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Em adição a isso, em 1953 a empresa se fortaleceu ainda mais por causa da
falência da Indian, outra grande empresa de motos, que havia sido uma concorrente
importante, o que a tornou a única fabricante americana de motocicletas. No ano
seguinte, com o filme “The Wild One”, estrelado por Marlon Brando, a imagem dos
motociclistas se transformou, e eles então passaram a ser vistos como fora-da-lei,
beberrões e arruaceiros. De todo modo, os anos 1950 foram tomados pelo espírito
das motocicletas HD. Em decorrência houve grande procura dos meios de
comunicação da época, pois a imagem dos motociclistas era forte em termos
mercadológicos, tornando-se o centro das atenções das massas.
Desse modo, as fases de crescimento da empresa foram entremeadas por outras de
dificuldades, como a crise econômica mundial de 1929 e as duas guerras mundiais.
No início dos anos 1960, ainda antes da recuperação do mercado americano,
chegaram concorrentes de grande porte japoneses, como a Honda e a Kawazaki,
focalizando o segmento de modelos pequenos. No final dessa década, a empresa
HD foi adquirida pela American Machine & Foundry Co (AMF), empresa de produtos
para recreação. Devido a seus planos de crescimento intenso, a qualidade das
motos HD se deteriorou. Na mesma época, as fabricantes japonesas invadiram o
principal segmento da HD, o das motos de grande porte.
Essa situação atingiu o ponto crítico no início dos anos 1980, quando a empresa
quase faliu. Então os diretores, entre eles o neto do fundador, Willie Davidson,
retomaram a propriedade da empresa. Foram eleitas como prioridades a melhoria da
qualidade do produto e a atenção especial ao consumidor. No plano interno, a
diretoria se voltou para a fábrica de York, Pensilvânia, onde ofereceu aos
funcionários opções de compra de ações da empresa e, por estarem produzindo
bem, delegou a eles a decisão de fechar as linhas de produção que estivessem
provocando defeitos nas motos. E no plano externo, os executivos buscaram
estabelecer relacionamento com os consumidores focado em ouvi-los e oferecer-
lhes um produto melhor por meio da comunidade da marca, o Harley Owners Group
(HOG), que será descrito adiante.
Com essas medidas os funcionários puderam recuperar o sentimento de que eram
artistas que produzem jóias raras, aumentando muito sua identificação com a