RESUMO
Este estudo buscou compreender as concepções e os sentidos de tecnologias digitais no
curso de Pedagogia da UFT. Tomou como referência de análise os documentos do
período de 2003 a 2007 (atas de colegiado, projetos político-pedagógicos, pareceres
técnicos), que dão base à elaboração e construção da proposta pedagógico-curricular do
curso, buscando responder as seguintes questões: Quais as concepções de tecnologias
digitais estão presentes no currículo do curso de Pedagogia da UFT? Quais os
significados de tecnologias digitais no Projeto Político-Pedagógico do curso de
Pedagogia da UFT? Quais as mudanças que as tecnologias digitais provocaram no
currículo do curso de Pedagogia da UFT? Num primeiro momento, descrevo o contexto
institucional do curso de Pedagogia da UFT. A criação do curso foi marcada de aspectos
históricos da implantação das duas universidades públicas do estado do Tocantins. Foi
criado na instituição estadual, a Unitins, e posteriormente, transferido para a UFT. Na
universidade federal, foi readequado, passou por várias reestruturações curriculares.
Numa próxima etapa, busco compreender a concepção, o significado e as mudanças das
tecnologias digitais no Projeto Político-Pedagógico e no currículo do curso. Realizei a
análise do “corpus” coletado: pesquisa documental à luz dos pressupostos teóricos
contemplados neste estudo, resultantes de pesquisas e publicações que discutem as
questões educação e tecnologias e seu entorno contemporâneo, em especial, autores
como: Alex Primo (2007), André Lemos (2004, 2007), Bonilla (2005), Bauman (1998,
2001, 2004, 2007), Carmem Bissolli Silva (1999, 2002, 2008), Citelli (2004),
Dominique Wolton (2003, 2006), Edvaldo Couto (2000, 2005), Ildeu Moreira Coelho
(1994), Ivani Fazenda (2001, 2008), José L. Braga e R. Calazans (2001), Lucia Santaella
(2000, 2003, 2004, 2007), Maffesoli (2001), Nelson Pretto (2005, 2008), Pierre Lévy
(2005a, 2005b), Roberto Sidnei Macedo (2004, 2006), Santomé (1998), Vani Kenski
(2004, 2007). Ampliando essa reflexão, procurei identificar as categorias que
fundamentam as matrizes do currículo contemporâneo. Na conclusão aponto o alcance
ou não dos objetivos no intuito de responder as questões iniciais de pesquisa. A tese
sinaliza o fenômeno da presença ausente das tecnologias digitais no curso de Pedagogia
da UFT. A presença ausente possibilita outra perspectiva de presença: estar ao alcance
independemente da distância, o que significa, ao mesmo tempo, estar perto dos que estão
distantes. As tecnologias digitais estão presentes ausentes no curso, por meio da
experiência midiática, de discentes e docentes, mas não se configuram como fundamento
do trabalho formativo, apesar de um componente sobre tecnologias figurar na matriz
curricular dos dois projetos pedagógicos. Outras conlusões puderam ser feitas: a distonia
entre o discurso pedagógico formal e o informal midiático; a falta de diálogo, de
sintonia, entre a educação e a comunicação; os destempos no trabalho com as
tecnologias digitais; as várias mudanças curriculares pelas quais passou o curso de
Pedagogia da UFT e ausência de marcas da contemporaneidade em seu currículo; as
fragilidades não resolvidas nacionalmente em relação à imprecisão epistemológica do
campo de atuação do curso de Pedagogia, assim como a própria indefinição do seu
objeto de estudo e seu currículo disciplinar hierarquizado, o que não possibilita o
trabalho com as categorias da presentividade. Além disso, abordo as bases do currículo
contemporâneo, aportes fundamentais para se implementar mudanças nos modos de
pensar, agir e formar.
Palavras-Chave: Currículo - Tecnologias - Pedagogia – Educação – Comunicação.