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atual é o responsável pela satisfação dos funcionários e clientes e pela realização
dos objetivos da empresa.
No projeto Empresa na Prática das IES busca-se apresentar ao aluno
situações e desafios inerentes ao processo de administrar, possibilitando
que eles vivenciem as atividades organizacionais e estimulando a iniciativa
empreendedora e o trabalho em equipe.
Em 2009, o projeto foi novamente um sucesso e contou com a participação
de quatro grupos do 2º período de Administração. Os integrantes das
empresas Art in Box, Art Stilo, Decorart e Sinapse Confecções utilizaram
suas habilidades para conceber, desenvolver e administrar uma empresa.
Eles realmente se esforçaram e levaram para frente este grande trabalho,
atingindo os objetivos estipulados.
De forma geral, vale ressaltar a participação animada dos grupos durante o
projeto. Todos entenderam a idéia do projeto e se mostraram dispostos a
aprender o funcionamento de uma empresa e colocar em prática os
conhecimentos adquiridos em sala, diminuindo a injusta distância entre
teoria e prática.
Ainda, deve-se mencionar o crescimento dos grupos e dos participantes na
execução do projeto. Eles apresentaram uma grande percepção de negócio,
a iniciativa empreendedora e uma imensa dedicação. Mais importante ainda,
transformaram seus grupos em equipes de trabalho, resolvendo as
situações que apareceram de forma satisfatória.
A aceitação e a avaliação pelos próprios alunos é o que estimula a
realização do projeto. Todos percebem os benefícios de traduzirmos os
conhecimentos técnicos de sala de aula em atividades práticas, mostrando
a importância do entendimento e aplicação do que foi aprendido. Os grupos,
os professores participantes, os coordenadores e a faculdade estão de
parabéns e espera-se que o Empresa na Prática continue cada vez melhor.
O projeto “Empreendedores Sociais” constitui uma outra prática
pedagógica da IES 4. Para a instituição, o projeto se justifica porque, na atualidade,
é fundamental a existência de uma consciência global que engaje todos os
indivíduos num processo de desenvolvimento sustentável, tendo, como meta, a
promoção contínua das pessoas e dos direitos humanos, a preservação do meio
ambiente e do patrimônio cultural e a construção de uma sociedade com melhor
distribuição de renda e menor exclusão social.
Ao adicionar às suas competências básicas um comportamento ético e
socialmente responsável, as empresas estão redefinindo seus papéis, entendendo
que, juntamente com o Estado e a sociedade civil, podem ser poderosos agentes de
mudança na construção de um mundo melhor”, segundo consta do site da IES.
Tendo em vista estes princípios, em 2000, a Organização das Nações
Unidas aprovou a Declaração do Milênio, assinada por 189 países membros,
inclusive o Brasil. Visando a sustentabilidade do planeta, foram