111
Jackson Pollock
87
(1912-1956), Giorgio Morandi
88
(1890-1964), René Magritte
89
(1898-1967), Calder e Torres-Garcia
90
(1874-1949). Entre os brasileiros, foram
convidados: Portinari, Segall, Victor Brecheret
91
(1894-1955), Di Cavalcanti, Bruno
Giorgi
92
(1905-1993), Lívio Abramo, Maria Martins
93
(1900-1973) e Oswaldo Goeldi
94
(1895-1961).
A tendência desta exposição era voltada para o abstracionismo, Portinari
participou apenas como convidado, a arte abstrata não era preferida por ele, seu
trabalho era voltado abertamente para a figuração humana ou social.
Candido Portinari retratou várias temáticas e tendências artísticas durante sua
vida em suas diversas obras. Ele expressou seus sentimentos em relação às
práticas políticas vivenciadas em sua época, tratou de assuntos sociais e cotidianos
da vida simples e das pessoas comuns, assim como também das questões
percebidas com realidade pela maior parcela da população brasileira, o trabalhador,
as crianças, enfim o tema que no presente permite refletir sobre seu campo de
atuação crítica em suas obras.
Portanto, tendo experienciado várias influências artísticas, passou por várias
fases distintas, como o Academicismo, Cubismo e Expressionismo, utilizando todas
as técnicas de pintura e suportes possíveis. Suas obras propiciaram elucidar
situações de produções artísticas voltadas para a razão do ser ideológico e social,
86
Alberto Giacometti (1901-1966) foi artista suíço que se distinguiu pelas suas esculturas e pinturas surrealistas.
87
Jackson Pollock (1912-1956) foi um importante pintor dos Estados Unidos da América e referência no
movimento do expressionismo abstrato.
88
Giorgio Morandi (1890 1964) foi um importante pintor italiano. Ficou conhecido por sua precisão na pintura de
natureza morta.
89
René François Ghislain Magritte (1898-1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas, Em 1926
produziu sua primeira pintura surrealista, Le jockey perdu, tendo sua primeira exposição apresentada no ano
seguinte. Com tendência para o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas
precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico.
90
Joaquín Torres García foi um artista uruguaio, em uma variedade de meios de comunicação e da arte teórico,
também conhecido como o fundador da Construtivo Universalismo.
91
Victor Brecheret (1894-1955). Escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É
responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que
costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista".
92
Bruno Giorgi (1905-1993) foi escultor e professor brasileiro. Em São Paulo, no ano 1939, trabalhou com os
artistas do Grupo Santa Helena e participou do grupo Família Artística Paulista. A convite do ministro Gustavo
Capanema, em 1943, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde instalou ateliê na Praia Vermelha, e deu aulas,
entre outros, para Francisco Stockinger.
93
Maria Martins (1900-1973) foi uma escultora brasileira, influenciada pelo surrealismo, as suas obras foram
reconhecidas internacionalmente, possuindo obras no Museu de Arte Moderna da Filadélfia e no Museu
Metropolitano de Nova Iorque. No Brasil foi considerada a melhor escultora brasileira da Bienal de São Paulo em
1955
.
usou a terracota, o mármore, a cera polida e o bronze como matérias-primas.
94
Oswaldo Goeldi (1895-1961) foi desenhista, ilustrador, gravador e professor brasileiro. A partir de 1923
dedicou-se intensamente à xilogravura e fez ilustrações para revistas, livros e periódicos. Consolidado como
ilustrador, expôs na 25ª Bienal de Veneza, em 1950, e ganhou o Prêmio de Gravura da 1ª Bienal Internacional de
São Paulo, em 1951. Sua carreira como professor começou em 1952 e, após três anos, passou a ensinar
xilogravura na Escola Nacional de Belas Artes.