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aula, como os números do calendário, número de alunos da sala,
número de meninos e meninas, números que indicam valores das
moedas e cédulas, entre outras. Para lidar com eles os alunos utilizam a
contagem sem precisar pensar em dezenas e unidades. A freqüência do
uso desses números possibilita realizarem as primeiras constatações
sobre as regularidades da seqüência numérica e a memorizarem alguns
resultados de cálculo.
Utilizar procedimentos de contagem, correspondência e de estimativa
para identificar quantidades.
Resolver problemas expressos oralmente ou por meio de enunciados
escritos, envolvendo a adição e a subtração, especialmente em
situações relacionadas às idéias de combinação e transformação.
Compreender os conceitos da adição e da subtração, resolvendo
problemas que envolvam estes conceitos, por meio de estratégias
pessoais, fazendo uso de recursos de cálculo mental e estimativa.
Compreender o conceito da multiplicação, resolvendo situações que
trabalhem com agrupamentos de mesma quantidade, como dobros,
triplo, entre outras. . (SÃO PAULO, 2006; p. 46-48)
Os alunos, ao final do 2º ano do Ciclo I, deverão ter desenvolvido
competências para:
Desenvolver um sentido numérico compreendendo o significado de
números pela análise de sua ordem de grandeza.
Identificar, ler e escrever números naturais evidenciando a
compreensão de algumas regras da escrita posicional como a
formação de agrupamentos e o principio aditivo, que permite
escrever o número 574 como 500 + 70 + 4.
Identificar seqüências numéricas e localizar números naturais
escritos com três e quatro dígitos.
Resolver problemas, expressos oralmente ou por enunciados
escritos, envolvendo a adição e a subtração, em situações
relacionadas aos seus diversos significados.
Resolver problemas expressos oralmente ou por enunciados
escritos, envolvendo a multiplicação e a divisão, especialmente em
situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração
retangular.
Expressar verbalmente e por meio de registros os procedimentos de
soluções de um problema, estabelecendo comparação com outros
procedimentos reconhecendo que uma mesma situação problema
pode ser resolvida por diferentes estratégias.
Compreender os conceitos da divisão (repartir quantidades iguais e
determinar quanto cabe).
Resolver cálculos envolvendo adição, subtração, multiplicação e
divisão, por meio de estratégias pessoais, fazendo uso de recursos
como cálculo mental e estimativa.
Resolver cálculos envolvendo adição, subtração, por meio de
estratégias pessoais e pelo uso de técnica operatória convencional.
(SÃO PAULO, 2006; p. 49-51)
FINI (2001) apresenta-nos dados segundo os quais muitos alunos não
conseguem realizar operações básicas nem resolver problemas aritméticos que