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narrativa incluída e presumível em outras fontes para o fim de Jorão e a fonte
que contém o fim de Acazias. Em 2Rs 1,13-16 o veredicto sobre a piedade está
ausente e tem sido acrescido em 10,28s.30b; no caso dos usurpadores em 1Rs
16,8-22 (13.14a) com relação a outros reis (cf 1Rs 16,1-4.7.11-12 e 14,20a) a
informação sobre a formação do reino em 2Rs 10,36 permanece no fim, a
fórmula introdutória é perdida e é colocada nessa narrativa.
Em Long (1991) o texto atual é o modelo de 1Rs 16 a 2Rs 9s e tem um
ponto diferente, igual ao culto a Baal introduzido por Acabe (1Rs 16,31.32s). Isso
é mostrado no relato do profeta Elias, em 1Rs 17-22; 2Rs 1, que também mostra
que o rei foi exterminado em Israel pelo rei Jeú. O relato é narrado em 2Rs
10,15s.18-30, relacionado com os discípulos de Elias. Eliseu é um dos discípulos
desse profeta (2Rs 9,1-13). Essas lendas proféticas sobre Elias e Eliseu foram
inseridas nesses quadros como um escrito básico deuteronomista: Elias em 1Rs
17-19; 21 e as narrativas das guerras em 1Rs 20; 22, estão dentro de 1Rs 16,29-
34 e 22,39-40, sob o rei Acabe de Israel. O texto de 2Rs 1 deveria estar entre
1Rs 22, 52-54; 2Rs 1,1 e 2Rs 1,18, sob Acazias de Israel. Eliseu está entre 2Rs
3-8 e entre 2Rs 3,1-3 e 2Rs 8,16ss, sob o rei Jorão de Israel e os reis Acazias e
Jeorão de Judá. O texto de 2Rs 9,1ss faz uma introdução ao rei Jeú dentro de
1Rs 9-10 e em 2Rs 2 e 13,14-25, que está fora do esquema.
Conforme Long (1991), as narrativas proféticas têm a sua própria história
fora dos livros de Reis. Os núcleos das tradições são narrativas sobre Elias, o
fazedor de chuvas, em 1Rs 17,1. 5b-6; 18,1α. 2a associado com 41-46 e as
pequenas coleções de histórias de milagres em 2Rs 4 e 6,1-7, com suplemento
na narrativa de 4,8-37 (v 8-18 mais 18-37), por seu turno, inserido em 8,1-6.
Nesse quadro do livro dos Reis, os dois milagreiros foram inseridos em 1Rs 17,1
e 2Rs 3,11 assimilados em 1Rs 17,7-24, após 2Rs 4; 2Rs 3,9-20, depois de 1Rs
17s; estilizado como representantes da palavra de Deus em 1Rs 17,1. 2-5a.8-
9.14.16.24b; 18,1; 2Rs 3,12; 4,44 4; 1Rs 19,9ss; 21,17ss; 2Rs 1,4.6; 7,1s. 17-20;
8,10.13; 9,3.6 e como sucessão em 1Rs 19,19-21, que rompe com 18,46 e com
2Rs 3,11; 1Rs 19,15-18 e 21,17ss e 2Rs 8,7ss; 9,1ss, estando fora do esquema
de 2Rs 2. Isso é mais ou menos contínuo no caso do profeta Eliseu em 2Rs 6,8-
7, 20; 8,7-15; 9,1-13 e 13,14-15, também fora do esquema. Em contraste à
narrativa de Elias contra a casa de Omri e Baal, preparando uma ação contra o
rei Jeú: 1Rs 18,17-18a. 21-39; 18,2b.3-16 e os v 18b-20.40. Em último lugar, os