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até os dias de hoje: o governo brasileiro ainda tem que recorrer ao sistema de Cota
de Tela para garantir a exibição de filmes nacionais durante 28 dias por ano
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.
Seria ingênuo supor que esta dominação de mais de um século não teve
efeitos culturais e ideológicos: o cinema e seu forte potencial propagandístico
seguramente contribuíram de mais de um modo para a expansão e solidificação, no
Brasil, dos ideais e do modus vivendi norte-americano.
2.2.3 Cinema, cultura
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e ideologia
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Que os meios de comunicação de massa exercem uma enorme influência nas
sociedades modernas não é novidade. Theodor Adorno e Max Horkheimer, filósofos
da Escola de Frankfurt
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, cunharam a expressão “indústria cultural” na obra Dialética
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Para garantir a circulação de obras audiovisuais produzidas no Brasil, o governo brasileiro criou o
sistema de Cota de Tela (implementado em 1934 e modificado por vários decretos desde então). Este
sistema é um mecanismo de proteção da produção nacional em face da cinematografia estrangeira
comercialmente hegemônica. Pelo Decreto Nº 6.711, publicado dia 26 de dezembro de 2008 no
Diário Oficial da União, o número de dias para exibição obrigatória de filmes nacionais nas salas de
cinema em 2009 permanecerá o mesmo em comparação aos anos de 2007 e 2008, ou seja: cada
cinema do país deverá exibir filmes nacionais de longa metragem no mínimo durante 28 dias do ano.
(Fonte: http://www.ancine.gov.br/templates/htm/ancine_portal/informativo/N20/informativo_n20_2008).
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Cultura, em um sentido amplo, inclui todas as influências que afetam o modo de pensar e os
padrões de comportamento de um grupo: os valores, ideologias, normas, linguagem, crenças e
práticas que caracterizam uma unidade social (LAKATOS, 1999).
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O conceito de ideologia é extremamente complexo e foi definido de diferentes formas por
diferentes estudiosos – Lênin, Lukács, Gramsci e Althusser, para citar alguns, desenvolveram
conceitos que emanam de Marx e Engels (que identificaram a ideologia com a separação que se faz
normalmente entre o universo das idéias – a produção de idéias – e as condições sociais e históricas
em que estas são produzidas - o mundo material, à realidade humana). Segundo a filósofa brasileira
Chauí (1980), a ideologia segundo a concepção marxista é um instrumento de dominação de classe,
pois a classe dominante faz com que suas idéias passem a ser as idéias de todos: ordenadas como
representações das normas e regras e como algo separado das condições materiais e da realidade
da existência.
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A Escola de Frankfurt foi uma das mais influentes tendências filosóficas e de teoria sociológica do
século XX (com nomes como Horkheimer, Adorno, Benjamin, Marcuse, Fromm, Habermas, Neumann
e Kirchheimer), surgida da iniciativa de um grupo de filósofos e cientistas sociais alemães que
formaram, em 1923, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt. Associada diretamente à Teoria
Crítica da Sociedade, que propõe um exame crítico da sociedade em seus aspectos econômicos,
culturais e de produção de conhecimento: conceitos como "indústria cultural" e "cultura de massa"
emergiram daí. Apesar de ter surgido com inspiração marxista, os filósofos da escola, foram críticos