SES
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SES
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Técnicos e consultores externos suficientes com priorização da qualificação deste
quadro por meio de cursos de aperfeiçoamento e especialização (2003-2006) M
Criação de um Núcleo Coordenador do Projeto de Fortalecimento da SES em
Avaliação e de um Núcleo Ampliado composto na sua maioria por profissionais
efetivos, que são capacitados pelo Centro Colaborador (2006)
M M
Financiamento externo (Banco Mundial) para os projetos integrantes da Política
com priorização para o de Fortalecimento da Capacidade Técnica das SES (2005-
2006)
M
SES recebe recursos considerados suficientes para a estruturação institucional e
qualificação dos profissionais envolvidos (2006)
M M
Quantidade e a qualidade dos recursos materiais e equipamentos de informática
insatisfatórias no início (2003)
M
Aquisição de computadores, impressoras, veículos, etc (2006)
M M
Espaço físico insuficiente para a quantidade de técnicos (2003-2008)
M
O projeto proporcionou a melhoria e reestruturação da estrutura física da Atenção
Básica (2006)
M M
Política de Avaliação defendida pelos atores-chave do Ministério da Saúde (2003-
2006) V
Tanto o núcleo coordenador, quanto o ampliado percebem a importância da
política por meio dos cursos e passam a defender as atividades de Monitoramento
e Avaliação (2006)
V V
Investimento de
recursos humanos,
financeiros e materiais
adequados para a
execução das
atividades
Liderança da Coordenação da Política reconhecida pelos pares (2003-2006)
V
Há uma liderança reconhecida na coordenação do Projeto (2006)
V V
Reestruturação da CAA com formalização no Organograma do Ministério da
Saúde (2003)
A
Atividades da Política em consonância com as atribuições institucionais da CAA
(2003-2005)
A
A coordenadora da CAA passa a ser remunerada por contrato - o cargo é
solicitado para outro setor do Departamento de Atenção Básica (2006)
R
Eventos específicos da implantação
Compatibilidade das
atividades da política
com as da instituição
Direção do Departamento da Atenção Básica deixa explícito posição contrária à
algumas atividades da Coordenação da Política - a exemplo do fomento a estudos
e pesquisas avaliativas (2006)
A
Houve formalização dos núcleos ampliado e coordenador de M&A com
representantes de diversas áreas para coordenar e sistematizar as atividades
(2006)
A A
Parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, bem
como com associações profissionais de reconhecido prestígio político e acadêmico
(2003-2006)
A
Os integrantes dos núcleos de M&A passaram por um curso de formação
promovido pelo Centro Colaborador (2006) A A
Liberação dos técnicos da CAA para realização de cursos de aperfeiçoamento e
especialização, além da participação em congressos e outros eventos técnicos e
científicos (2003-2006)
A
Momento de maior autonomia da Coordenação da Política na realização das
atividades programadas (2003-2005)
A
Técnicos da Atenção Básica foram promovidos a posições de maior relevância
pela nova gestão por terem participado das atividades do projeto (2006)
V
Coordenadora de um dos projetos estratégicos da CAA é nomeada Coordenadora
da Política de Avaliação (2006)
A
Incentivos aos atores
organizacionais
envolvidos
Perda de autonomia da Coordenação da CAA que tem suas prioridades voltadas
para funções de controle e regulação da Atenção Básica (2007)
A
O trabalho com o Centro Colaborador, o envolvimento de outras áreas no projeto
e a relação com o Ministério da Saúde possibilitou um trabalho integrado (2006)
V V
Mudança na Gestão do Departamento de Atenção Básica com modificação no
entendimento sobre o papel da Coordenação de Avaliação (2005)
A
Criou-se um grupo paralelo no Planejamento para monitoramento dos indicadores
do Pacto pela Saúde (2007)
A
Houve o acompanhamento dos indicadores do pacto pela saúde junto aos
municípios, além da avaliação da estrutura física das unidades (2006)
R
Diminuição no status de alguns projetos estratégicos como o de Fortalecimento
das SES a partir da mudança da Gestão do Departamento (2005)
A
A solução de continuidade entre a primeira e segunda fase do financiamento
externo faz com que os profissionais se envolvessem em outras atividades e
outros projetos são priorizados (2007)
A A
Com a mudança do gestor estadual há uma valorização do projeto, pelo fato da
Secretária já conhecer a importância do M&A (2007)
V
Eventos mistos da implantação e da sustentabilidade
Adaptação da política
às necessidades da
instituição
Mudança na Coordenação da Política com prejuízo na liderança da mesma (2007)
A Com a mudança do gestor estadual não se consegue colocar a construção
coletiva da proposta metodológica em prática, havendo uma frustração dos
envolvidos (2007)
V
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FELISBERTO, E. Análise da implantação e da sustentabilidade da Política Nacional de Monitoramento e Avaliação – Terceiro Artigo
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