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pessoais. Isso possivelmente pode ser explicado pelo fator motivador da entrada e
permanência deste associado na rede: a eficiência.
As demais empresas acreditam que as informações são muito importantes e as
trocam constantemente.
(...) é, as vezes você depende de informações, informação é tudo né [sic], tem muita gente
que vai na COMPRORREDE, as vezes na reunião e não é nem pra comprar, é pra ouvir um
colega falar, ouvir fazer um comentário né [sic], alguém que sabe alguma coisa da vigilância
sanitária, da fiscalização, do concorrente que vai abrir um loja, então, informação é tudo e lá na
COMPRORREDE a gente troca muita informação. (...) se a gente ta na COMPRORREDE
reunido, eu acredito que quem vem de longe é mais para trocar informação. Porque preço,
pedido, isso ai ele vê no computador, eu não vou deixar a minha loja para comprar nada, mas
a informação, ela é o ouro né [sic], a verdade é essa (EMPRESA 3).
(...) nós somos hoje próximos de 100 associados e são 100 pessoas antenadas né [sic], (...) e
tem, as vezes têm uma informação privilegiada e pode compartilhar com a gente né [sic].
Então quer dizer, um fala uma coisa e o outro complementa, então isso ai cara é fundamental
(EMPRESA 3).
As informações são importantes demais pra gente, e a gente procura ser sempre aberto pra
ouvir e pra falar né [sic] (EMPRESA 4).
As reuniões semanais são um dos pontos de troca de informações, nessas reuniões
as trocas acontecem com os que estão presentes, que são em média 60% dos
associados. No entanto não é apenas nas reuniões que se dão as trocas de
informações, mas também fora delas. Constatou-se ainda que essas trocas são mais
constantes e mais intensas com alguns poucos associados específicos, em geral os
que estão geograficamente mais próximos e/ou que compartilham amizade e
relações pessoais:
(...) nem todos vão na COMPRORREDE direto, então os que tem participado toda quarta feira,
acho que não chega nem a metade, que realmente vão mesmo né [sic], então a gente, tem
essas pessoas que vão e a gente tem muito contato, a gente conversa bastante, agora
proximidade mesmo só os que tão em Cariacica né [sic], Viana, Vila Velha e não são muitos
[sic], e em Vitoria até que tem menos ainda, e em Cariacica tem uns 3, Viana tenho 1, que tem
duas lojas né [sic], Vila Velha tem mais uns 3, é por aí né [sic] (...), esses a gente é maior
chegado, por essa proximidade de distância, ai conversa mais, troca mais informação do
negócio né [sic]. (...) esses é o que eu tenho uma proximidade maior mesmo por questão
física, de distância e por amizade também, por afinidade, a gente ta sempre trocando idéias
sobre o dia a dia né [sic], sobre o funcionamento das lojas né [sic] (EMPRESA 3).
Trocamos informações fora das reuniões também, sempre. Agora mesmo eu estava falando
com um aqui no MSN, a gente ta [sic] sempre em contato pra saber das novidades
(EMPRESA 3).
Tenho uma relação muito forte com o meu vizinho aqui, meu vizinho, meu concorrente: O
Trivellas [nome fictício]. Ele é associado mas a gente tem uma relação forte, troca muita
informação, nas reuniões e fora. (...) mas o Trivellas, é assim, é pela, pela proximidade, mas
nas reuniões lá em questão de informação, em questão de troca de informação é todo mundo