xvii
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Rapsódia sobre temas de Humberto Teixeira. Exemplo de ponteio nordestino............................... 41
Figura 2 - Rapsódia sobre temas de Humberto Teixeira. Exemplo de aplicação do modo mixolídio.............. 44
Figura 3 - Valsa Virtuosa n°1 - Ritmo ternário e escala de tons inteiros.......................................................... 50
Figura 4 - Valsa Virtuosa n°1 - Influência do choro........................................................................................ 51
Figura 5 - Valsa Virtuosa n°1 - Ciclo das quintas............................................................................................ 51
Figura 6 - Chorinho pra Ele - Hermeto Pascoal - Ciclo das quintas................................................................. 52
Figura 7 - Villa-Lobos - Choro Típico n.1 - Ciclo das quintas......................................................................... 53
Figura 8 - Valsa Virtuosa n°1 - Influência bachiana ........................................................................................ 53
Figura 9 - J.S.Bach - trecho do Allegro em Lá menor da Suite n.1 para violino transcrito para violão........... 54
Figura 10 - Chega de Saudade - Tom Jobim. ................................................................................................... 55
Figura 11 - Influência de Villa Lobos - Ciclo das quintas no Prelúdio n° 2..................................................... 57
Figura 12 - Valsa Virtuosa n°1 - Ciclo das quintas.......................................................................................... 58
Figura 13 - Prelúdio Apoteótico n° 1 - Escala idiomática em campanella....................................................... 61
Figura 14 - Rapsódia sobre temas de H. Teixeira - Clusters - notas estranhas - sonoridade da viola .............. 63
Figura 15 - Valsa Virtuosa n°1 - notas estranhas - deslocamento de mão esquerda......................................... 64
Figura 16 - Valsa Virtuosa n°1 - deslocamento rítmico ................................................................................... 66
Figura 17 - Rapsódia sobre temas de Humberto Teixeira. Exemplo de contraponto sobre Asa Branca........... 67
Figura 18 - Garoto - Jorge do Fusa - Escala de tons inteiros............................................................................ 69
Figura 19 - Prelúdio Apoteótico n° 1 - escala de tons inteiros ......................................................................... 70
Figura 20 - Escala idiomática em campanella.................................................................................................. 80
Figura 21 - Escala sem campanella (não idiomática)....................................................................................... 80
Figura 22 - Progressão simétrica, campanella e pedal..................................................................................... 83
Figura 23 - Shape de intervalo de terça............................................................................................................ 84
Figura 24 - Desenvolvimento do inciso............................................................................................................ 84
Figura 25 - Melodia através de arpejo de acordes............................................................................................ 85
Figura 26 - Ligado para cordas soltas e escala hexafônica............................................................................... 85
Figura 27 - Interrupção mecânica de padrão cromático.................................................................................... 86
Figura 28 - Idiomatismo de mão direita ........................................................................................................... 87
Figura 29 - Deslocamento de padrão por tons inteiros..................................................................................... 87
Figura 30 - Shape invertido.............................................................................................................................. 88
Figura 31 - Recapitulação do inciso e formação do tema................................................................................. 89
Figura 32 - Ligados para cordas soltas............................................................................................................. 90
Figura 33 - Ligados para cordas soltas: compassos 1 a 5, 13 e 39 ................................................................... 91
Figura 34 - Cromatismo com campanella: compasso 51 ................................................................................. 92
Figura 35 - Cromatismo com campanella: compassos 77 a 80........................................................................ 92
Figura 36 - Escala idiomática em campanella.................................................................................................. 92
Figura 37 - Repetição de acordes com a melodia sobressaindo nas notas agudas............................................ 95
Figura 38 - Repetição de acordes com a melodia sobressaindo nas notas graves............................................. 96
Figura 39 - Tema de Asa Branca em arpejos com campanella e pedais .......................................................... 97
Figura 40 - Baixos melódicos em acordes repetidos ........................................................................................ 98
Figura 41 - Rearmonização da Asa Branca ...................................................................................................... 99
Figura 42 - Contraponto sobre Asa Branca - Style Brisé................................................................................ 100
Figura 43 - Asa Branca em modo menor........................................................................................................ 101
Figura 44 - Baião tradicional nordestino........................................................................................................ 102
Figura 45 - Rojão da Asa Branca.................................................................................................................... 103
Figura 46 - Deslocamento de mão esquerda e pedal de corda solta ............................................................... 103
Figura 47 - Deslocamento de mão esquerda e pedal de corda solta ............................................................... 104