34
Tabela 1.
Classes e subclasses de habilidades propostas como relevantes na infância (Conforme
apresentada em Del Prette e Del Prette, 2005a, pp.46 e 47 – reprodução concedida
pelos autores)
Classes Principais subclasses
Autocontrole e
expressividade
emocional
Reconhecer e nomear as emoções próprias e dos outros, controlar a
ansiedade, falar sobre emoções e sentimentos, acalmar-se, lidar com
os próprios sentimentos, controlar o humor, tolerar frustrações,
mostrar espírito esportivo, expressar as emoções positivas e
negativas
Civilidade
Cumprimentar pessoas, despedir-se, usar locuções como: por favor,
obrigado, desculpe, com licença, aguardar a vez para falar, fazer e
aceitar elogios, seguir regras ou instruções, fazer perguntas,
responder perguntas, chamar o outro pelo nome
Empatia
Observar, prestar atenção, ouvir e demonstrar interesse pelo outro,
reconhecer/inferir sentimentos do interlocutor, compreender a
situação (assumir perspectiva), demonstrar respeito às diferenças,
expressar compreensão pelo sentimento ou experiência do outro,
oferecer ajuda, compartilhar
Assertividade
Expressar sentimentos negativos (raiva e desagrado), falar sobre as
próprias qualidades ou defeitos, concordar ou discordar de opiniões,
fazer e recusar pedidos, lidar com críticas e gozações, pedir
mudança de comportamento, negociar interesses conflitantes,
defender os próprios direitos, resistir à pressão dos colegas
Fazer amizades
Fazer perguntas pessoais, responder perguntas oferecendo
informação livre (auto-revelação), aproveitar as informações livres
oferecidas pelo interlocutor, sugerir atividade, cumprimentar,
apresentar-se, elogiar e aceitar elogios, oferecer ajuda e cooperar,
iniciar e manter conversação (“enturmar-se”), identificar e usar
jargões apropriados
Solução de
problemas
interpessoais
Acalmar-se diante de uma situação problema, pensar antes de tomar
decisões, reconhecer e nomear diferentes tipos de problemas,
identificar e avaliar possíveis alternativas de solução, escolher,
implementar e avaliar uma alternativa, avaliar o processo de tomada
de decisão
Habilidades
sociais
acadêmicas
Seguir regras ou instruções orais, observar, prestar atenção, ignorar
interrupções dos colegas, imitar comportamentos socialmente
competentes, aguardar a vez para falar, fazer e responder perguntas,
oferecer, solicitar e agradecer ajuda, buscar aprovação por
desempenho realizado, elogiar e agradecer elogios, reconhecer a
qualidade do desempenho do outro, atender pedidos, cooperar e
participar de discussões