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luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer,
senso de humor.
• Verde – associação material: umidade, frescor, primavera, bosque, águas
claras, folhagem, mar, verão, planície, natureza; associação afetiva:
adolescência, bem estar, paz, saúde, ideal, abundância, tranquilidade,
segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, juventude, suavidade,
crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância, ciúme.
• Azul – associação material: montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo,
feminilidade, águas tranquilas; associação afetiva: espaço, viagem, verdade,
sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade,
infinito, meditação, confiança, amizade, amor, fidelidade, sentimento
profundo.
• Roxo – associação material: noite, janela, igreja, aurora, sonho, mar profundo;
associação afetiva: fantasia, mistério, profundidade, eletricidade, dignidade,
justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma.
• Marrom – associação material: terra, água lamacenta, outono, doença,
sensualidade, desconforto; associação afetiva: pesar, melancolia, resistência,
vigor.
• Púrpura – associação material: vidência, agressão, furto, miséria; associação
afetiva: engano, calma, dignidade, autocontrole, estima, valor.
As cores na propaganda são utilizadas nas imagens, no fundo e nas letras.
Outro recurso não-verbal a ser considerado na propaganda impressa é o
aspecto gráfico do texto verbal. Tipos de letras, incluindo tamanhos diferentes, cor,
espacejamento entre palavras e linhas, comprimento da linha, indicam a importância
da perspectiva do anunciante. O aspecto gráfico se bem utilizado proporciona uma
leitura agradável. Além disso, a propaganda atinge com plenitude seus objetivos, no
que diz respeito à sedução do seu público-alvo.
Então, como tornar o texto legível e atrativo?
Alguns padrões são estabelecidos a fim de favorecer a legibilidade do texto. O
espacejamento do texto é um deles, os espaços não devem ser muitos grandes e
desiguais, uma vez que, as pessoas lêem grupos de 3 ou 4 palavras, segundo
algumas teorias. Outro fator é o espacejamento entre as linhas que não devem ser