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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
MESTRADO EM GEOGRAFIA
A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR DE SALUBRIDADE AMBIENTAL
ISA COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO APLICADO À
CIDADE DE AQUIDAUANA/MS
RICARDO MIRANDA DOS SANTOS
AQUIDAUANA/MS
SETEMBRO DE 2008
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RICARDO MIRANDA DOS SANTOS
A UTILIZAÇÃO DO INDICADOR DE SALUBRIDADE AMBIENTAL
ISA COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO APLICADO À
CIDADE DE AQUIDAUANA/MS
Dissertação apresentada à Banca Examinadora do
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em
Geografia, em nível de Mestrado, área de
concentração em Planejamento e Gestão
Ambiental, da Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, como
requisito para a obtenção do título de Mestre em
Geografia, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo
Henrique Gentil Pereira.
AQUIDAUANA/MS
SETEMBRO DE 2008
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DEDICATÓRIA
À minha mãe, Alda Miranda dos Santos, pelo
apoio, carinho e orações.
Ao meu pai, Dalton Pereira dos Santos (in
memoriam), por ter sempre me incentivado e
deixado como herança seus valores e sabedorias.
Aos meus irmãos, Ana Paula Miranda dos Santos
e Luiz Henrique Miranda dos Santos.
AGRADECIMENTOS
À minha família, que tanto me dá força, apoio e estímulo na caminha da vida.
Aos amigos de Tupã: Ana Maria, Caren, Marcelo, Shalimar, Silmara e, em especial, à
Sandra e ao Marcello.
Aos amigos de Aquidauana: Greice, Lucimar, Waleska, Priscila, Georgina, João
Cândido, João Lúcio, Luiz Thiago, Emerson, Mauro e Marcos.
Às amigas Elionete de Castro Garzoni e Elisângela Martins de Carvalho, pelo apoio
recíproco na jornada chamada Mestrado.
Aos amigos de Mestrado: Karina e José Carlos.
À Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul S.A. SANESUL, que por meio
do escritório do Município de Aquidauana, gentilmente cedeu informações que levaram a
atingir o objetivo proposto.
Ao Professor Ricardo Henrique Gentil Pereira, pelas orientações e paciência durante a
realização deste trabalho.
Ao Professor André Luiz Pinto pelas valiosas contribuições.
Aos auxiliares de Pesquisa, Ana Carla Galhardi, Ana Maria da Conceição de Lima,
André Pereira de Souza, Aparecida Alessandra O. Faria, Denis de Oliveira Luiz, Eliane
Mendes de Souza, Joana da Silva Calman Rodrigues, José Emídio de Araujo Soares, Lêucia
de Lima Almeida, Odnei Ortiz Ferreira, Patrícia Martins de Oliveira, Rosemeire Barbosa M.
dos Santos, Rosemere Aparecida Fortes Bessa da Silva, Samara Maidana Areco, Simára
Caetano de Freitas Dias, Sérgio Viera do Nascimento, Tatiane Córdova, Zilda Lafaiete Silva
Rocha, Mônica Triani Krisel, Terezinha Ramires Franco Pinheiro e Vitor José Maia Lellis.
À secretaria de Mestrado em especial á Danielli e Aparecida Alessandra.
Ao Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul, Campus de Aquidauana, Unidade II.
À Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado
de Mato Grosso do Sul FUNDECT, por financiar e acreditar na pesquisa.
E principalmente a Deus pela iluminação e proteção.
Não me digam que não podem...
