nascer afinidades formais dentro de uma mesma época
”150
, corresponde ao fato de que
Fajardo trabalhou com as mesmas questões minimalistas, concomitantes com este
movimento, sem, no entanto, conhecê-lo. A obra realizada por Fajardo entre 1967 e 1968,
que consistia apenas nas instruções para a feitura de uma caixa em acrílico - Neutral
151
(fig.
36) -, assemelha-se à obra da artista Larry Bell
152
, e é um demonstrativo deste conceito.
Na tentativa de investigar um espaço que não se referisse às coisas, e tentando
superar a narração, Fajardo
153
, por volta de 1977, desloca o caráter da sua obra, deixando de
lado uma postura mais figurativa para uma postura mais matérica.
Desta postura, o espaço vai surgir como um componente de investigação, não
como uma forma pertencente às coisas, mas dentro de um entrelaçamento de interesses
entre os elementos da obra e o seu entorno. Nesta relação, a obra não se reduz ao espaço em
que ela está confinada, não existe um percurso pré-estabelecido ou único para o olho. O
estranhamento do material empregado ou a forma de apresentação da obra deslocam o seu
significado, questionando o modelo tradicional. E é dentro deste método que os trabalhos
tridimensionais surgem, não tanto como intenção, mas como conseqüência de um fazer que
não está ligado ao simbólico.
Operando com a instalação, Fajardo permite que o discurso da sua obra transite
entre dois pólos - o bidimensional e o tridimensional. Não há um único método que a
defina. Dessa forma, a percepção do espectador, o material empregado e o gesto que
comanda a ação do artista também são colocados em cheque.
Quando Agnaldo Farias (1997, p.132) adverte que na poética de Carlos Fajardo
três lógicas confluem, ele reafirma a postura de artista contemporâneo que não se fixa em
um único modelo e não se determina pela previsibilidade. A noção de deslocamento do
150
- O conceito de Kunstwollen, criado por Riegl , permite uma nova interpretação da história da arte, a partir
de sua relação com a concepção de mundo. Conforme consta na resenha do livro Le culte moderne des
monuments. Son essence et sa genèse, de Alois Riegl, este conceito “dota a arte de uma certa autonomia
relativamente à história material, coincidindo tão somente com as manifestações concretas do espírito. A
história da arte, portanto, é entendida pela variação de estilos em função de estruturas simbólicas, de seu uso
dentro da coletividade, ou de sua função estética ligada à questão do conhecimento”. Dsiponível em:
http://pt.wikipedia.or/wuiki/kunstwollen. Acesso em: 21/10/2006.
151
- O Neutral constituía um cubo feito de acrílico medindo 30cmx30cm. No entanto, o comprador da obra
não adquiria a obra, apenas as instruções de montagem do cubo.
152
- A obra da artista Larry Bell, realizada em 1967, traz as seguintes conformações (Caixa de vidro: 30.8 x
31 x 31 cm / Base: 120.6 x 30,5 x 30,3 cm).
153
- Conforme Fajardo aponta na sua Tese de doutorado, 1998.
163