todas as culturas humanas. Andrew Walls conclui: todas as igrejas, inclusive a nossa,
são igrejas de cultura.
227
Todas as culturas dispõem de elementos de libertação e de
empoderamento, bem como forças de dominação e opressão. O
Evangelho que não liberta as pessoas das forças dominadoras e
opressoras de uma cultura é um evangelho unidimensional. Não é
necessária uma ruptura total do passado cultural para que um povo
possa satisfazer as demandas do evangelho. É possível ser africano,
asiático ou latino-americano e ainda assim ser cristão sem o estilo
ocidental pelo qual a maioria recebeu o evangelho. Quando sentem,
experimentam e vivem o poder transformador do evangelho, as
comunidades em diferentes culturas serão motivadas a procurar os
aspectos libertadores e empoderadores da cultura, e desfazer-se dos
aspectos dominadores e opressivos da mesma. A igreja não pode ser
cativa de uma cultura se Jesus é parte dela, com sua constante
mensagem de justiça e compaixão. O evangelho de Jesus, por sua
própria natureza, perturba o que se sente cômodo e consola o aflito.
Portanto, o evangelho e a cultura vivem em uma tensão existencial.
É uma tensão transformadora.
228
Muito se tem falado sobre o resgate da identidade ou da tradição metodista como
caminho necessário para (re)pensar a missão da Igreja Metodista em nossos dias. Diferentes
verbos – recriar, refundar, reler, renovar, ressignificar etc – apontam para uma questão que é
comum a todos: há na tradição metodista experiências e conhecimento acumulados que
ainda podem inspirar a missão da igreja, especialmente quanto à sua vocação pública. A
memória torna possível um tempo novo, pode “tranqüilizar as águas revoltas do presente
alargando suas margens”. Numa linguagem contextualizada, é possível afirmar que Wesley
viveu na dimensão do cuidado, palavra que em sua origem etimológica tem o sentido de
‘cogitar, pensar, colocar atenção, mostrar interesse, revelar uma atitude de desvelo e
preocupação’, sem incorrer no risco da negligência – falta de atenção, desleixo, negligência
e inércia – diante do outro.
229
Estamos diante de uma situação tão nova que exige de todos nós o
mesmo rigor e compromisso espiritual, intelectual e pastoral que
Wesley teve em seus dias. Não se trataria, portanto, de querer imitar
ou reproduzir Wesley e o seu movimento, mas sim ter uma efetiva
espiritualidade que responda aos desafios do mundo de hoje, e,
assim como o grande gênio wesleyano, descobrirmos novos
caminhos teológicos para respaldar uma espiritualidade que nos
227
Citações de Glory E. DHARMARAJ, In: Conceptos de misión. New York: Unidad de Comunicaciones de la
Junta de Ministerios Globales de la Iglesia Metodista Unida, 2001.
228
DHARMARAJ, Glory. Conceptos de misión, p. 43-4.
229
CASTRO, Clovis Pinto de. Viver na dimensão do cuidado. Caminhando, nº 12, p. 272-5.