10
Figura 157 - 12.4 Bach, Befiehl du deine Wege – Kostka & Payne p. 149 .............................................. 112
Figura 158 - 12.5 Bach, Chorale Nº 1, Aus Herzens Grunde – Piston p. 175 .......................................... 112
Figura 159 - 12.6 Haydn, Sonata Nº 4, II mov. – Kostka & Payne p. 149 .............................................. 113
Figura 160 - 12.7 Dykes, Holy, Holy, Holy! Kostka & Payne p. 151 ...................................................... 113
Figura 161 - 12.8 Mendelssohn, Ouverture to A Midsummer Night’s Dream. - Piston p. 179 ................ 114
Figura 162 - 12.9 Dvorak, Simfonia Nº 9 – Piston p. 179 ........................................................................ 114
Figura 163 - 12.10 Bach, Concerto para Brandenburgo Nº 4, II mov. – Piston p. 184 ............................ 115
Figura 164 - 12.11 Ritmo e Cadência - Kostka & Payne p.151................................................................ 115
Figura 165 - 13.1 Acordes de nona nos graus da escala maior – Schönberg p. 487 ................................. 117
Figura 166 - 13.2 Acorde de nona no I grau – Schönberg p. 487 ............................................................. 117
Figura 167 - 13.3 Acorde de nona como apojatura – Piston p. 183 .......................................................... 117
Figura 168 - 13.4 Acorde de nona como apojatura dupla. – Piston p. 383 ............................................... 117
Figura 169 - 13.5 Inversões dos acordes de nona – Schönberg p. 485 ..................................................... 118
Figura 170 - 13.6 Inversões do acorde de nona – Piston p. 380 ............................................................... 118
Figura 171 - 13.7 Possibilidade de escrita do acorde de nona – Piston p. 379 ......................................... 119
Figura 172 - 13.8 Beethoven, Sonata, Op. 2, Nº 2, IV – Piston p. 388 .................................................... 120
Figura 173 - 13.9 Brahms, Sonata Op. 5, II – Piston p. 388 .................................................................... 120
Figura 174 - 13.10 Wagner, Die Meistersinger, Act III, Finale – Piston p. 391 ....................................... 121
Figura 175 - 14.1 Harmonização de Melodia, escolha da tonalidade – Piston p. 141 ............................. 123
Figura 176 - 14.2 Harmonização de melodias, fundamental e primeira inversão – Piston p. 151 ........... 124
Figura 177 - 14.3 Harmonização de melodias, opções diversas – Piston p. 152 – 153 ........................... 125
Figura 178 - 14.4 Harmonização de melodias 1º passo - Kostka & Payne p. 111 .................................... 126
Figura 179 - 14.5 Harmonização de melodias 2º passo - Kostka & Payne p. 111 .................................... 126
Figura 180 - 14.6 Harmonização de melodias 3º passo - Kostka & Payne p. 111 .................................... 127
Figura 181 - 15 Forma Sonata - Kostka & Payne p. 333 ......................................................................... 128
Figura 182 - 16.1 Ciclo das quintas - Schönberg p. 230 ........................................................................... 129
Figura 183 - 16.2 Modulação com acorde neutro de C para G - Schönberg p. 234 .................................. 130
Figura 184 - 16.3 Acordes comuns entre C e Bb – Piston p. 235 ............................................................. 131
Figura 185 - 16.4 Mozart, Fantasy, K. 397 Piston p. 228 ......................................................................... 132
Figura 186 - 16.5 Bach, "Für Freuden, lasst uns springen" – Kostka & Payne p. 315 ............................. 132
Figura 187 - 16.6 Beethoven, Andante in F ("Andante favori"), WoO 57 – Piston p. 328 ...................... 133
Figura 188 - 16.7 Modulação por nota comum - Kostka & Payne p. 313 ................................................ 133
Figura 189 - 16.7 Schubert, Sonata in Bb, Op. posth, I. – Piston p. 236 .................................................. 134
Figura 190 - 16.8 Beethoven, Sonata Op. 53, I – Kostka & Payne p. 307 .............................................. 134
Figura 191 - 16.9 Mozart, Sonata K. 576, II – Kostka & Payne p. 314 ................................................... 135
Figura 192 - 16.10 Modulação pela sexta aumentada germânica - Kostka & Payne p. 405 ..................... 135
Figura 193 - 16.11 Modulação com acorde de sétima diminuta - Kostka & Payne p. 407 ...................... 136
Figura 194 - 17.1 Acordes nos modos – Schönberg p. 259 ...................................................................... 137
Figura 195 - 17.2 Tríades com terça maior – Schönberg p. 261 ............................................................... 137
Figura 196 - 17.3 Tríades diminutas e tríades aumentadas – Schönberg p. 262 ....................................... 138