37
conteúdos de ensino e das atividades de aprendizagem que o currículo é
estruturado. Porém, é na re
-
significação desse currículo, fragmentado pela dispersão
da estruturação destes em disciplinas que os estudiosos contemporâneos seguem
em direção da integração curricular. E, é nessa integração curricular que se percebe
“com precisão a relação existente entre determinada disciplina e outras”.
A organização curricular que privilegia a integração entre disciplinas num
currículo é privilégio dos métodos globalizados. Neles “os alunos, mobilizam-se para
chegar ao conhecimento do tema que lhes interessa, para resolver alguns problemas
do meio social ou natural que lhes são questionados, ou para realizar algum tipo de
construção. Nessa ação, para conhecer ou realizar alguma coisa, o estudante
precisa utilizar e aprender uma série de fatos, conceitos, técnicas e habilidades que
têm correspondência com matérias ou disciplinas convencionais, além de adquirir,
uma série de atitudes”
Os métodos globalizados permitem que o aluno resolva problemas
complexos, superando os conhecimentos já adquiridos, transformando-os em novos
conhecimentos, mobilizados pela ação empreendida. Esses conhecimentos, uma
vez mobilizados, se transformam em conhecimentos vivos e que serão utilizados
no
mundo real, no mundo do trabalho pelos alunos. Servirão ainda, para que estes
possam realizar suas atividades no trabalho, intervindo na realidade que por si só já
é complexa. E, é nesse contexto que as disciplinas passam a ter um enfoque
globalizador que seja capaz de, na prática, aproximar as situações trabalhadas nas
atividades de ensino, em sala de aula, o mais possível à realidade do trabalho. Com
isso o aluno poderá exercitar, na prática, situações complexas, tal como estas se
apresentam em situaçõ
es reais trabalhadas, no mundo do trabalho, nas empresas.
As instituições de ensino, especialmente aquelas que preparam para o
exercício da atividade profissional, sentem hoje a necessidade de organizar os
conteúdos a serem ensinados e o ensino num enfoque globalizador. Sob essa nova
ordem, estes devem integrar além dos conteúdos, as disciplinas, onde a
aprendizagem deverá ser organizada de forma a permitir aos alunos
compreenderem o sentido dessa aprendizagem e, sua utilização na prática, no
trabalho. Entretanto, para que os conteúdos possam ser organizados desta maneira,
é preciso que sejam consideradas as formas como elas estão selecionadas no
currículo e qual a finalidade que terá para a formação.