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LISTA DE FIGURAS
Fig. 1: La trahison des images, obra de Renné Magritte (1898-1967), pintada em 1928 ........................... 14
Fig. 2: Alquimista, obra do holandês Adriaen van Ostade (1610-1685), pintada em 1661 ........................ 23
Fig. 3: Las meninas, obra do espanhol Diego Velásquez (1599-1660), pintada em 1656 .......................... 35
Fig. 4: O dentista, obra do holandês Jan Victors (1619-1676), pintada em 1654 ....................................... 39
Fig. 5: A operação, obra do flamengo Adriaen Brouwer (1605-1638), pintada em 1630 .......................... 40
Fig. 6: O mestre-escola, obra do já citado pintor Jansz van Ostade (1610-1685), de 1662 ........................ 41
Fig. 7: Escola de aldeia, obra do holandês Jan Steen (1626-1679), pintada em 1662 ............................... 41
Fig. 8: A “árvore de Andry” ...................................................................................................................... 52
Fig. 9: Art de l’écriture, de Diderot e d’Alembert ...................................................................................... 52
Fig.10: Equipamento Writetrue .................................................................................................................. 53
Fig. 11: Texto médico em escrita cuneiforme, registrado por volta do ano 300 a.C .................................. 68
Fig. 12: Derivação do alfabeto latino ......................................................................................................... 69
Fig. 13: Exemplo de escrita na forma boustrophedon na Grécia Antiga .................................................... 75
Fig. 14: Libraire ambulant ......................................................................................................................... 77
Fig. 15: Caderno de caligrafia espanhol do século XIX, utilizado nas escolas e também por calígrafos ... 82
Fig. 16: Escrita espontânea, sem cópia de modelos, proposta por Montessori ........................................... 84
Fig. 17: Materiais montessorianos.............................................................................................................. 85
Fig. 18: Fontes caligráficas mais notáveis entre as correntemente utilizadas até o século XIX ................. 87
Fig. 19: Fonte Garamond. Matrizes tipográficas originais utilizadas por Claude Garamond no século
XVI ............................................................................................................................................................. 89
Fig. 20: Fontes com e sem serifas............................................................................................................... 90
Fig. 21: Fonte Helvetica ............................................................................................................................. 91
Fig. 22: Sala de aula da Escola Primária Caetano de Campos, em São Paulo, 1908, usando a caligrafia
vertical ........................................................................................................................................................ 93
Fig. 23: Capa e exemplo de lição do volume 1 dos cadernos Escrita Brasileira, de caligrafia muscular, de
autoria de Orminda Marques ...................................................................................................................... 96
Fig. 24: Capa e exemplo de lição do manual de Grosso e Bellotti ............................................................. 97
Fig. 25: Anúncio da máquina de escrever elétrica Underwood Standard ................................................... 99
Fig. 26: Anúncio da caneta BIC esferográfica na década de 1960 em revista portuguesa ....................... 101
Fig. 27: Capa do primeiro volume de cada coleção analisada .................................................................. 110
Fig. 28: Instrução sobre letra legível no volume C da coleção No capricho ............................................ 114
Fig. 29: Padrões para classificação de grafias legíveis e ilegíveis em lição da coleção No capricho volume
E ............................................................................................................................................................... 115
Fig. 30: Atividade para desenvolvimento da discriminação visual constante no volume 1 da coleção Assim
se aprende caligrafia ................................................................................................................................ 122
Fig. 31: Exercício de lateralidade, envolvendo a formação da progressão esquerda-direita, do volume
Alfabetização, da coleção Ziguezague ...................................................................................................... 123
Fig. 32: Exemplo de exercício do volume A da coleção No capricho...................................................... 125
Fig. 33: Exemplo de exercício de transparência, para desenvolvimento da estruturação espacial, sugerido
por De Meur e Staes ................................................................................................................................. 126
Fig. 34: Exemplo de exercício de percepção de um modelo em um conjunto, para desenvolvimento da
estruturação espacial, sugerido por De Meur e Staes ............................................................................... 126
Fig. 35: Exemplo de exercício de topologia, para desenvolvimento da estruturação espacial, sugerido por
De Meur e Staes ....................................................................................................................................... 127
Fig. 36: Exercício de transparência, proposto no volume 2 da coleção Ziguezague................................. 127
Fig. 37: Exercício de percepção de modelos em um conjunto, proposto no volume 2 da coleção Marcha
criança ...................................................................................................................................................... 128
Fig. 38: Exercício de topologia, proposto no volume 1 da coleção Assim se aprende caligrafia ............ 128
Fig. 39: Exemplo de atividade que possibilitaria desenvolver a orientação temporal .............................. 129
Fig. 40: Atividades que possibilitariam desenvolver a orientação temporal ............................................ 130
Fig. 41: Exercício para treino de movimentos em onda e em espiral, proposto no volume 1 da coleção
Assim se aprende caligrafia ..................................................................................................................... 133