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significa pra nós hoje estarmos inseridos enquanto comunidade de fé na cidade? Eu
quero que vocês se atentem a esta palavra cidade. Esta palavra cidade ou na verdade
esta instância, a cidade, ela permeia toda a bíblia. Em especial Antigo e Novo
Testamento. Você já deve por certo ter ouvido falar de Sodoma e Gomorra? Vocês
por certo devem ter ouvido falar de Babel? [...] O que Tillich na verdade quer dizer
com isso? [...] O que é fé cidadã? [...] Fé cidadã é uma fé que tem um compromisso,
compromisso com quem? [...] O que é uma fé encarnacional? [...] Professor, mas o
que é medíocre?
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Por em experiência, exemplificar com situações e casos concretos ajuda na
compreensão de conceitos e desperta o interesse do/da estudante pela temática.
Principalmente experiências pessoais ganham um contorno de realismo e se tornam muito
eficazes na formação teológica e pastoral. Em apenas um vídeo identificamos o uso dessa
estratégia/recurso.
Veja o exemplo:
Eu quero contar pra vocês uma historia verídica em que eu passei. Nós temos um
trabalho aqui na cidade de Dourados chamado Pequeninos do Reino. É um trabalho
com crianças de 2 a 12 anos. E nesse trabalho nós contamos parábolas de Jesus, e
depois de nós contarmos as parábolas de Jesus para as crianças nós temos dois
outros processos. O primeiro processo é eles contarem aquilo que eles entenderam
da parábola e o segundo é eles desenharem aquilo que eles entenderam após
contarem a parábola. E teve um dia num desse encontros que eu contei a parábola
daqueles dois filhos que o pai chama para trabalhar na vinha. [...] Aí a pergunta do
texto é: quem cumpriu a vontade do pai? aí eu fiz a interação com as crianças e
comecei a perguntar: foi o primeiro? Eles dizem: não, o primeiro não foi. Mas
porque que não foi o primeiro? Por que o primeiro foi mentiroso e nós não podemos
mentir, Deus não gosta que nós mintamos. Então foi o segundo? Eles disseram olha
foi o segundo porque embora ele tenha pisado na bola de inicio ele se arrependeu e
foi, Deus trabalha com arrependimento. Passada essa fase, rica, haja vista que foram
com crianças, nós passamos a fase do desenho, e uma um desenho especial me
chamou a atenção e é com esse pano de fundo que eu quero que vocês se aproximem
da nossa disciplina Fundamentos da Teologia Prática. Um, um aluno, uma criança
começou a perguntar pra mim professor, pastor: eu posso na verdade desenhar um
caminhão? Pode, você pode desenhar um caminhão, eu posso desenhar uma fábrica?
Pode, desenhe uma fábrica. Então ele começou a desenhar, passado algum tempo, 5
a 10 minutos ele me apresentou o seu desenho, o entendimento que ele tinha tido a
cerca daquela parábola. Ele desenhou um caminhão com a caçamba toda cheia de
uvas, desenhou uma fabrica e o nome da fábrica foi aquilo que mais me
surpreendeu, nesses anos todos de estudo acadêmico, nesses anos todos de formação
acadêmica, o nome que esta criança deu à fábrica foi o que mais me surpreendeu.
Ele colocou na frente da fábrica: Casa de Vinho Dois Irmãos. O que eu quero dizer
com isto? Muitas vezes nós somos acostumados a fechar as questões do texto
bíblico. Muitas vezes nós já estamos acostumados a estar dentro da postura do certo
e do errado, e na verdade pra que nós tenhamos um bom aproveitamento tanto da
teologia, em especial da teologia prática nós temos que estar abertos. Esta criança
abriu a minha visão acerca de parábolas. Deus nunca fecha as questões, e nós,
enquanto alunos de teologia, também não podemos fazê-lo, sob pena de não nos
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VÍDEO 1, Transcrição de vídeo-aula, Fundamentos da Teologia Prática, aula 01, linhas 114, 126, 136-141,
180, 202-203, 206-207, 217, 254.