Tem um mundo que só está
esperando você dizer SIM
Tony Melendez
RESUMO
A utilização de indicadores ambientais como ferramenta de diagnóstico e de monitoramento
pode ser considerada um meio eficaz de promover políticas públicas nas áreas de saneamento
e proteção ambiental. A presente pesquisa foi realizada na área urbana do município de
Aquidauana/MS visando avaliar com maior detalhe o conjunto das condições de saneamento
propícias à saúde pública, bem como os problemas e as lacunas. Os dados utilizados são do
censo demográfico de 2000 do IBGE, questionário aplicado à empresa de abastecimento de
água e esgotamento sanitário a (SANESUL), entrevistas aos setores censitários, visitas a
campo e demais instituições que pudessem fornecer dados para a pesquisa. O objetivo foi
demonstrar que é viável a utilização de indicadores para auxiliar o planejamento na obtenção
de informações necessárias para orientar os administradores públicos a tomarem decisões e a
diagnosticar a salubridade ambiental da área urbana de Aquidauana/MS. Para tanto, utilizou-
se o modelo adaptado dos Indicadores de Salubridade Ambientais ISA, desenvolvido pelo
Conselho Estadual de Saneamento do Estado de São Paulo, e o modelo de drenagem urbana
do trabalho de Batista 2005, dentro do formato apropriado para compor o ISA. Apesar de
alguns indicadores não terem cumprido seus objetivos de forma satisfatória, foi possível
apontar os principais problemas e analisar a salubridade dos setores censitários da área urbana
de Aquidauana. Conclui-se que o ISA para o município de Aquidauana foi considerado de
Média Salubridade, com pontuação de 55,83 pontos. Desta forma, os administradores
municipais possuem um longo caminho a percorrer na construção de um ambiente saudável
que atinja a condições adequadas de saneamento.
Palavras chave: Planejamento, Indicadores, Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário e
Drenagem Urbana.
ABSTRACT
The utilization of environmental indicators as tools of diagnosis and monitoring can be
considered an effective way to promote public policies in the areas of sanitation and
environmental protection. The present research was carried out in the urban area of
Aquidauana/MS intending on evaluating with more details the set of sanitary conditions
propitious for public health, as well as the problems and lacunas. The data utilized were taken
from the IBGE (National Census Bureau, or Brazilian Institute of Geography and Statistics)
2000 Demographic Census, from questionnaire applied to the Company of Water Supply and
Sanitary Exhaustion (SANESUL), interviews done with census sectors, visits to the field and
to other institutions that could provide data for the research. The objective was to demonstrate
that it is viable to use indicators to help the planning in the acquisition of the necessary
information in order to guide public administrators through making decisions and diagnosing
the environmental health of the urban area of Aquidauana/MS. For this, it was used the
adapted model of the Environmental Health Indicators ISA, developed by São Paulo’s State
Council of Sanitation, and the model of urban drainage from the work of Batista 2005, in the
appropriate format to compose the ISA. In spite of not having objectives being reached by
some indicators in a satisfactory way, it was possible to show the main problems and analyze
the health of the census sectors of the urban area of Aquidauana. It can be concluded that the
ISA to the city of Aquidauana was considered of Medium Health Condition, scoring 55.83
points. This way, the city administrators have a long way to go through in order to build a
healthy environment that reaches adequate conditions of sanitation.
Key Words: Planning, Indicators, Water supply, Sanitary Exhaustion and Urban Drainage.
LISTA DE FIGURAS
Figura 01. Localização da área urbana de Aquidauana no Brasil, no Estado de
Mato Grosso do Sul e na área total do município......................................................
20
Figura 02. Esquematização simplificada do enfoque sistêmico do planejamento....
26
Figura 03. Fluxograma das etapas de planejamento em recursos hídricos...............
28
Figura 04. Esquematização do planejamento: partir de uma situação inicial para
uma situação planejada a fim de atingir os objetivos estabelecidos..........................
32
Figura 05. Organograma do Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil...
38
Figura 06. Fluxograma sobre os atores e agentes de um processo de
planejamento..............................................................................................................
43
Figura 07. Formação de índice composto por aglutinação de três indicadores
simples.......................................................................................................................
71
Figura 08. Visualização das informações por setor censitário do software do IBGE
ESTATCART........................................................................................................................
82
Figura 09. Mapa de localização dos setores censitários do IBGE (2000) da área
urbana do Município de Aquidauana/MS..................................................................
83
Figura 10. Mapa de Localização da rede de Abastecimento de água da área
urbana de Aquidauana MS......................................................................................
104
Figura 11. Espacialização do Indicador de Abastecimento de Água para a área
urbana de Aquidauana/MS.........................................................................................
109
Figura 12. Mapa de localização da rede de esgoto da área urbana de
Aquidauana/MS.........................................................................................................
111
Figura 13. Espacialização do Indicador de Esgotos Sanitários na área urbana do
município de Aquidauana/MS...................................................................................
