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século XX. Lecionou no Teachers College da Columbia University, foi coordenador
internacional do “Work Importance Study” do Departamento de Psicologia da University of
Florida e colaborador de diversas outras instituições educacionais. Seu trabalho abrange
diferentes segmentos teóricos, em especial o da importância do autoconceito, dos papéis
sociais e dos determinantes pessoais e sociais no desenvolvimento da carreira, e a própria
ideia do desenvolvimento da carreira ao longo da vida. Entre seus principais escritos
destacam-se The psychology of careers, Career development: self-concept theory e A life-
span, life-space approach to career development
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. O principal continuador de sua teoria é o
norte-americano Mark Savickas, professor da Northeastern Ohio Universities College of
Medicine (cf. MARQUES, 2001; SILVA, 2009).
John Lewis Holland (Omaha, EUA, 1919 — Baltimore, EUA, 2008) foi um dos
primeiros e mais influentes estudiosos dos tipos de personalidade vocacional e de sua relação
com o mundo do trabalho. Suas contribuições teóricas e práticas deram impulso, a partir do
final da década de 1950, à implementação da orientação vocacional em instituições de ensino
de todos os continentes e geraram ferramentas e modelos para auxiliar na identificação de
vocações. Toda a sua carreira letiva se desenvolveu na Johns Hopkins University, de
Baltimore, nos EUA. Suas obras mais relevantes são The psychology of vocational choice,
Making vocational choices e Career attitudes and strategies inventory
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(cf.
GOTTFREDSON, 1999; GOTTFREDSON & JOHNSTUN, 2009).
Viktor Emil Frankl (Viena, Áustria, 1905 — 1997) foi o fundador da terceira escola
vienense de psicoterapia, na sequência das escolas de Sigmund Freud e Alfred Adler.
Idealizou a logoterapia, baseando-se na ideia de que a vida tem sentido, e a partir daí a análise
existencial. Sobrevivente de quatro campos de concentração nazistas, valeu-se grandemente
da própria experiência para a elaboração de sua teoria, oferecendo, entre outras coisas, uma
contribuição de valor aos estudos sobre resiliência. Lecionou na Faculdade de Medicina da
Universidade de Viena e foi professor visitante das universidades americanas de Harvard,
Pittsburgh, San Diego e Dallas. Destacam-se, entre suas obras: Ärtzliche Seelsorge, Ein
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As referências completas para estes três textos são: SUPER, D. E. The psychology of careers. New York:
Harper and Bros., 1957; SUPER, D. E., STARISHEVSKY, R., MATLIN, N., JORDAAN, J. P. (1963).
Career development: self-concept theory. New York: College Entrance Examination Board - Columbia
University, 1963; SUPER, D. E. A life-span, life-space approach to career development. Journal of
Vocational Behavior, 13, p. 282-298, 1980.
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As referências completas para estas obras são: HOLLAND, J. L. The psychology of vocational choice: a
theory of personality types and model environments. Waltham, MA: Blaisdell, 1966 (uma edição em espanhol
desta obra é indicada ao final desta dissertação); HOLLAND, J. L. Making vocational choices: a theory of
vocational personalities and work environments. 3. ed. Odessa, FL: Psychological Assessment Resources,
1997; HOLLAND, J. L., GOTTFREDSON, G. D. Career attitudes and strategies inventory: an inventory for
understanding adult careers. Odessa, FL: Psychological Assessment Resources, 1994.