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Foi elaborado um questionário qualitativo, que foi aplicado a Direção da Escola
(Anexo XXVI), referente às concepções de educação, educação ambiental, Projeto
Revivida, e as políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação.
Sobre a temática Educação Ambiental na escola, a Direção escreveu:
A importância principal de nosso trabalho com educação ambiental,
certamente é desenvolver a consciência nos alunos, professores, funcionários
e comunidade do entorno da escola, sobre a importância do envolvimento de
todos na formação de valores e atitudes diante da problemática ambiental. As
atividades pedagógicas são todas voltadas às mudanças de atitudes, tais
como: necessidade de redução de consumo de água, energia, reciclagem do
lixo, respeito à natureza e ao seu próximo, prática de ações constantes do
exercício da cidadania no cotidiano escolar visando uma melhor qualidade
de vida no meio em que vivemos.
Indo ao encontro dos objetivos e finalidades do Projeto Revivavida, quando
se pensa num projeto escolar, certamente, queremos melhorar aquilo que
estamos descontentes, principalmente no “olhar” da gestão escolar. Antes do
projeto, percebíamos que nossos alunos e até funcionários não se importavam
muito com a questão do ambiente em que viviam. Eram palavras ofensivas,
desrespeito ao próximo e à natureza, desperdício de merenda, água, energia e
ausência de atitudes cidadãs em todas as esferas do cotidiano. Pautamos o
projeto visando uma aprendizagem através de uma atividade produtiva/
prática em um ambiente criativo e criador, respeitando as particularidades
dos sujeitos individuais e coletivos; o comprometimento dos diversos setores
do entorno escolar no projeto de preservação do meio ambiente, de
preocupação com o ser humano (cidadania e saúde) e gestão do mesmo como
co-responsáveis pela sua execução e sucesso; a valorização do educando
como sujeito dotado de saberes e conhecimentos socialmente construídos
através de um currículo flexível e articulado com as reais necessidades do
mesmo; a formação de cidadãos éticos, autônomos, responsáveis e
conscientes da sua contribuição, pela atuação coletiva na sociedade, para
alterar a situação de vulnerabilidade social. Enfim, a real transformação do
ser humano diante da problemática que envolve a questão ambiental no
mundo.
A principal finalidade do projeto, certamente é a TRANSFORMAÇÃO das
atitudes de toda a comunidade escolar para que um dia possa viver num
muito melhor e que vise a cultura da paz. Busca-se com o projeto encontrar
soluções para os problemas sociais, ambientais, políticos e até econômicos na
dimensão social. Nossos alunos deverão ser capazes de ter um “olhar crítico”
para os problemas que o mundo lhes apresentar e tentar buscar soluções
criativas e positivas para o meio. Resgatar primeiramente os valores de
participação para a construção de uma comunidade com ideais de cidadania,
bem como estabelecer novas propostas aos alunos, visando assim à
ampliação de conhecimento e de cultura proporcionando uma participação
prazerosa e oferecendo valores de participação, amizade, iniciativa e
solidariedade e a formação cultural do aluno integrante do projeto.
Desenvolver a responsabilidade e compromisso dos alunos para com a escola
e o projeto; preparar os alunos para que sejam multiplicadores, das ações de
preservação do meio ambiente, do uso racional dos recursos naturais, da
ética, da cidadania, da solidariedade e da qualidade de vida; envolvê-los em
promoções culturais, concursos e apresentações locais e desenvolver a
conscientização ambiental na comunidade.