118
Figura 14. Mapa de localização das bocas-de-lobo da cidade de Aquidauana/MS..
120
Figura 15. Setor 06 bueiro localizado na Rua Candido Mariano...........................
121
Figura 16. Setor 02 bueiro localizado na Rua Cassemiro Bruno...........................
121
Figura 17. Setor 23 bueiro localizado na Rua Ovídio Costa..................................
121
Figura 18. Setor 11 bueiro localizado na Rua dos Ferroviários.............................
121
Figura 19. Setor 01 bueiro localizado na Rua Assis Ribeiro.................................
122
Figura 20. Setor 01 bueiro localizado na Rua Antonio João.................................
122
Figura 21. Setor 07 bueiro localizado na Rua 07 de Setembro..............................
122
Figura 22. Setor 07 bueiro localizado na Rua 07 de Setembro..............................
122
Figura 23. Setor 11 bueiro localizado na Rua Pandia Calogeras...........................
122
Figura 24. Setor 11 bueiro localizado na Rua Estevão Alves Correa....................
122
Figura 25. Setor 28 bueiro localizado na Rua 13...................................................
123
Figura 26. Setor 11 bueiro localizado na Rua Irmãos Diacopulos........................
123
Figura 27. Mapa dos tipos de pavimentação na área urbana do Município de
Aquidauana/MS.........................................................................................................
125
Figura 28. Rua dos Ferroviários no Setor 02 na área urbana do município de
Aquidauana/MS.........................................................................................................
127
Figura 29. Rua Otávio Pereira no Setor 03 na área urbana do município de
Aquidauana/MS.........................................................................................................
127
Figura 30. Rua Francisco de Castro setor 07 na área urbana do município de
Aquidauana/MS.........................................................................................................
127
Figura 31. Rua do Brejo no setor 28 na área urbana do município de
Aquidauana/MS.........................................................................................................
127
Figura 32. Localização da Rua João Dias no setor 11..............................................
128
Figura 33. Localização da Rua Delfino Alves Correa no setor 12...........................
128
Figura 34. Avenida 11 de Outubro no setor 17 ........................................................
128
Figura 35. Rua Número 13 no setor 15.....................................................................
128
Figura 36. Rua Cecília Maria de Arruda no setor 22................................................
129
Figura 37. Rua Oscar Trindade de Barros no setor 32..............................................
129
Figura 38. Espacialização do Indicador de Drenagem Urbana na área urbana do
Município de Aquaidauana/MS.................................................................................
130
Figura 39. Espacialização do Indicador Sócio-Econômico na área urbana do
município de Aquidauana/MS...................................................................................
143
Figura 40. Espacialização do Indicador de Salubridade Ambiental ISA da área
urbana do Município de Aquidauana/MS..................................................................
147
LISTA DE QUADROS
Quadro 01. Etapas do planejamento dos recursos hídricos e suas características e
definições..................................................................................................................
30
Quadro 02. Fatores que interferem na definição da qualidade ambiental urbana...
44
Quadro 03. Padrões históricos de gerenciamento dos recursos hídricos................
58
Quadro 04. Interações entre os problemas na área de recursos hídricos e seu
gerenciamento e administração, relacionadas a aspectos de produção econômica e
abastecimento humano.........................................................................................................
68
Quadro 05. Indicadores Ambientais adaptados para a pesquisa.............................
84
Quadro 06. Critérios de aplicação dos sub-indicadores do Indicador de Abastecimento
de Água Iab
,
componente do ISA.....................................................................................
86
Quadro 07. Pontuação do Indicador da Qualidade de Água Distribuída............................
87
Quadro 08. Pontuação do Indicador de Saturação do Sistema Produtor Qualidade de
Água Distribuída Issa........................................................................................................
87
Quadro 09. Critério de Aplicação do Indicador de Esgotamento Sanitário Ies...............
88
Quadro 10. Faixa populacional para classificação do Indicador de Cobertura de Coleta
de Esgotos Ice....................................................................................................................
89
Quadro 11. Faixa populacional para classificação do Indicador de esgotos tratados e
tanques sépticos Ite............................................................................................................
89
Quadro 12. Faixa populacional do Indicador de Saturação do Tratamento de Esgotos
Ise.........................................................................................................................................
