58
-Favorecer o reconhecimento dos links e atalhos dispostos no texto, referenciando-os com palavras curtas que
indicam a sua natureza e função, inclusive diferenciando os visitados dos não visitados.
-Oferecer acesso direto às informações e tarefas de alta prioridade, disponibilizando-as em locais de fácil
acesso na interface e com a possibilidade de serem executados mediante um único clique. Exemplos: a)
Disponibilizar um link para a página principal (home) em todas as páginas internas. b) Fornecer um link para
Coordenação do AVA. c) Exibir na página inicial do AVA, de forma destacada, as datas finais para entrega das
atividades propostas, assim como outras informações relevantes.
-Manter o sistema compatível com os mais importantes navegadores em uma dada época (e suas versões
anteriores). Evitar que o usuário tenha que instalar plugins para ter acesso a certas funcionalidades do sistema.
-Exibir apenas informações relevantes ao contexto/módulo que o usuário está.
-Fornecer mecanismos para que o usuário possa rapidamente explorar e interagir com facilidade nos recursos
existentes no sistema e realizar suas tarefas acadêmicas Exemplos: ferramentas de busca, agenda com as
atividades propostas, arquivos disponibilizados pelos professores, etc.
-Otimizar a relação custo/benefício na navegação do usuário pelo AVA: a cada interação do usuário com o
sistema, quando não for possível fornecer a informação exata pretendida, fornecer pelo menos pequenas
quantidades de informações (pequenas pistas de que o usuário está no caminho certo das informações
pretendidas), aprimorando suas expectativas de ganhos e reduzindo suas expectativas de custos (adaptado de
NIELSEN; LORANGER, 2007, p. 55).
-Facilitar a compreensão dos principais comandos do AVA, mediante ajuda e auto-treinamento por simulações
dentro do ambiente.
-Acesso às informações: disponibilizar as informações, textos e atividades de forma clara e concisa. Oferecer,
mediante passos claros e com poucos cliques, maneiras diferentes para se chegar a uma determinada
informação. Exemplo: pesquisa na forma de uma caixa localizada preferivelmente no canto superior direito;
links, atalhos, mapa do site, etc.
Elementos da literatura:
Critério: Controle
Justificativa
Em Bastien e Scapin Em Nielsen
Em
Shneiderman
Oferecer mecanismos que passem o controle
do AVA para o usuário, respeitando e
protegendo as informações dispostas no
mesmo.
-Controle explícito
(Ações explícitas do
usuário e Controle do
usuário)
-Controle e
liberdade do usuário
-Permitir o
cancelamento
das ações
-Fornecer
controle e
iniciativa ao
usuário
Adaptação para AVA
-Proporcionar ao usuário interferir no processamento que está ocorrendo, possibilitando o cancelamento de
ações e comandos, passando a sensação de estar no comando do sistema. Exemplo: cancelar o envio de um
arquivo.
-Possibilitar controles que flexibilizem o uso simultâneo de funcionalidades como chat, vídeo, editor de textos,
etc, conforme preferências do aluno.
-Proporcionar acesso simplificado às informações internas e externas ao sistema (banco de dados, textos, links
para sites externos, biblioteca virtual, pesquisas), favorecendo a realização de todas as tarefas propostas.
-Favorecer a aprendizagem pela descoberta e exploração do sistema, acumulando conhecimentos relacionados
ao que é certo, assim como pela eliminação de hipóteses falsas.
-Proteção, mediante senhas e controle de acesso, das informações do sistema, assim como arquivos e dados dos
usuários, como notas/freqüências, mensagens pessoais, etc.
Elementos da literatura:
Critério: Adaptabilidade e compatibilidade
Justificativa
Em Bastien e Scapin Em Nielsen
Em
Shneiderman
Flexibilidade do sistema conforme
expectativa e experiência do usuário,
mediante definição de diretivas e privilégios.
-Adaptabilidade
(Flexibilidade e
Consideração da
experiência do
usuário)
-Compatibilidade
-Flexibilidade e
eficiência de uso
-Compatibilidade do
sistema com o
mundo real
-Reduzir a carga
de memória de
trabalho
Adaptação para AVA
-Oferecer ajustes relacionados à expectativa e experiência do usuário, mediante diferentes formas interação.