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Satisfação dos clientes (28%)
• melhora o nível de serviço
• resulta em mais consistência
e precisão nas informações
• ajuda a garantir que serviços
são entregados como prometidos
e esperados
Satisfação dos empregados (7%)
• melhora o conhecimento dos
colaboradores
• aumenta a eficiência e a eficácia
• melhora o balanço vida/trabalho
• impacto positivo na pesquisa
• ajuda a balancear a superalocação
Efetividade do processo (19%)
• habilita os colaboradores a
fazerem certo da primeira vez
• aumenta o uso da tecnologia para
entrega do serviço
• reduz o trabalho manual e
atividades sem valor
• aumenta a auto-suficiência dos
colaboradores
Valor do negócio(46%)
• alcança resultados que são críticos
para uma janela de oportunidade
específica
• minimiza o risco para implementar
e sustentar o trabalho contínuo
• melhora a integração e o
relacionamento com parceiros
• fornece um Retorno sobre o
Investimento em menos de 2 anos
• alinhado com os objetivos de
negócio
Figura 5 – Exemplo de critérios e ponderação, desenvolvidos por um time da HP
Fonte: Randall e Graham (1999)
O próximo passo é coletar os dados de todos os projetos. É importante usar
fatores similares quando se deseja descrever cada projeto, assim irá facilitar o
processo de avaliação. Outro ponto importante é o time do projeto aplicar critérios
para filtrar os projetos, os chamados critérios mínimos, reduzindo assim o número de
projetos que serão analisados. A próxima etapa de coletar os dados é estimar o
tempo e os recursos necessários para cada potencial existente no projeto. Obter
dados de projetos passados, projeções estatísticas ou simulações.
Em seguida, o time identifica a capacidade de recursos dentro e fora da
organização que estarão disponíveis para executar os projetos. Faz o
balanceamento dos projetos com trabalho fora dos projetos, usando números
realistas, levando-se em conta outros projetos, férias, reuniões, compromissos
pessoais e outras interrupções.
O passo seguinte é comparar os recursos estimados com a disponibilidade de
recursos. É importante alocar os recursos de acordo com a prioridade dos projetos.
Finalmente, o time está pronto para decidir que projetos executar,
perguntando o que deveríamos fazer e não o que podemos fazer.
A partir da decisão de que projetos executar, o time pode iniciar as etapas do
gerenciamento de projetos, passando pelas fases de iniciação, planejamento,