90
Quadro 13. Critério de aplicação do Indicador de Drenagem Urbana Idu......................
91
Quadro 14. Classificação adotada para o Indicador de Drenagem Urbana........................
92
Quadro 15. Critério de classificação para o Indicador de Recursos Hídricos Irh............
94
Quadro 16. Classificação do Indicador de Disponibilidade dos Mananciais Idm...........
95
Quadro 17. Pontuação do Indicador de Fontes Isoladas Ifi.................................
95
Quadro 18. Critério de aplicação do Indicador Sócio econômico Ise..............................
96
Quadro 19. Situação da salubridade por faixa de situação de acordo com a pontuação.....
97
LISTA DE TABELAS
Tabela 01. Posição dos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda no
ranking do IDHM.......................................................................................................
78
Tabela 02. Resultados do Indicador de Cobertura de Água Ica, por setor censitário do
Município de Aquidauana/MS...............................................................................................
101
Tabela 03. Formas de abastecimento de água nos Setores Censitários 17, 18 e 23 do
Município de Aquidauana/MS...............................................................................................
101
Tabela 04.Quantidade mínima de análises a ser realizada pela empresa de saneamento e a
quantidade de análise realizada para uma população de 35.436 habitantes da área urbana
de Aquidauana (MS)..............................................................................................................
106
Tabela 05. Resultado do Indicador de Abastecimento de Água - I
ab
para a área
urbana do Município de Aquidauana/MS para o ano de 2007...................................
108
Tabela 06. Resultados do Indicador de Cobertura de Coleta de Esgoto Ice por setores
censitários da área urbana do município de Aquidauana/MS................................................
112
Tabela 07. Porcentagem de domicílios urbanos atendidos por rede geral, por fossa
Séptica e por outras formas de destino do esgoto na área urbana do município de
Aquidauana/MS.....................................................................................................................
113
Tabela 08. Pontuação de acordo com a faixa populacional do Indicador de Cobertura de
Coleta de Esgoto Ice...........................................................................................................
114
Tabela 09. Resultado do Indicador de Esgotos Tratados para os setores
censitários a área urbana do município de Aquidauana/MS......................................
116
Tabela 10. Resultado do Indicador de Esgotos Sanitário Ies para os setores censitários
da área urbana do município de Aquidauana/MS..................................................................
117
Tabela 11. Resultado do Indicador de Inundação e/ou Alagamento por setores censitários
da área urbana do Município de Aquidauana/MS..................................................................
123
Tabela 12. Resultado do Indicador de presença ou ausência de pavimentação de ruas I
rp
por setores censitários da área urbana do município de Aquidauana/MS..............................
124
Tabela 13. Resultado do Indicador de defeitos nas ruas por setores censitários na área
urbana de Aquidauana/MS.....................................................................................................
126
Tabela 14. Resultado final do Indicador de Drenagem Urbana Idu por setor censitário
da área urbana do município de Aquidauana/MS..................................................................
129
Tabela 15. Índice de alfabetização por setores censitários do Município de
Aquidauana/MS.....................................................................................................................
134
Tabela 16. Resultado do Indicador de Educação de acordo com a faixa populacional por
pessoas responsáveis pelos domicílios nos setores censitários da área urbana do
Município de Aquidauana/MS...............................................................................................
135
Tabela 17. Índices de alfabetização por pessoas residentes com 5 anos de idade ou mais...
135
Tabela 18. Porcentagem de pessoas responsáveis por domicílios com renda até 3
salários mínimos por setores censitários da área urbana do Município de
Aquidauana/MS.........................................................................................................
137
Tabela 19. Resultado do Indicador de Renda Média por setor censitário do Município de
Aquidauana/MS.....................................................................................................................
138
Tabela 20. Pontuação do Indicador de Distribuição de Renda com até 3 salários mínimos
e renda média por setor censitário da área urbana do Município de Aquidauana/MS...........
139
Tabela 21. Resultado do Indicador de Renda por setor censitário da área urbana do
Município de Aquidauana/MS...............................................................................................
140
Tabela 22. Resultado do Indicador Sócio Econômico por setor censitário da área urbana
do Município de Aquidauana (MS).......................................................................................
