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Quadro 5 - Autoavaliação do apoio especializado proporcionado
aos alunos e aos seus professores.
PSR Depoimentos PSR- para deficientes mentais
PSR-1
Bom, como eu já disse que eu não tenho muito contato com os professores, assim só os
coordenadores, eu avalio um trabalho um pouco deficiente.
[...] eu procuro preencher, dentro do que eles necessitam, fazer o possível para alcançar esse
objetivo que é... [fica sem falar, por uns instantes] Não tenho conseguido da sala comum. Eu
acho que é um pouco deficiente.
PSR-2
Bom, para os meus alunos é um apoio que ajuda bastante, não somente a parte pedagógica,
mas a social também, procuro trabalhar o máximo. Agora para os professores nem tanto, eu
confesso que tem uma deficiência aí. Aqui na escola os professores estão mais próximos,
sempre dou apoio e fico tirando dúvidas. Eu trabalho com oito escolas diferentes, são muitos
professores, não tem como dar conta de todos.
O que eu faço! Converso com o coordenador deles e tento passar alguma orientação.
Mas com os professores eu não estou satisfeita com meu trabalho.
Não seria fracassada, e sim frustrada! Por que é assim, se eu pudesse eu faria assim: são
muitas escolas, eu sentaria com cada professor, com cada disciplina, vamos montar juntos [as
atividades], não dar a receita pronta. Faz isso ou aquilo, não! Se eu pudesse, eu estaria com
cada um, mas não dá, as escolas são longe umas das outras e de difícil acesso.
[...] se eu atendo os professores, eu não atendo os alunos na Sala de Recursos.
[...] Como profissional da Sala de Recursos, não estou satisfeita devido a isso. Gostaria de
atender todos os professores.
PSR-3.1
Dentro do possível, estou sendo boa, eu acredito que sim.
Eu acho que tem muita falha ainda.
Muitas vezes temos que adaptar o material, por exemplo, muitas vezes temos que adaptar
atividades para ele [o aluno] funcionar.
Muitas vezes os professores falam que está sendo bom, a gente faz coisas para que tenha
uma melhora e não fique na mesmice!
Eles comentam em HTPC, ou com a gente que: “Olha professora, o aluno melhorou legal!”
PSR-3.2
Eu avalio assim... Se a criança me dá alguma resposta, não a resposta que eu quero, mas a
resposta que chega mais perto do que eu me propus, se ela [a criança] consegue eu fico toda
contente.
Eu converso, faço o que eu acho que vai ajudar, às vezes eles [os professores] falam, dando
um retorno dizendo que a criança está melhorando, a criança está melhorando com a minha
ajuda. Às vezes eu vejo retorno, um retorno da criança, mas as vezes eu não vejo como está
na sala de aula. Às vezes ela pisca, faz gestos, mas eu às vezes não consegui me comunicar
com ela. Com ela parece que eu não fiz nada. Por outro lado, com a L... já progredi bastante
com ela, às vezes ela consegue fazer uma sequência lógica, consegue reconhecer os iguais,
jogar o jogo da memória. Neste momento é que eu vejo como eu estou trabalhando. Se está
adiantando ou se não está.
Ele [o pai] fica bobo de ver que ela fica aqui sem chorar, ela brinca e faz as atividades e ri.
Muito legal!
PSR-4
Eu acredito que está dentro do que está sendo pedido, do que está sendo falado de inclusão.
Avalio o trabalho como positivo, porque muitas coisas já mudaram na escola, os professores
são efetivos estão desde o início, professores que eram arredios, intolerantes, já estão tendo
outra postura. Sim, às vezes a gente vai falar de uma atividade e eles dizem: “Pra você é
muito fácil, você só tem 15 alunos, mas eu tenho 35 ou 40 alunos. Como você quer que eu
coloque isto para o aluno, eu não tenho tempo na sala para dar atenção para ele
individualizada.”
Legenda: PSR- Professora de Sala de Recursos; SR- Sala de Recursos; DM- dficientes mentais/ deficiência mental