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Alguns outros resultados encontrados no modelo numérico, podem demonstrar fenômenos
que não são considerados no modelo analítico, mas que possuem uma grande influência no
comportamento de rolagem da suspensão.
Um destes resultados é o valor da posição vertical do
roll center
. Para o modelo analítico foi
estimado este valor, levando-se em consideração dados da literatura de outros tipos de veículos, os
quais dizem que se pode considerar a posição do
roll center
no centro do eixo ou na posição da
ligação lateral (barra
panhard
). Para o veículo em questão que é um
low entry
, como não foram
encontrados dados existentes na literatura sobre o mesmo, calculou-se um valor intermediário. Para
isto foi feito uma média das posições citadas acima de outros veículos obtendo-se um h
r
= 392,5
mm, o qual no cálculo analítico, é considerado constante. Já no modelo numérico, de acordo com o
gráfico da figura 5.9, pode-se verificar que o valor da posição vertical do
roll center
possui uma
variação considerável conforme se aumenta a inclinação da suspensão. Pode-se ver também que esta
variação não é simétrica, ou seja, o veículo terá uma inclinação maior para um lado do que para o
outro. Com a inclinação para um lado, tem-se uma diminuição acentuada no valor do
roll center
,
porém, com a inclinação para o lado oposto, tem-se um rápido aumento deste valor até uma posição
máxima e depois uma ligeira diminuição no valor do
roll center
. Este fenômeno acontece devido à
construção geométrica da suspensão, na qual a barra
panhard
que é o único componente não
simétrico na suspensão, gera este efeito. Já para o veículo na posição inicial, ou seja, sem inclinação
alguma, o valor de h
r
= 241 mm é bem menor do que o estimado para o cálculo analítico, ficando
abaixo da posição de altura da barra
panhard
que, conforme a literatura, pode ser tomada como
referência de posição do
roll center
.
Quando é refeito o cálculo analítico considerando a posição vertical do
roll center
do modelo
numérico para o veículo na posição inicial sem inclinação, pode-se perceber que os valores do
ângulo de rolagem da suspensão se aproximam mais dos valores do modelo numérico, obtendo-se
resultados mais precisos para comparar os dois modos de cálculo, eliminando a estimativa inicial de
h
r
.
Outro resultado encontrado no modelo numérico e que não é considerado no modelo
analítico diz respeito a componente de variação de carga nas rodas F
Z∆
. Teoricamente, como foi
considerado no modelo analítico, a variação de carga nas rodas, devido às acelerações laterais
deveria ser igual para ambas as rodas. Contudo, pode-se verificar nos resultados do modelo
numérico que existe uma grande diferença nestes valores de uma roda para a outra, e que esta