Já com as possibilidades criativas da reportagem, cujo nascimento está
ligado à cobertura da Guerra de Secessão (NEVEU, 2006: 23), a situação muda
um pouco, pois além de o repórter utilizar fontes secundárias (documentos, livros,
relatórios e outros) na construção do texto, há a premissa deste ser maior e com
mais possibilidades de se trabalhar as linguagens – principalmente a visual, que
agrega um valor significativo e estético maior ao conteúdo verbal.
As ilustrações aquecem o texto: dão visualidade pronta,
antes da leitura. Fotos, caricaturas, charges, anúncios
enxertam-se em meio aos textos, quebram-lhes a
monotonia, imprimem movimento ao texto. Eis o grande
arranjo estético, a orquestração gráfica do jornalismo
(KELLY, 1972: 168)
No caso do jornalismo em quadrinhos, as imagens ganham especial
importância, tanto no erigir como na significação da reportagem, já que as
referências podem ser as mais diversas. Uma fotografia, por exemplo, serve como
referência direta à realidade, algo do tipo: “Leitor, não se engane, esta história é
verídica e não um mero exercício de HQ”. Assim como a mesma fotografia agraga
um avalor artístico à história em questão.
Os pilares da linguagem jornalística são os registros de linguagem, o
processo de comunicação e os compromissos ideológicos (LAGE, 1998). A língua
do país – escrita e falada – é entendida como registro. A linguagem jornalística “é
basicamente constituída de palavras, expressões e regras combinatórias que são
possíveis no registro coloquial e aceitas no registro formal” (LAGE, 1998: 38).
O processo de comunicação diz respeito ao referencial, a alteridade do
emissor, do receptor e do processo de comunicação. Para isso, no jornalismo,
buscam-se enunciados que atestam evidências dos fatos noticiados – nomes,
datas, horários, enfim, detalhes que enriquecem o texto e que contribuem para a
verossimilhança da história em questão (LAGE, 1998: 42). Esse processo está
diretamente ligado à apuração, e por isso a foto ganha uma especial relevância.
Bob Woodward e Carl Bernstein. Distribuição: Warner Bros, 1976. 1 DVD (138 min), son, color.
Legendado. port.) e O Jornal (Título Original: The Paper. Produção: Brian Grazer e Frederick Zollo.
Direção: Ron Howard. Roteiro: David Koepp e Stephen Koepp. Distribuição: Universal Pictures /
UIP, 1994. 1 DVD (88 min), son, color. Legendado. port).