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política, social, cultural e ambiental. Cabe aqui ressaltarmos que a eqüidade, como
um dos pilares do estado de bem-estar social, cujo objetivo é diminuir
desigualdades, deve ser diferenciada de uma simples igualdade, baseada em uma
espécie de “rateio social”. O entendimento deve ir mais além, do tipo tratar os
desiguais de forma desigual, considerando que as pessoas não são iguais e têm
diferentes necessidades, principalmente quando falamos da infância e da família.
Neste contexto destacamos a importância das políticas no desenvolvimento
da primeira infância, compreendendo serviços e ações voltadas para o crescimento
físico e intelectual de crianças em seus primeiros anos de vida, que vai de 0 aos 6
anos. Esses procedimentos incluem creche, pré-escolas, visitas domiciliares por
profissionais treinados, serviços de saúde, nutrição, educação dos pais e das
crianças e orientação à comunidade. Investir nestas intervenções, logo no início da
vida, traz como resultado o bem-estar físico, mental, social, e econômico, durante a
infância, adolescência e a fase adulta.
Conforme Relatório do Banco Mundial nº. 22.841-BR, de abril de 2002,
intitulado Desenvolvimento da Primeira Infância; Foco sobre o Impacto das Pré-
Escolas, estudos baseados em experiências internacionais demonstram que ações
no desenvolvimento da primeira infância produzem resultados e benefícios como:
melhor nutrição e saúde; índices de inteligência mais altos; maiores índices de
matrícula; menos repetência; menores índices de evasão; e maior participação de
mulheres na força de trabalho. Comprovações científicas também colaboram
apontando para a primeira infância como fase de desenvolvimento de grande parte
do potencial mental que terá na fase adulta, significando, desta feita, um horizonte
de oportunidades para esses futuros cidadãos.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em seu
expediente sobre a “situação mundial da primeira infância em 2008 – Caderno
Brasil”, a atenção integral nessa faixa etária tem influencia no sucesso escolar, no
desenvolvimento de fatores de resiliência
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e auto-estima. Fatores importantes e
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Termo originário da física – metalurgia, que expressa a capacidade que um material tem de suportar grandes
impactos de temperatura e pressão. Podemos dizer, de forma metafórica, que é a capacidade do indivíduo de
vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam.