165
Justificar a menção. Exemplificar.
31
Criação de condições para aprendizagem de ciências, particularmente da
Química, como processo de produção cultural do conhecimento, valorizando a
história e a filosofia das ciências.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
32
Tratamento da história da ciência integrado à construção dos conceitos
desenvolvidos, evitando resumi-la a biografias de cientistas ou a descobertas
isoladas.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
33
Abordagem adequada de modelos científicos, evitando confundi-los com a
realidade.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
34
Abordagem adequada da metodologia cientifica, evitando apresentar um suposto
Método Científico como uma seqüência rígida de etapas a serem seguidas.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
35
Proposição de atividades que favoreçam formação de espírito investigativo,
como atividades em que os alunos levantem hipóteses sobre fenômenos naturais
e desenvolvam maneiras de testá-las, ou em que utilizem evidências para julgar
a plausibilidade de modelos e explicações.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
36
Estímulo ao uso do conhecimento científico como elemento para a compreensão
dos problemas contemporâneos, para a tomada de decisões e a inserção dos
alunos em sua realidade social.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
37
Proposição de discussões sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e
Sociedade, dando elementos para a formação de um cidadão capaz de apreciar
criticamente e posicionar-se diante das contribuições e dos impactos da Ciência
e da Tecnologia sobre a vida social e individual.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
C.4. ASPECTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
38
Abordagem crítica das questões de gênero, de relações étnico-raciais e de
classes sociais.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
39
Promoção positiva das minorias sociais.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
40
Incentivo a uma postura de respeito ao ambiente, tanto no que se refere à sua
conservação quanto à maneira como os seres vivos são retratados.
Quanto ao aspecto acima, a obra é avaliada como: O ( ) B ( ) R ( ) I ( )
Justificar a menção. Exemplificar.
Apresentação das questões ambientais de forma realista e equilibrada, evitando
posturas alarmistas e catastróficas.