que inaugurou o gênero é o texto de Truman Capote, In cold blood. Porém, oito anos antes
dele, o escritor argentino Rodolfo Walsh publicava Operación Masacre.
318
No Brasil, o
gênero de “não-ficção” foi uma das linhas de força da produção literária dos anos 70 e 80.
Por exemplo, Lúcio Flávio (1975) de Louzeiro, romance que tinha como objetivo “suprir a
história”, dizer aquilo que não podia ser dito no jornal.
319
Consideramos, seguindo a crítica Ana Maria Amar Sánchez, que o relato de não
ficção (non fiction ou faction) não é um híbrido entre literatura e jornalismo (quer dizer,
uma “mistura”), senão que se situa numa tensão entre duas impossibilidades: a de se
mostrar como ficção (pois os fatos ocorreram realmente) e a de se mostrar como espelho
fiel desses fatos (no sentido que propõem o realismo tradicional e o jornalismo
convencional).
320
A pesar de apresentarem fatos que ocorreram (fatos documentados), o
romance de “não ficção” não segue as regras do verossímil da narrativa realista. Se esta
última parece lhe dizer ao leitor que “tudo isto não aconteceu realmente, mas poderia ter
acontecido”, a narrativa de “não ficção” assinala que “tudo isto realmente aconteceu,
portanto não sou culpado se não parece real”
321
. Como exemplo disto, cito o prólogo a
Operación Masacre, no qual Rodolfo Walsh relata como tomou conhecimento da história
dos fuzilamentos que narra no livro: “Livraga me cuenta su historia increíble, le creo en el
acto. Así nace aquella investigación, este libro.”
322
O faction se situa numa tensão entre o
documental e o ficcional em que o narrado “não parece real” e, no entanto, a força do relato
está precisamente que, ainda que inacreditáveis, os fatos que se narram realmente
317
Existe uma enorme bibliografia sobre a non fiction , ou faction, entre os mais importantes pode-se citar:
Weber, Ronald. The Literature of Fact: Literary Nonfiction in American Writing. Athens, Ohio UP, 1980.
Wolfe, Thomas e Johnson, E.W. Ed. The New Journalism. New York, Harper, 1973. Hollowell, J. Realidad y
ficción. El nuevo periodismo y la novela de no ficción, México, Noema, 1979.
318
In cold blood, de Truman Capote, é de 1965, enquanto que Operación Masacre, de Rodolfo Walsh, é de
1957. Por isso, os críticos argentinos costumam enfatizar que Walsh teria sido quem verdadeiramente
inaugurou o gênero. Porém, pouco interessa determinar quem foi o primeiro a escrever faction, e aliás é
evidente que Capote não tinha conhecimento do texto de Walsh.
319
Arrigucci, Davi. Outros achados e perdidos. São Paulo: Polis, 1979. p. 83
320
cf. Amar Sanchez, Ana Maria. El relato de los hechos. Rosario: Beatriz Viterbo, 1992. p.19.
321
cf Amar Sánchez, Ana María, 1992, p. 23
322
Walsh, Rodolfo. Operación Masacre, Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1991. p. 11. Itálico meu..