evangelização das massas em testemunho e não o proselitismo
53
.
A partir de 1953 e até 1960, portanto, dentro dos primeiros sete anos, a obra da
Cruzada firmou-se em São Paulo
54
. Primeiro, estabeleceu-se na capital, penetrando depois
com extrema rapidez, em todas as principais cidades do interior. Como uma poderosa onda,
alcançava Curitiba
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e todo o interior do Paraná, Santa Catarina
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e, ainda que não fosse a
hora, fazia suas tentativas no Rio Grande do Sul.
Ao mesmo tempo, a grande onda se deslocava para o Rio de Janeiro, Espírito Santo,
Minas Gerais e Mato Grosso, já com extraordinário sucesso e derramamento de poder de
Deus. Alcançaria ainda Goiás e uma breve tentativa seria feita no Estado do Amazonas, em
Pernambuco e no Rio Grande do Norte. A partir de 1961, esta onda avolumava-se num
caudaloso rio crescendo cada vez mais, alcançando com maior vigor todo o Estado de São
Paulo, encaminhando-se novamente para o Paraná e, assim, estourando no Rio Grande do
Sul
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com tal ímpeto que fundaram obras simultâneas em Porto Alegre
58
. A Bahia era também
53
ROSA, 1978, p. 40.
54
A primeira tenda e, posteriormente o primeiro templo estavam na capital, bairro Cambuci. Depois a expansão
se deu para o interior; Sorocaba, Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista,
Araraquara, Tupã, Lins e Catanduva (Cf. ROSA, 1978, p. 40-80).
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Rumo ao Sul. Não foi possível fornecer com exatidão a data oficial de chegada da Cruzada em Curitiba. Há
relatos em jornais datando 8/5/1955 e, no livro do Pastor Julio O. Rosa (O Evangelho Quadrangular no
Brasil: Fundação e expansão da Cruzada Nacional de Evangelização) declara que em 18/5/1955 ocorreu a
primeira grande reunião da Cruzada em Curitiba. Quanto à expansão no Estado do Paraná assim se deu:
Curitiba, Ponta Grossa e depois norte velho do Estado, chegando até o Estado de Santa Catarina. (Cf. ROSA,
1978, p. 91-94).
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Na cidade de Joinvile, em 14/8/1956, o incansável Pastor Mariano de Castro implantou a Cruzada, chegando
oficialmente no Estado de Santa Catarina. Em Florianópolis, foi bem particular. Onde hoje se localiza a
cidade de Estreito, era, antigamente, uma missão americana, cujo dirigente era Loren Body. Este missionário
por motivos desconhecidos teve de retornar aos EUA e deixou a construção por terminar, passando a obra
para a Cruzada, doando todo o seu patrimônio também (Cf. ROSA, 1978, p. 105).
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As cidades de Irai e Passo Fundo, em 1959, foram aonde o Pastor Emil chegou ainda novo para iniciar seu
ministério na Cruzada. Além do frio intenso a grande dificuldade eram a língua local, a alemã, que se tornava
agravante ao avanço da Cruzada e o grande número de adeptos à umbanda e candomblé, além dos da
doutrina espírita. Eurípedes Baptista, recém formado no IBQ (Instituto Bíblico Quadrangular) foi para Passo
Fundo e, mesmo com as mesmas dificuldades conseguiu uma pequena casa de tábuas num dos bairros da
cidade. Anos mais tarde a obra estouraria. O problema era que o pastor baiano Adelmo Barbosa que ajudava
em Ponta Grossa, no Paraná alavancou a obra em Porto Alegre. Entrou com programa de rádio e pregou a
cura divina. Firmou-se no bairro Menino Deus, reunindo mais de mil pessoas. Tal foi sua fama que chegou a
ser fotografado entregando ao prefeito de Porto Alegre uma Bíblia. Mas, infelizmente, após adquirir um
grandioso patrimônio, saiu da visão da Cruzada e organizou uma nova denominação. Ao final do ano de 1959
o jovem Gildo de Araújo levou uma tenda a Porto Alegre, montando-a, mas devido a dificuldades financeiras
e outros problemas, retornou a São Paulo. (Cf. ROSA, 1978, p. 106-107).
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Em 1961, a obra de Joinvile possuía seis anos, e seu fundador, Pastor Mariano de Castro retorna a Curitiba,
deixando em Joinvile seu sucessor, o Pastor Ismael Pereira Lago que ali permaneceu por três anos. A igreja
já possuía dez igrejas em toda a cidade. Em 1963, o mesmo Pastor Ismael, depois de permanecer em Joinvile
vai para Porto Alegre como superintendente. Chega a Palmeiras das Missões, habitada quase somente por
índios, depois Irai do Sul, onde ainda existem obras e legados da Cruzada. O Pastor Ismael, e seu ajudante, o
Evangelista Edwino Sniker realizaram uma campanha grandiosa em Passo Fundo por noventa dias, onde
Deus usou grandiosamente, principalmente o Pastor Sniker, a ponto de o prefeito daquela cidade abrir as
portas de seu gabinete aos pastores da Cruzada. São declarações do prefeito: ‘Por que vocês não fazem como
nós políticos? Façam uma tribuna portátil e preguem uma semana em cada bairro’. Foi o que fizeram