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que regem seu modelo, com instrumentos para enfrentamento das ameaças
100
.) O fato de não
se constituírem nem se regerem por princípios empresariais, nem serem reconhecidas pelo
Estado como instituições a serem subsidiadas por recursos públicos, as comunitárias se
debatem num espaço muito restrito de possibilidades para reagir à altura.
101
Assim, o Mito Criador enunciado constantemente, tanto pelos discursos institucionais
dos dirigentes quanto presente dos documentos analisados, é eminentemente político
102
no
sentido levantado por Charaudeau (2006), exigindo como características fundamentais a busca
constante de construção de processos de legitimidade e credibilidade o que coloca em
evidência constantemente a tensão entre os fins ideais e os fins econômico-financeiros que
caracteriza o campo institucional ora em estudo. Entre os aspectos salientados como premisas
teóricas e metodológicas para análise do discurso político pelo autor, está a conduta de
tomar posição quanto às relações entre linguagem, ação, poder e verdade, a fim de
determinar a problemática particular na qual será estudado o discurso político.
(CHARAUDEAU, 2006, p. 16).
Nesse sentido, continua,
Antes, porém, é necessário interrogar-se sobre a natureza e o funcionamento do que
chamaremos, por ora, de palavra política, na medida em que ela se inscreve em uma
prática social, circula em certo espaço público e tem qualquer coisa que ver com as
relações de poder que aí se instauram (CHARAUDEAU, 2006, p. 16).
100
Cabe destacar que, nesse período mais recente, o quadro competitivo se exacerbou pela liberação/autorização
(pelo MEC) de modalidades empresariais de ensino apoiadas no ensino à distância. As instituições privadas tem
apresentado grande agilidade na multiplicação de formas de ampliação de sua clientela, disseminação acelerada
de pontos de captação de matrículas, uso de propaganda intensiva sob vários formatos e na estipulação de preços
baixos ao alcance dos interessados, o que altera os termos da competitividade com as instituições de ensino de
modelo convencional. O sistema de avaliação não tem acompanhado a velocidade da difusão desse modelo, o
que submete o sistema de ensino a abalos nas suas condições de reprodução. Por outro lado, a população que é
alvo dessas modalidades, que não contam com o rigor fiscalizatório imposto às instituições tradicionais, está á
mercê de uma novidade sem a correspondente vigilância do sistema sobre o cumprimento dos padrões esperados.
101
Estudo de Morosini e Dal Pai Franco traz observações a respeito das possibilidades de enfrentar tal condição
desfavorável: “[em primeiro lugar] Por meio do Comung, ou de projetos a ele ligados, buscando criar uma
identidade estadual e de instituição comunitária na relação política com as outras IES (Entrevistado1 das
autoras). O segundo, pela participação em associações e fóruns universitários como Abruc 9 (nacional) e
Comung (estadual), “[...] reafirmando sua identidade comunitária, buscando fortalecer a integração regional face
às investidas de novas concorrentes (novas IES oriundas da iniciativa efetivamente privada), na modalidade de
ensino presencial e à distância” Morosini e Dal Pai Franco, opus cit, p. 63.Se bem que a realidade tem
demonstrado que estas questões não tem sido suficientes para ampliar nem o seu espaço de atuação nem o seu
reconhecimento
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O discurso político via tradição francesa da Análise do Discurso (AD), principalmente através da obra de
Patrick Charaudeau (2006), busca evidenciar as relações entre linguagem, ação, poder e verdade, a fim de
determinar a problemática na qual será estudado (p.16)