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A flexibilidade curricular permitirá a inclusão de atividades
diversificadas, chamadas de ATIVIDADES FORMATIVAS, como
estudos independentes, projetos educativos, práticas pedagógicas,
desenvolvimento de atividades como disciplinas eletivas, monitorias,
estágios não obrigatórios, atividades de pesquisa e extensão,
atividades em educação a distância, atividades de representação
acadêmica, atividades culturais, programa especial de treinamento
(PET), oficinas didáticas, programas de voluntariado, participação em
seminários e congressos e programas de iniciação científica, estudos
complementares e apresentação de trabalho em eventos científicos,
participação em empresa júnior. Os registros dessas atividades
poderão ser feitos pelos alunos na forma de relatórios em que
apresentará suas impressões e críticas em torno da experiência nos
momentos do curso, exercitando de forma sistemática a reflexão
sobre a prática. (PARANÁ, 2008)
Também julgamos que a subdivisão do curso nas modalidades
bacharelado ou licenciatura, após o período do Núcleo Comum pode favorecer
a relação teoria-prática, pois o aluno poderá direcionar mais as disciplinas e
projetos nessa direção. Isso não acontecia no currículo em extinção, pois
contabilizava-se as mesmas disciplinas optativas tanto na formação do biólogo
quanto na do professor
Outra tentativa de relacionar teoria à prática, diz respeito à criação de
disciplinas, principalmente no campo da licenciatura. Por exemplo,
As disciplinas semestrais PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM ENSINO DE
CIÊNCIAS E BIOLOGIA I e II estão sendo agrupadas, passando a ser
anual, em função da necessidade de se fazer um trabalho continuado
de Planejamento e Implementação de Projetos nas escolas. Apesar
de significar uma contrariedade à tendência de flexibilização, é uma
necessidade inerente ao objetivo da disciplina, o que lhe confere
caráter bastante particular. A anualidade, nesse sentido, é
fundamental para evitar o erro de se concentrar num semestre a
etapa de observação e planejamento, deixando a implementação
para um semestre não necessariamente subseqüente. Isso acarreta
problemas de diferentes tipos: incompatibilidade de forma de trabalho
de diferentes supervisores de estágio; a desconexão entre teoria e
prática; a inviabilidade de execução na escola de um projeto
elaborado em momentos diferentes. (PARANÁ, 2008)
Consta no Projeto Pedagógico do curso que, as competências são
entendidas como “a capacidade de mobilizar múltiplos recursos numa mesma
situação, entre os quais os conhecimentos específicos e pedagógicos”
(PARANÁ, 2008, p.12).
As competências traçadas nesse documento estão intimamente
relacionadas às propostas nas diretrizes nacionais para este curso. È possível
observar que elas se concentram em alguns princípios. Princípios éticos como:
Responsabilidade social e ambiental;
dignidade humana; direito à vida; justiça,