141
Tabela 23. Resultado Final do ISA para área urbana do Município de Aquidauana/MS.....
144
LISTA DE GRÁFICOS
Gráfico 1a. Abastecimento de água por rede geral domicílios com canalização na
propriedade ou em pelo menos em um cômodo no Setor 17 e 1b - Abastecimento de
água por poços ou nascentes domicílios com canalização na propriedade ou em
pelo menos em um cômodo no Setor 17.........................................................................
102
Gráfico 2a. Abastecimento de água por rede geral domicílios com canalização na
propriedade ou em pelo menos em um cômodo no setor 18 e 2b - Abastecimento de
água por poços ou nascentes domicílios com canalização na propriedade ou em
pelo menos em um cômodo no setor 18.........................................................................
103
Gráfico 3a. Abastecimento de água por rede geral domicílios com canalização na
propriedade ou em pelo menos em um cômodo no setor 23 3b - Abastecimento de
água por poços ou nascentes domicílios com canalização na propriedade ou em
pelo menos em um cômodo no setor 23.........................................................................
103
Gráficos 04. Evolução da oferta e demanda de água para a cidade de
Aquidauana/MS pela empresa de Saneamento...............................................................
107
Gráficos 05. Faixa de rendimentos de pessoas responsáveis pelos domicílios no
Setor Censitário 07, da área urbana do Município de Aquidauana/MS.........................
140
21
Figura 01 Localização da área urbana de Aquidauana no Brasil, no Estado de Mato Grosso do Sul e na área total do município.
68
Quadro 04. Interações entre os problemas na área de recursos hídricos e seu gerenciamento e administração, relacionadas a aspectos de produção econômica e
abastecimento humano.
Problemas na área de recursos
hídricos
Manifestações físicas diretas e
indiretas
Implicações para o gerenciamento
Implicações para a organização e
administração
Erosão e sedimentação: produz
perdas econômicas (pesca,
hidroeletricidade e capacidade de
reserva)
Aumento da sedimentação em rios e
represas. Resultado: mau
gerenciamento do sistema terrestre
Ausência de planejamento e
gerenciamento adequado: e de
programas de proteção e restauração
e ajuda técnica
Múltiplas agências de controle e
falta e articulação em nível de
bacias hidrográficas, ações não
coordenadas
Enchentes: perdas econômicas em
agricultura, residuárias e de infra-
estrutura
Aumento dos picos de enchentes, em
razão da ocupação das várzeas, e
aumento da taxa de sedimentação do
sistema. Mistura de águas residuárias e
águas de enchentes
Deficiência no gerenciamento das
bacias, falta de controle do sistema
terrestre, mais práticas agrícolas,
ausência de sistema de alerta a
enchentes.
Ausência de articulação
institucional e a consideração das
enchentes como um problema mais
amplo de gerenciamento integrado
institucional
Irrigação: perdas econômicas para a
agricultura, manejo florestal,
disponibilidade doméstica e
industrial da água. Ameaças à saúde
humana
Uso excessivo da água para irrigação.
Facilidades de drenagem inadequadas.
Redução do fluxo de águas de
superfície.
Deficiência ou ausência de
gerenciamento em irrigação ou uso
excessivo de águas subterrâneas
Falta de articulação institucional
especialmente no gerenciamento da
irrigação
Desequilíbrio: entre suprimento e
demanda, limitando o
desenvolvimento econômico
Variabilidade da precipitação: causa
incerteza no suprimento e limita
atividades agrícolas
Dificuldade no gerenciamento das
bacias.Incapacidade de previsão dos
picos de precipitação e seca ausência
de banco de dados confiável
Responsabilidades diluídas por
várias agências
Poluição das águas: perdas
econômicas para a agricultura, pesca,
indústria, ameaça à saúde pública,
contaminação química de rios,
riachos, lagos e represas. Aumento
dos custos de tratamento de águas
Poluição biológica causada por
disposição inadequada de resíduos
sólidos e líquidos em zonas rurais e
urbanas. Poluição química proveniente
de pesticidas, herbicidas e
fertilizantes. Poluição química gerada
por indústrias
Ausência ou falta de adequação de
programa de saneamento básico em
áreas rurais, falta de sistemas de
disposição de resíduos em zonas
urbanas, uso inadequado de
fertilizantes e pesticidas, ocupação
irregular de mananciais
Falta de articulação entre agências
de controle de poluição. Agencias
de recursos hídricos não têm
controle sobre a poluição
Fonte: Tundisi (2005, p. 125).
