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Departamento de curso por correspondência. Na França, a partir do ano de 1977,
apareceram vários organismos privados oferecendo cursos por correspondência de
cultura geral, de artes, de línguas e de preparação para concursos. No início do Sé-
culo XX, a EaD começou a interessar às crianças de regiões isoladas, particularmen-
te na Austrália, no Canadá e na Nova Zelândia(Hanna, 2000).
No Brasil, no início da década de 1960, com a popularização do rádio de pilha, o
MEB (Movimento de Educação de Base), ligado ao episcopado brasileiro, desenvol-
veu um vasto programa de alfabetização de adultos graças ao Sistema Rádio Edu-
cativo. No entanto, foi com o advento da televisão que a EaD ingressou na era da
multimídia. As ferramentas se sofisticaram e diversificaram, como por exemplo, cas-
setes, videocassete e, atualmente, Internet. Mas a televisão encontrou dificuldades
para se impor como mídia pedagógica, por ter uma imagem de entretenimento popu-
lar e baixo custo(PERROTTI, 2003).
Foi a Open University inglesa que realizou a experiência pedagógica conclu-
dente no campo do Ensino Superior a Distância, na década de 70. Criada em 1969,
ligada à BBC, combinou televisão e tecnologias de comunicação com as novas pos-
sibilidades de ensino multimídia. Dirigida a estudantes de mais de 18 anos, sem pré-
requisito de diploma, tornou-se para o mundo inteiro o modelo do ensino “aberto”
para os adultos.(HOOD, 1990).
No fim do século XX, com o novo paradigma da sociedade da Informação, a
necessidade das pessoas se formarem ao longo da vida de acordo com as suas ne-
cessidades e dominarem as Tecnologias da Informação e Comunicação consolidou-
se. Aliado por políticas públicas mundiais de ampliação do letramento
1
(SOARES,
2003) pela ONU e no Brasil pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), com
a proposta de levar educação de qualidade a todos. Deposita-se no EaD a confiança
de se atingir essa meta, por essa tecnologia estar em conformidade com esse para-
digma e ser capaz de levar educação a todos, extrapolando as barreiras físicas e
sociais (Diretrizes, 2000).
1Letramento =
diz que é o que adquiriu o estado ou
condição de quem seapossou da leitura e da escrita, e que responde de maneira
satisfatória as demandas das práticas sociais, é o conjunto de práticas culturais que promovea mudança emancipadora” (DONALDO,
1990: 10).