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capacidade de pensamento crítico
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em estudantes do sexto ano de escolaridade. Os dois
temas contemplados na pesquisa têm sido objeto de muito interesse de investigação na
educação nos últimos anos. O crescimento acelerado das tecnologias, a quantidade
impressionante de informações e a necessidade de lidar com as mais diversas situações do dia
a dia, de modo a conviver de forma racional, crítica e ética, respeitando os princípios de
cidadania, sugerem questionamentos e reflexões, como o de se saber qual é o papel da escola
como formadora de cidadãos em meio a essa realidade tecnicista.
Diante desse questionamento, é desnecessário justificar a importância de se promover
um ensino que habilite os estudantes a serem atuantes na realidade. Baseando-se nessas
considerações, a pesquisa relata que o pensamento crítico assume um papel determinante na
resolução de muitos problemas enfrenta no dia a dia pelas pessoas. Diante dessa realidade, os
autores inferem que
[...] a importância do desenvolvimento da capacidade de Resolução de Problemas e
da capacidade de Pensamento Crítico nos alunos advém da necessidade de preparar
estes alunos para uma diversidade de funções e responsabilidades que a sociedade
lhes exige, dado que esta se encontra em constante mudança, onde, o que hoje é
amanhã, poderá deixar de o ser. É, pois, preciso dotar os alunos de um conjunto de
estruturas que lhes sejam úteis por toda a sua vida, independentemente da profissão
ou atividade que venham a exercer (FIGUEIREDO; PALHARES, 2004, p. 2).
Assim, com base nos autores citados, o objetivo primeiro, e talvez o mais singular, do
ensino da matemática deveria ser o de possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de suas
capacidades de pensamento, ou seja, a capacidade de resolução de problemas, juntamente com
a capacidade de pensamento crítico. A sociedade atual necessita de indivíduos que saibam
resolver problemas e enfrentar os desafios. Nesse sentido, nas aulas de matemática os
estudantes devem, além de adquirir conhecimentos científicos, desenvolver a capacidade de
pensamento crítico ao resolver problemas matemáticos, essencial para que possam lidar de
seja, o aluno terá que estruturar o seu pensamento tendo em conta os dados do problema e o que se pretende
saber, traçando posteriormente um plano de resolução, para esse problema. Neste estudo, o conceito de
Problemas de Processo é entendido como sendo todos aqueles problemas que requerem o uso de estratégias de
resolução, estratégias estas que podem ser: identificação de um padrão, uso de dedução lógica, etc,”
(FIGUEIREDO; PALHARES, 2004, p. 8).
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“Apesar de serem inúmeras as definições de Pensamento Crítico, que foram surgindo com o passar dos anos,
aquela que foi adotada neste estudo, foi a proposta de Ennis. Segundo este autor, ‘o Pensamento Crítico é um
processo, cujo objetivo é tomar decisões racionais acerca do que acreditar e do que fazer’ (Ennis, 1996, p. 17).
Ou seja, para o autor, o Pensamento Crítico é uma actividade reflexiva que tem como meta uma crença ou a
uma ação racional e sensata” (FIGUEIREDO; PALHARES, 2004, p. 7).