101
4.3 Tramway da Cantareira
168
Embora algumas circunstâncias, já consagradas pelos estudiosos,
favoreceram a economia da cidade de São Paulo, na segunda metade do século
XIX, existem opiniões divergentes, a exemplo de Celso Furtado
169
, Wilson Cano
170
e
Warren Dean
171
, que explicam de maneira diversa, o início da industrialização
paulistana, como por exemplo, a substituição da importação, como já se disse
acima, a habilidade empresarial dos importadores, o capital gerado pelo complexo
cafeicultor, e a substituição da produção artesanal, diante de um mercado
consumidor, sempre crescente; todos esses fatores reunidos, foram, talvez, vetores
do processo da industrialização.
Não obstante, esse período foi marcado pela construção em 1867, da ferrovia
entre São Paulo e Santos, pertencente a São Paulo Railway Co., que deu novo
impulso às exportações do café, e a vinda de produtos estrangeiros que fariam parte
do quotidiano da elite paulistana de então.
Além dessa empresa, outras passaram a trafegar com seus vagões que
transportavam pelo território paulista uma expressiva quantidade de pessoas e,
principalmente de mercadorias.
172
No começo desta estrada férrea, do Planalto, rumo à baixada,
desciam café (44% do total faturado po peso transportado), algodão
(10%), açúcar (3%), toucinho (1%) e tabaco (0,7%); por sua vez, no
sentido da Capital, era o sal que ocupava a posição de destaque,
com uma participação da ordem de 17%. A importância da rubiácea
viu-se aumentada nos anos seguintes, em função do prolongamento
da malha ferroviária em direção a áreas cafeeiras, bem como do
declínio das nossas exportações de algodão.
173
(NOZOE, 2004)
168
O Tramway foi instalado em 1893, e funcionou até 1965, ficando conhecido como “trenzinho da
Cantareira”, será usado, como baliza temporal, apenas o ano de 1894, início de suas atividades, uma
vez que foi implantado com a finalidade de levar os materiais necessários para viabilizar a construção
das represas e do aqueduto na Serra da Cantareira, seu estudo estará limitado ao nosso objeto de
pesquisa. Em São Paulo, a palavra tramway designava uma ferrovia urbana com locomotivas.
169
FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo. Cia Ed. Nacional, 2003
170
CANO, Wilson. Raízes da concentração industrial em São Paulo. Campinas, UNICAMP, 1998.
171
DEAN, Warren. A industrialização de São Paulo 1880 – 1945. São Paulo. DIFEL, 1971.
172
SAES, Flávio Azevedo Marques de. As ferrovias de São Paulo, 1870 – 1950: expansão e declínio
do transporte ferroviário em São Paulo, Hucitec, 1981, p.73.
173
NOZOE, Nelson. Vida econômica e finanças municipais da Capital paulista na época imperial, in
História da Cidade de São Paulo – A cidade no império 1823 – 1889, São Paulo, Paz e Terra, 2004,
pp113,114.