CONCLUSÃO
O propósito norteador da presente pesquisa foi a formação de leitores da 5ª série do
Ensino Fundamental. Através dos questionários respondidos pelos alunos e professores e as
observações realizadas em sala de aula, ficou constatado que:
1) Os alunos concebem a leitura como um instrumento de aquisição de conhecimentos,
retratam que a sua função é facilitar a aprendizagem, porém não conseguem fazer do ato de
ler uma constante em suas vidas. Ainda continuam distantes de serem considerados bons
leitores e lêem por prazer;
2) A história dos alunos pesquisados em relação à leitura é marcada por contatos com o
mundo dos livros, embora a escola só trabalhe basicamente com o livro didático;
3) As professoras, embora exijam a leitura, não proporcionam momentos prazerosos para os
alunos adquirirem o hábito de ler, ensinando-lhes a função da leitura e, assim,
transformando-os em bons leitores;
4) A escola costuma explorar os textos com o propósito de responder questões previamente
formuladas a título de interpretação. Essa metodologia sempre esteve presente nas aulas de
Língua Portuguesa. Nesse sentido, a leitura é tida como finalidade, como busca de
informações, desperta maior interesse do professor e do aluno em explorá-la;
5) A escola continua utilizando a leitura como uma atividade a cumprir, uma obrigação, tendo
em vista uma avaliação de resultados. Não a concebe como processo em construção;
6) Os pais mesmo ajudando nas tarefas escolares e colocando que ler é importante, precisam
encontrar tempo para fazer leituras junto com seus filhos, pois o exemplo ajudará na
formação do cidadão leitor.
Mediante essa realidade, proponho alguns caminhos para que o ato de ler seja
vivenciado como uma atividade simples e prazerosa, a fim de que os professores os utilizem
em diferentes práticas escolares, fazendo da leitura um exercício fundamental à formação de
leitores cidadãos e críticos:
1) Transformar a escola no espaço do prazer de ler, realizando campanhas em prol da
valorização da biblioteca da escola ou do cantinho de leitura, ampliando o seu acervo e
promovendo intercâmbios de leitura no meio escolar entre professores e alunos de todas as
séries, para que possam trocar informações e sugestões;
2) Trabalhar projetos interdisciplinares envolvendo os pais, em que as leituras vivenciadas
possam aflorar a expressão artística dos alunos, nas artes literárias (contos, poesia, cordel)
no teatro, na dança, na música... Enfim, que se incorpore à leitura no dia a dia do espaço
escolar, valorizando suas produções culturais de forma prazerosa;
3) Explorar o aluno para a leitura e à produção textual com os recursos tecnológicos existentes
na escola: vídeos, som, computador e internet.
Então, é o professor o grande estimulador para despertar no aluno o gosto pela leitura
e o prazer de ler. Desde a entonação que dá ao texto, dando vida às palavras, até os