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individualmente quanto como representantes de diversas comunidades de surdos.
Assumi, durante a pesquisa, meu posto de líder necessário para este início de
caminhada, e dignificando tal posto, estive atenta às suas vozes. Tenho estes
participantes, como futuros donos da ELiS, posse que poderá ser assumida assim que
começarem a utilizá-la em suas vidas.
Esta tese, resultado de minha pesquisa com a ELiS, é apresentada em 6
capítulos. No primeiro capítulo, a Introdução, delimito o escopo da pesquisa. No
segundo, o Referencial Teórico, contextualizo a ELiS no universo do alfabeto e traço
uma relação entre os modelos de educação de surdos com o uso de escritas de línguas
de sinais. O terceiro capítulo, A ELiS, é onde apresento sua estrutura detalhadamente,
além de um estudo comparativo multilingüe para a justificativa de um dos parâmetros
da ELiS, a Configuração de Dedos. Ainda neste capítulo, trago o possível uso da ELiS
na organização de um dicionário alfabético em língua de sinais.
No quarto capítulo, a Metodologia, apresento a orientação metodológica desta
pesquisa, bem como as situações de coleta de dados e os instrumentos utilizados.
Devido à escolha metodológica que fiz, a Fundamentação de Teoria (Grounded
Theory), toda a tese é apresentada em primeira pessoa. Dentro desta metodologia, o
lugar de onde o autor ‘fala’ é fundamental na compreensão profunda do que se está
argumentando. Este lugar não é apenas seu lugar teórico, pois este já é o resultado de
uma escolha orientada pelo lugar em que se encontra o pesquisador, decorrente de
toda a sua trajetória de vida. Isso justifica esta apresentação desmesuradamente
pessoal e o uso da primeira pessoa do discurso ao longo de toda a tese. O recurso do
uso da primeira pessoa foi básico para que eu assumisse minha própria voz, e
reafirmasse, o tempo todo, que quem teve tal ou qual experiência, ou ponto de vista,
ou decisão, fui eu, com todas as minhas circunstâncias, e não uma voz científica
neutra, despersonificada, desprovida de afetividade.
O quinto capítulo, Análise de Dados, contém a maior parte das reflexões que
pude fazer, juntamente com os participantes da pesquisa, sobre o uso da ELiS como
sistema de escrita da LIBRAS. É nesta parte que mostro exemplos de textos em
LIBRAS/ELiS elaborados durante o curso ELiS, que foi minha pesquisa de campo, e
analiso, dentro dos dados, as categorias que emergiram na pesquisa, a saber,
legibilidade, produtividade, relevância e eficácia.
No sexto e último capítulo, Conclusão, trago um resumo dos principais
pensamentos que foram desenvolvidos ao longo da tese.