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Deus e a responsabilidade do homem. Citado por Franklin Ferreira esses conceitos estão
assim expostos por Agostinho quando ele diz:
Também governa tudo quanto criou, de tal maneira que cada uma de suas criaturas é
dado provocar e dirigir os seus próprios movimentos. E, ainda que nada possam sem
ele, com ele não se confundem. Aquele que é providente e onipotentemente distribui
a cada um o que a cada um convém, sabe muito bem utilizar-se dos bons e dos
maus
28
.
Essa visão teológica do controle de Deus em todos e em tudo desenhada por
Agostinho em linhas gerais é seguida por teólogos durante toda a idade média. Mas foi João
Calvino que sistematizou essa abordagem no século XVI. As Institutas escritas por Calvino
consistem em um manual de instrução cristã, ou, como diria o próprio Calvino, um resumo,
uma “suma”, do ensino doutrinário próprio para a formação de um cristão. No volume III a
doutrina da providência de Deus recebe um capítulo à parte e o título que recebe sua análise é:
“A Predestinação e a Providência de Deus”.
29
Sobre a providência de Deus o que Calvino
mesmo diz em seu sumário parcial é:
Em resumo, a opinião comum é que o mundo, as coisas humanas, os próprios
homens, são governados pelo poder de Deus. Não porém, por uma providência
deliberada, querendo dizer com isso que eles determinam tudo o que há de fazer.
Passo por alto os epicureus (praga da qual o mundo sempre esteve cheio), os quais
imaginam um Deus ocioso, que não se envolve com nada. Semelhantemente outros,
que não estão menos fora de si. Atribuem a Deus a função de governar as coisas que
estão acima dos ares, abandonando o resto à sua própria sorte. Passo por alto porque
as próprias criaturas condenam em alto e bom som essa virulência
30
.
Esta abordagem está capitulada em algumas Teologias Sistemáticas como
Providência ou no contexto dos decretos de Deus. O termo decreto “indica o plano pelo qual
Deus procedeu em todos os seus atos de criação e continuação. Deus tem um plano e isso não
é apenas uma dedução justificada da razão”
31
. Já o termo providência nas palavras de um
renomado expositor Bíblico “vem de duas palavras em latim – pro e vídeo – que juntas,
significam ver adiante, ver de antemão”
32
. À luz desse conceito Deus não apenas sabe o que
se encontra à nossa frente, como também planeja o que há de acontecer no futuro e executa
seu plano com a mais alta perfeição.
O capítulo cinco do Catecismo Maior de Westminster refere-se à providência de
Deus e traz uma resposta a pergunta: “o que são as obras da providência de Deus”? Essa
resposta tem sido abraçada e seguida por todas as denominações de linha reformada: “As
28
FERREIRA, Franklin. Myatt, Alan. Teologia Sistemática. Uma análise histórica, bíblica e apologética para o
contexto atual. São Paulo: Vida Nova, 2007. p. 302.
29
CALVINO, João. As Institutas. São Paulo: Cultura Cristã. 2006. v. III, p. 37-90.
30
CALVINO, 2006. v. III, p. 72, 73.
31
CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos. 2008. v. 1 e 2, p. 248.
32
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. Santo André: Geográfica, 2006. v. II, p. 522.