Abstract
Sinopse
Adolf Franz Heep foi uma das mais importantes
personalidades a deixar sua marca no pujante cenário
arquitetônico paulistano e brasileiro dos anos 1950 e 1960;
neste período, ele projetou inúmeros edicios, sendo
que alguns deles se tornaram referências da arquitetura
brasileira tendo contribuído para as transformações que
elevaram a cidade de São Paulo ao patamar de metrópole
moderna.
Nascido na cidade de Fachbach, Alemanha, no ano
de 1902, Heep forma a sua personalidade arquitetônica
num momento histórico em que as discussões sobre os
conceitos de moradia mínima e de racionalização eram
recorrentes. Em Paris, nos anos 1930, após trabalhar
com Le Corbusier, desenvolve alguns edicios vercais de
habitação para a classe média, em sociedade com Jean
Ginsberg; esta experiência foi fundamental para a denição
das bases de sua produção paulistana, anos mais tarde.
Após a 2ª guerra mundial, Franz Heep chega a São
Paulo, onde atuará na consolidação e racionalização de
um modelo vercal de morar, produzindo duas dezenas de
edicios residenciais que serão o objeto desta pesquisa.
A parr de um reconhecimento sistemáco dessa
produção foi realizado o estudo pormenorizado, de caráter
descrivo e analíco de uma amostra de dez edicios
projetados por Heep em São Paulo, destacando os seus
aspectos espaciais, pláscos, técnicos e urbanos; como
método para aprofundar os estudos, os edicios foram
redesenhados em meio digital, não apenas com o intuito
de ilustrar as situações descritas no texto, mas também de
registrar gracamente as suas condições originais.
Esta pesquisa visa não apenas gerar uma
documentação gráca de qualidade acerca dos edicios
residenciais de Franz Heep, mas também idencar
elementos recorrentes, que revelam o perl projetual
do arquiteto, contribuindo para o conhecimento mais
aprofundado de sua obra e a ampliação do reconhecimento
da arquitetura moderna brasileira e paulistana.
Adolf Franz Heep was one of the most important
personalies to live his mark over the strong architectonic
scenarios in São Paulo and Brazil in the years of 1950 and
1960. Around that period, he had projected countless
buildings in a way that some of than turn to be a reference
of the Brazilian architecture along with a contribuon to
transform São Paulo in one of the cies that reach status
of modern metropolis.
Born in the city of Fachbach in Germany on the year
of 1902, Heep develops his architectonics personality during
a special moment in the history when appealing discussions
about minimal dwelling places and raonalizaon were
frequent. In Paris during 1930 years, aer have worked for
Le Corbusier, he develops various vercal housing buildings,
focusing the middle class, together with Jean Ginsberg.
That experience was fundamental for the denion of the
basis in his producon in Sâo Paulo City later on.
Aer the 2º World War Franz Heep arrives in
São Paulo were he worked on the consolidaon and
raonalizaon of a vercal way of leaving the same me as
he produced two groups of ten buildings, witch will be the
object of this research.
Beginning from the systemac recognion of this
producon, it was accomplish a detailed scruny, focusing
analyses and descripon on a sample of ten buildings
developed by Heep in São Paulo, enhancing its spaal,
plascs, technical and urban aspects as a method to go
deeper on the dissecon of the buildings itself. Those
buildings, chosen to be the object of the analyses, were
redesigned by digital methods not only to illustrate the
diverse situaon described in the text, but to record
graphically the original condions of the project made by
Heep.
This research aim, not only, generate quality
graphical documentaon about the residenal buildings
projected by Franz Heep, but also idenfy appealing
elements that reveal the way of working prole atude of
the architect. This is our contribuon to go deeper in the
knowledge of his achievements and enlarge the recognion
of the modern architecture in Brazil and São Paulo city.
Adolf Franz Heep: edifícios residenciais
Edson Lucchini Jr.
Um estudo da sua contribuição para a habitação coleva vercal em São Paulo nos anos 1950
4