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para os intermediários do canal de distribuição, ou seja, para os atacadistas e varejistas. Cabe
aos intermediários os esforços de marketing para despertar a atenção do consumidor. São as
atividades comuns nesta estratégia a venda pessoal e a promoção de vendas (BOONE;
KURTZ, 2009; NICKELS; WOOD, 1999).
A estratégia de pull, também conhecida como estratégia de atração ou de puxar,
acontece de maneira contrária à estratégia de empurrar. Nesta, como pode ser observado na
figura 14, o fabricante direciona seus esforços mercadológicos aos consumidores finais, com
a intenção de que estes puxem a demanda pressionando os intermediários a comprar os
produtos ofertados pela fabrica, para que estes possam atender aos seus consumidores. São
atividades comuns nessa estratégia a propaganda e a promoção de vendas, todas dirigidas aos
consumidores finais (BOONE; KURTZ, 2009; KOTLER; ARMSTRONG, 2003).
A escolha dessas estratégias dependerá do que a empresa espera atingir, de acordo
com o que foi definido como objetivo da comunicação. Para que seja possível a viabilização
das estratégias de comunicação, é preciso que as empresas tenham de forma clara qual ou
quais elementos do mix promocional ela irá utilizar. Fazem parte do composto promocional a
propaganda, a promoção de vendas, a venda pessoal, as relações-públicas e, para alguns
autores, o marketing direto.
Uma das formas de comunicação mais conhecidas é a propaganda. Como o próprio
nome sugere, esta tem como função a propagação de informações. No marketing, as
informações a serem propagadas dizem respeito a uma empresa, aos produtos ofertados por
ela, seus benefícios, seus conceitos, seu posicionamento, dentre outras informações, que a
empresa julga importante para seu consumidor. Costa e Crescitelli (2007, p. 58) definem
propaganda da seguinte forma:
É uma forma de comunicação impessoal, unilateral, paga e assumida pelo
anunciante que assina suas mensagens, podendo atingir volume de pessoas no
público visado, em grandes extensões geográficas, permitindo que um produto
possa, rapidamente, tornar-se conhecido e aceito.
Dias et al. (2003, p. 284) compartilha dessa definição, ao colocar que:
A propaganda é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-
alvo do produto, paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de
comunicação de massa ou dirigidos, como a televisão e a internet, que visa criar
imagem e estimular a aquisição do produto.
Nickels e Wood (1999) complementam as definições apresentadas por Costa e
Crescitelli (2007) e por Dias et al. (2003), ao afirmarem que a propaganda é toda e qualquer