2.3.2 A Prática do Planejamento do Produto
Devido à forte pressão da concorrência, os produtos novos precisam atender
prioritariamente às necessidades do mercado, sendo produzidos a custos competitivos e
utilizáveis com baixos custos operacionais. Acrescentam-se a isto as exigências cada vez maiores
quanto à facilidade para o descarte final e para a reciclagem, como quanto aos menores impactos
ambientais durante a fabricação e uso do produto. Produtos com requisitos tão complexos
deveriam ser planejados metódicamente, a fim de atender adequadamente estas diversas
condicionantes. Confiar em meras inspirações ou evoluções de desenvolvimentos, em geral, não
atende estes requisitos. O planejamento metódico utiliza frequentemente os mesmos
instrumentos que o desenvolvimento conceitual, ou seja, pessoal apropriadamente treinado pode
ser intercambiado (PAHL et al., 2005).
2.4 Métodos de Solução com Ênfase Intuitiva
Existem muitos métodos que tem como objetivo impulsionar a intuição e estimular novos
caminhos para a busca da solução por meio da associação de idéias. O mais simples e o mais
praticado são conversas e discussões críticas com colegas, das quais nascem estímulos, melhorias
e novas soluções. Se essas discussões forem conduzidas sem dar ensejo a divagações e,
simultaneamente, se observarem os métodos de aplicação geral, do questionamento objetivo, da
negação, da nova concepção, do avanço, etc, elas poderão ser muito eficazes e estimulantes.
Métodos com ênfase intuitiva como o brainstorming, sinética, método da galeria, método
635 e outros, tiram partido dos efeitos da dinâmica de grupo, tais como estímulos dados por
associações que tem sua origem nas manifestações descontraídas dos participantes.
A maioria desses procedimentos havia sido sugerida para problemas não técnicos. No
entanto, podem ser aplicados em qualquer área para gerar idéias novas, não convencionais e, por
essa razão, também são aplicados na área de projeto.
Brainstorming pode ser melhor rotulado como clarão no pensamento, tempestade de
pensamentos ou enxurrada de idéias. As sugestões para este procedimento objetivam criar os
pressupostos para que um grupo de indivíduos receptivos, provenientes das mais diferentes
especialidades, produza idéias imparciais que, por sua vez, poderão levar os demais participantes
a novas idéias. Este método produz idéias imparciais e especula amplamente acerca de
associações, ou seja, recordações e combinações de pensamentos até o presente ainda não
percebidas no contexto atual ou, simplesmente despercebidas pelo pensamento consciente.