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Quadro 3.1. Exemplos de verbos que podem operar como processos materiais
(cf. Halliday e Matthiessen, 2004:187-189)
esquentar, estabelecer, estender, esticar, esvaziar, expandir, explodir, fatiar, fazer, fechar, ferver, forjar,
formar, fritar, fundar, galopar, girar, governar, inclinar, ir, juntar(-se), levar, limpar, liquefazer, luzir,
mandar, marchar, modernizar, montar, negar, ocorrer, oferecer, operar, organizar, partir, passar, pegar,
pelar, perfurar, picar, pintar, polir, preceder, preparar, preparar, presentear, produzir, projetar, prover,
pular, pulverizar, quebrar, queimar, rascunhar, rasgar, reduzir, reforçar, remendar, resfriar, resplandecer,
ressoar, retornar, retumbar, ribombar, rolar, roubar, rugir, ruir, sair, seguir, selar, separar, servir, soar,
suprir, tecer, ter, torcer, trabalhar, trazer, tremer, tricotar, trovejar, vaporizar, velejar, vestir, vir, voar, etc.
Enquanto os processos materiais dizem respeito às nossas experiências no
mundo concreto, os processos mentais têm a ver com nossas experiências no mundo da
nossa própria consciência. São as orações do sentir e exprimem a percepção – elaborada
internamente – que temos dos eventos. Nesse tipo de oração, o evento externo é filtrado
pela nossa consciência. Orações mentais textualizam processos afetivos (através de
verbos como gostar, amar, antipatizar, odiar, etc.), cognitivos (com verbos como
lembrar, pensar, preocupar, raciocinar, etc.) e perceptivos (por meio de verbos como
ver, ouvir, perceber, etc.)
Segundo Halliday e Matthiessen (2004), os processos mentais sempre
apresentam um participante que é humano ou, no mínimo, possui traços humanizadores.
Esse participante “é aquele que ‘aprecia’ – sente, pensa, deseja ou percebe” (Halliday e
Matthiessen, 2004:201). A expressão das experiências interiores é feita pelo
Experienciador, ao passo que o evento experimentado é denominado Fenômeno. De
modo semelhante aos processos materiais, os autores propõem uma longa lista de
exemplos, categorias, tipos, etc. dos processos mentais, dos quais citamos, somente para
ilustrarmos esse fenômeno, os verbos relacionados no Quadro 3.2.
Quadro 3.2. Exemplos de verbos que podem operar como processos mentais
(cf. Halliday e Matthiessen, 2004:210)
acreditar, adivinhar, adorar, alarmar(-se), alegrar(-se), almejar, amar, apreciar, apreciar, arrepender(-se),
assegurar, assustar(-se), atrair, calcular, ceder, cheirar, chocar, concordar, confortar, confundir,
conjecturar, consentir, considerar, constatar, convencer, decidir, deplorar, deprimir(-se), descobrir,
desejar, desprezar, determinar, detestar, divertir(-se), duvidar, encantar(-se), encorajar, entender,
entediar(-se), entreter, entristecer(-se), escutar, esperar, esquecer, exultar, fingir, gostar, gratificar(-se),