87
Estados Unidos estava em alta nos modelos de quatro tempos, é que a Yamaha
desenvolveu a sua primeira motocicleta de quatro tempos. No entanto, as suas
concorrentes já tinham entrado nesse segmento há muito mais tempo. O modelo
desenvolvido foi XS 1, uma motocicleta de 650 cc, que foi lançada em 1969. A partir
do desenvolvimento desse modelo, um novo capítulo foi escrito na história da
Yamaha mundial (YAMAHA, 2005).
Em 1983 a Yamaha teve a sua segunda crise mundial, a maior desde a
fundação da empresa. Por conta da baixa demanda mundial por motocicletas e do
acirramento da concorrência, o grupo buscou diversificar o seu mercado para
minimizar a queda nas vendas do setor de motocicletas. Assim, a empresa
aproveitou os seus recursos disponíveis para fortalecer a criação e desenvolvimento
de novos negócios. A meta da Yamaha era reconstruir o grupo no período de dois
anos (YAMAHA, 2005). Assim, nesses dois anos aumentou os investimentos nos
negócios de motores automotivos, helicópteros não tripulados, robôs industriais,
divisão de piscinas, divisão de aeronáutica, assim como os desenvolvimentos de
novos produtos como: ATVs (veículos todo terreno), veículos aquáticos e ar
condicionado.
Como o segmento de motocicleta foi a base que levou a empresa a superar os
momentos difíceis da marca, na década de 1980, a estratégia da empresa foi
fortalecer ainda mais a atuação no mercado global. Assim, a Yamaha fez parceria
para a produção de motocicletas na Venezuela, criou joint ventures na Europa, para
iniciar a produção local na França, Portugal, Espanha e Itália. Ainda assim, iniciou a
produção na China, Tailândia, Estados Unidos e fundou a Yamaha Austrália e
Dinamarca.
Na década de 1990, a economia japonesa presenciou o estouro da “bolha”
econômica que teve fim com a queda do preço das ações e dos imóveis, levando a
economia japonesa a uma recessão. Nesta década a Yamaha iniciou sua nova
missão corporativa intitulada como “Nós criamos Kandô – Tocando seu coração” que
estava baseada na satisfação do cliente e da sociedade. Em 1994, foi empossado o
quarto presidente do grupo. A partir desse momento, a estratégia da Yamaha era
aumentar os investimentos na base fabril e marketing.
Nas Américas, a Yamaha está presente nos Estados Unidos, Canadá, México,
Brasil, Colômbia, Argentina e Peru. Na Europa está presente na Holanda, França,
Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Áustria, República Checa,