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pais cristãos se defrontam: o crescimento espiritual do filho”.
44
Mesmo com todo o
conforto que a saúde, o dinheiro e o lazer podem trazer, o ser humano precisará
se sentir em comunhão interior com Deus. Conforme Goldsmith, “Ele é o único
poder que, por todo o sempre, mantém o seu universo com perfeição, justiça e
harmonia... não existe nenhum outro poder fora desse poder”.
45
É essencial que os pais entendam seus filhos, e que estes compreendam
seus pais. Nas reuniões voltadas ao ensino dos filhos, os pais devem priorizar a
perspectiva da criança no ver, sentir e pensar. Conforme Remí Klein, “o mais
importante no processo educativo-religioso não são as respostas e as certezas,
mas as buscas e os questionamentos”.
46
Citando Jeremie Hughes, Klein diz que
“a nossa habilidade em responder às perguntas das crianças depende, em alto
grau, das respostas que encontramos para nós mesmos para as grandes e
pequenas questões existenciais”.
47
As respostas terão seus efeitos educacionais na criança, contanto que a
linguagem seja acessível, sincera e que responda a todas as suas inquietações
naquele momento. Existem assuntos bem difíceis, como, por exemplo, a morte, a
doença e mesmo a sexualidade, os quais precisam ser respondidos. As respostas
poderão variar em intensidade e é importante saber o que a criança já sabe sobre o
tema. Muitas vezes, basta uma resposta curta, sem detalhes, e ela se satisfaz; em
outras, as respostas precisam ser pensadas. Quando os pais encontrarem
dificuldade numa resposta, poderão, com naturalidade, dizer ao filho que precisam
pensar e que voltarão a falar com ele mais tarde. É preferível que as crianças
aguardem uma resposta adequada do que tenham respostas superficiais ou mesmo
erradas.
Para a boa formação espiritual da criança, é necessário não somente
ouvir e falar, isto é, ter seus questionamentos respondidos verbalmente, mas
principalmente, ver exemplos em seus pais e pessoas que a cercam. Mais do que
sermões, os filhos precisam de exemplos como respostas aos seus
44
TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às crianças: um plano por
faixa etária para pais de crianças até doze anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. p. 9.
45
GOLDSMITH, 1995, p. 12,35,39.
46
KLEIN, Remí. A pergunta sob um novo olhar no ensino religioso. In: WACHS, Manfredo Carlos;
FUCHS, Henri Luiz; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (Orgs.). Práxis do ensino
religioso na escola. São Leopoldo: Sinodal, 2007. p. 130.
47
HUGHES apud KLEIN, 2007, p. 131.