81
Figura 09 Mapa de localização de setores censitários do IBGE (2000) da área urbana do Município de Aquidauana/MS.
86
Quadro 06. Critérios de aplicação dos sub-indicadores do Indicador de Abastecimento de Água Iab
,
componente do ISA.
Ica Indicador de Cobertura de
Abastecimento
Dua = Domicílios urbanos atendidos (públicos e particulares)
Ica = Dua X 100
Dut
Dut = Domicílios urbanos totais.
Iqa indicador de Qualidade de
Água Distribuída
K <=1
nº amostras realizadas
K=amost realiz.
nº min.amost. efet.
Iqa = K X NAA X 100
NAR
nº mínimo de amostras a serem
efetuadas pelo SAA*
NAA = quantidade de amostras consideradas como sendo de água potável
relativa à colimetria, cloro e turbidez de acordo com a Portaria nº 518 do
Ministério da Saúde.
NAR = quantidade de amostras realizadas.
Isa Indicador de Saturação do
Sistema Produtor
n = número de anos em que o sistema ficará saturado;
VP = volume de produção necessário para atender 100% da população
atual;
CP = Capacidade de produção da estação de tratamento;
t = taxa de crescimento anual médio da população urbana para os 5 anos
subseqüentes ao ano da elaboração do ISA (projeção);
K1 = perda atual;
K2 = perda prevista para os 5 anos.
log CP .
n = VP(K2/K1) .
log (1+t)
Fonte: Adaptado pelo autor a partir de São Paulo (1999).
91
Quadro 13. Critério de aplicação do Indicador de Drenagem Urbana Idu
Sub-indicadores de
drenagem urbana
Peso
Fórmula
Critério de pontuação para os sub-indicadores de drenagem urbana.
Indicador de
drenagem
urbana da rua j
Idu (j)
Iea = indicador de
ocorrência de
inundação e/ou
alagamento da rua
P
1
= 0.60
Idu (j) = p
1
Iea + p
2
Id + p
3
Irp
Critério para Iea
Valor
Critério para Id
Valor
Critério para Irp
Valor
Id = indicador de
ocorrência de
defeitos no
pavimento da rua
P
2
= 0.20
Com ocorrência
inundação e/ou
alagamento
0
Com
ocorrência de
defeito
0
Com ocorrência
pavimentação
1
Irp = indicador
referente a presença
ou ausência de
pavimentação da rua
P
3
= 0.20
Sem ocorrência
inundação e/ou
alagamento
1
Sem
ocorrência de
defeito
1
Sem ocorrência
Pavimentação
0
Fonte: Adaptado pelo autor a partir de Batista (2005).
94
Quadro 15. Critério de classificação para o Indicador de Recursos Hídricos Irh
Indicador da
qualidade da água
bruta
Iqb
Mananciais subterrâneos uma
pontuação baseada na utilização de
poços para o abastecimento de água
segundo sua necessidade de tratamento.
Mananciais subterrâneos
Sem tratamento
100
Tratamento simples
70
Tratamento complexo
40
Mananciais superficiais
Critério
Pontuação
Água de mananciais como classe especial
100
Água de mananciais como classe 1
90
Água de mananciais como classe 2
80
Água de mananciais como classe 3
50
Água de mananciais como classe 4
0
Mananciais superficiais para os
mananciais superficiais o critérios do
CONAMA Nº 357/2005
Indicador de
disponibilidade dos
mananciais
Idm
Disp = disponibilidade de água em
condições de tratabilidade para
abastecimento
IDM = Disp
Dem
Dem = demanda (considerar demanda
futura de 10 anos)
Indicador de fontes
isoladas
Ifi
NAA = quantidade de amostras
consideradas potáveis relativamente à
colorimetria, turbidez, coliformes e pH
IFI = NAA x 100
NAR
NAR = quantidade de amostras
realizadas
Fonte: Adaptado pelo autor a partir de São Paulo (1999).
6 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global
baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais,
na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a este
propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa
responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade
da vida, e com as futuras gerações.
