Após sua união com Cartola, D. Deolinda passou não só acolhê-lo, como
também a acolher e a cuidar, como a uma criança, dos amigos de Cartola. Noel
Rosa é maior exemplo de sua generosidade:
Ele dormiu várias vezes em minha casa na Mangueira. Me lembro até da gravação de um
disco dele que agente ensaiou na minha casa, porque o conjunto que acompanhou a gravação
era aqui do morro mesmo. Ele tomava umas coisinhas e ficava lá por casa mesmo. Dormia,
almoçava, jantava, ia ficando. Neuma, menos discreta, conta com detalhes o resultado
produzido pelas ―coisinhas‖ que Noel tomava‖. [...] Ele tomava cada porre [...] Até desmaiava
na ponte. Era fraquinho e magrinho. Deolinda descia o morro, pegava ele no colo, levava para
casa. Dava banho [...] depois vestia roupa do Cartola nele e botava na cama pra dormir até
acordar. Deolinda era uma Santa (Idem, ibidem, p. 89).
A frase ―gentileza gera gentileza‖
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se aplica perfeitamente à vida de Cartola.
Para se ter uma idéia do tamanho da generosidade, tanto de Deolinda quanto de
Cartola é fato que, ―no fim dos anos 20 já residiam com o casal, além dos já citados
Ruth e Pau do Mato, uma tia de Deolinda, a tia Júlia, Biela irmão de Cartola, Nélson,
primo de Cartola, Malvadeza, um amigo, e Carmem, mulata jovem e bela que não
tinha onde morar‖ (Idem, ibidem).
Talvez, em passagens como essa, tão singulares da vida de Cartola, seja
possível extrair o sentido verdadeiro de comunidade, delineando um sentimento
particular de pertencimento ao grupo, constituindo, com isso, uma identidade comum
partilhada ou compartilhada em alguns pontos. Paiva (2007), ao citar o filósofo
Richard Rorty, esclarece acerca do conceito de comunidade na atualidade:
Os conceitos possuem intrínseca relação com o contexto histórico e com a sociedade na qual
foram gerados e que, muitas vezes, não representam nada em contextos diferentes. [...] O
conceito de comunidade encontra-se neste limiar, pois está certamente dentre as idéias mais
evocadas na atualidade. [...] Isto porque, se, para os povos do norte, os europeus,
principalmente, a palavra evoca momentos sombrios da sua história, vinculados ao
nazifascismo, para os países do hemisfério sul, sugere uma ordem alternativa de existência,
pensamento e postulado, capaz de engendrar novos e novíssimos formatos de existência [...]
Para nos atermos no Brasil, tem ficado evidente que não existe a sociedade brasileira, e sim
uma pluralidade de contextos existenciais, com escalas diferenciadas de riqueza, pobreza e
miséria, que reivindica a temática do comunitário, mais do que a do societário (Rorty apud
Paiva, 2007, p. 13).
A maneira de ser do mangueirense se distingue e, ao mesmo tempo,
comunga traços com todas as outras comunidades que possuem o samba como
centro de identificações. O samba fará a articulação, forjando a identidade cultural
do grupo. Destaca-se aqui a importância de Cartola que, com seu sentimento
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José Datrino, chamado Profeta Gentileza, (Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917 — Mirandópolis, São
Paulo, 29 de maio de 1996), tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto
no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.