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Tabela 4. Descrição dos encontros do Curso Sexualidade e Deficiência mental
Número do
encontro e tema
Objetivos Descrição geral das atividades
1 - O que é
sexualidade?
Realizar a apresentação de todos os
participantes; falar sobre os objetivos do
grupo; avaliar o conhecimento e a opinião
dos participantes em diversos aspectos
relacionados à sexualidade; debater alguns
conceitos relacionados à sexualidade;
refletir sobre o tema e sua importância em
nosso dia-a-dia; desmistificar alguns tabus
relacionados à sexualidade; situar a
sexualidade num contexto mais amplo de
relacionamento entre os seres humanos;
abordar a sexualidade como um aspecto
natural e positivo da vida; dar uma visão
histórica e social da sexualidade
Contrato de sigilo; dinâmica de apresentação dos
participantes; preenchimento da avaliação sobre
sexualidade e deficiência mental; explanação
teórica da pesquisadora; exercício de reflexão;
entrega do diário “Sexualidade e Deficiência
mental”; sorteio de um brinde; lanche e
confraternização
2 - Sexualidade e
deficiência mental
Discutir o conceito de deficiência mental;
discutir a sexualidade na deficiência
mental; desmistificar alguns mitos que
circundam a questão
Preenchimento da avaliação sobre sexualidade e
deficiência mental; dinâmica dos medos no papel;
explanação teórica da pesquisadora; entrega do
resumo da semana anterior e de cópias de textos;
sorteio de um brinde; lanche e confraternização
3 - O papel da
família, da escola
e da sociedade
frente à
sexualidade de
pessoas com
deficiência mental
Explicitar os papéis da escola, da família e
da sociedade no processo de
educação/orientação sexual das pessoas
com deficiência mental; dar parâmetros de
como se comportar em situações diversas
relacionadas à tomada de decisões na
educação dos filhos/alunos; refletir sobre a
influência das agências sociais sobre o
comportamento e as atitudes sexuais das
pessoas
Explanação teórica da pesquisadora; atividade de
role-playing; entrega do resumo da semana
anterior e de textos; sorteio de um brinde; lanche
e confraternização
4 - Educação e
orientação sexual
de pessoas com
deficiência mental
Discutir a importância da orientação
sexual para as pessoas com deficiência
mental; apresentar propostas de conteúdo
de programas de orientação sexual
Explanação teórica da pesquisadora; dinâmica
das histórias; entrega do resumo da semana
anterior e de textos; sorteio de um brinde; lanche
e confraternização
5 -
Comportamentos
sexuais
considerados
inadequados
Citar os principais comportamentos
sexuais considerados inadequados; debater
a funcionalidade destes comportamentos;
dar exemplos de como lidar com eles;
levar os participantes a refletir sobre como
podem agir diante dessas situações
Atividade de reflexão sobre um comportamento
sexual inadequado; explanação teórica da
pesquisadora; retomada da atividade de reflexão;
entrega do resumo da semana anterior e de textos;
sorteio de um brinde; lanche e confraternização
6 -
Relacionamentos
amorosos de
pessoas com
deficiência mental
Refletir sobre os prós e contras dos
relacionamentos amorosos de pessoas com
deficiência mental; dar parâmetros de
comportamento de como os participantes
podem agir diante de situações novas com
os filhos/alunos
Explanação teórica da pesquisadora; dinâmica
das opiniões opostas; entrega do resumo da
semana anterior e de textos; sorteio de um brinde;
lanche e confraternização
7 -
Relacionamentos
amorosos de
Aprofundar a discussão sobre os
relacionamentos amorosos de pessoas com
deficiência mental, revisando outros
Resumo da explanação teórica da semana
anterior; apresentação de recortes de dois filmes
sobre namoro, casamento e paternidade de