19
Segundo Rodello et.al (2002), apesar da teoria sobre RV não ser muito nova,
somente nos últimos anos esta vem apresentando uma grande evolução, onde suas
implementações tecnológicas já estão sendo utilizadas por diversas áreas do
conhecimento, como por exemplo: medicina, arquitetura, educação, astronomia,
simulação, entre outros.
Ambientes Virtuais Distribuídos (AVDs) vêm crescendo e apresentando um elevado
potencial de aplicação (Kirner, 2004). Eles são caracterizados por cenários
tridimensionais com alto índice de interação onde usuários, dispersos geograficamente,
podem cooperar e compartilhar dados e informações em tempo real. Para tal, é
necessário o suporte de rede de computadores, visando à melhoria do desempenho
coletivo (Benford, 1994). São encontradas algumas limitações nos sistemas atuais:
9 Distribuição somente em rede locais: ambientes virtuais distribuídos em rede
local implica na utilização somente de computadores agrupados em um
limitado espaço como, por exemplo, um laboratório. Isto limita o uso de
recursos de ensino, via internet, com maior alcance populacional.
9 Distribuição simultânea de RV e RA: não contemplando as duas tecnologias
ao mesmo tempo (Silva, 2008). A vantagem de utilizar as duas tecnologias é
o melhor aproveitamento ou entendimento de um modelo virtual, como por
exemplo, em modelos atômicos deixam de ser apenas descritos ou
ilustrados pelos professores através da lousa. A interatividade efetiva das
técnicas de RV e RA propiciam ao estudante acesso, facilitando a
compreensão em nível teórico. Em outras palavras, um sistema de RV e RA
permite uma melhor representação (visualização) dos conceitos científicos
(teorias, modelos atômicos) e, dessa forma, propicia melhores condições de
aprendizagem. (ROGADO, 2008)
Este trabalho propõe uma arquitetura flexível, tanto para o uso de ambientes RV e
RA distribuídos e promover a distribuição não só em Redes Locais (LAN), como também
na Internet, a fim de contribuir para o aumento do uso desta tecnologia.
Uma das motivações para o desenvolvimento de ambientes virtuais de RV e RA
distribuídos na Web está na possibilidade de transformar o mesmo em um lugar social
onde uma comunidade de usuários possa compartilhar e interagir com essa informação
(Kirner, 2004). Sendo que a Educação deve ser um processo de construção de