CARTA DA TERRA
Neste capítulo são apresentados os dados do censo demográfico 2000 do IBGE,
levantamento da situação da drenagem urbana, e da SANESUL. As informações levantadas
subsidiaram o cálculo do Indicador de Salubridade Ambiental ISA do Município de
Aquidauana-MS. Os resultados são apresentados por meio dos sub-indicadores do
ISA/Aquidauana (Indicador de Abastecimento de Água I
ab,
Indicador de Esgotos Sanitário
I
es,
Indicador de Drenagem Urbana I
du,
Indicador de Sócio Econômico I
se
, Indicador de
Recurso Hídrico I
rh
-
e os seus sub-indicadores), além das discussões relacionadas.
6.1 Indicador de Abastecimento de Água I
ab
O objetivo do Indicador de Abastecimento de Água é levantar à condição de acesso a
água em qualidade e quantidade que possa garantir o bem estar social dos moradores e atingir
a qualidade ambiental. Para se chegar ao resultado do Indicador de Abastecimento de Água
que compõe o Indicador de Salubridade Ambiental/Aquidauana, foram analisados os três
indicadores secundários: o Indicador de Cobertura de Água, Indicador de Qualidade de Água
Distribuída e Indicador de Saturação do Sistema Produtor.
6.1.1 Indicador de Cobertura de Água I
ca
A finalidade desse indicador é quantificar por setor o número de domicílios atendidos
pelo sistema de abastecimento de água tratada. Sendo utilizados dados do Censo Demográfico
de 2000. A Tabela 02 apresenta o resultado do indicador de cobertura de água, demonstrando
que apenas os setores 5 e 31 tiveram 100% de cobertura de água. A maioria dos setores ficou
acima de 90% de cobertura, e os setores 16, 17, 18,19, 22, 23, 26 e 35 ficaram abaixo de 90%.
Destacam-se os setores 17, 18 e 23, com os índices mais baixos de cobertura de abastecimento
de água potável, com 30,80%, 50,65% e 68,18% respectivamente.
101
Tabela 02. Resultados do Indicador de Cobertura de Água Ica, por setor censitário do Município de
Aquidauana/MS
Setor
Dua
Dut
Ica por Setor %
Setor
Dua
Dut
Ica por Setor %
01
235
238
98,73
19
294
375
78,40
02
264
271
97,41
20
332
237
97,89
03
318
324
98,14
21
196
217
90,32
04
259
262
98,85
22
195
221
88,23
05
221
221
100,00
23
180
264
68,18
06
172
179
96,08
24
395
428
92,28
07
172
184
93,47
25
240
245
97,95
08
94
99
94,94
26
234
286
81,81
09
141
145
97,24
27
246
248
99,19
10
212
220
96,36
28
215
226
95,13
11
320
327
97,85
29
233
237
98,31
12
295
296
99,66
30
153
155
98,70
13
308
325
94,76
31
220
220
100,00
14
217
220
98,63
32
348
365
95,34
15
170
178
95,50
33
277
293
94,53
16
272
329
82,67
34
309
323
95,66
17
61
198
30,80
35
106
149
71,14
18
116
229
50,65
Fonte: Censo Demográfico de 2000 (IBGE 2004).
Dua Domicílios Urbanos Atendidos; Dut Domicílios Urbanos Totais
A Tabela 03 mostra as formas de cobertura de abastecimento de água, encontrados nos
setores que foram levantados pelo censo demográfico de 2000 do IBGE, sendo que os
resultados apresentados referem-se apenas aos setores que tiveram os menores índices de
cobertura de abastecimento de água.
Tabela 03. Formas de abastecimento de água nos Setores Censitários 17, 18 e 23 do Município de
Aquidauana/MS.
Domicílios particulares permanentes abastecimento de água
Setor
17
Setor
18
Setor
23
Total de domicílios particulares
198
229
264
Domicílios particulares abastecidos por rede geral
61
116
180
Rede geral - canalizada em pelo menos um cômodo
15
92
159
Rede geral - canalizada só na propriedade ou terreno
46
24
21
Domicílios particulares abastecidos por poço ou nascente (na propriedade)
129
98
40
Poço ou nascente (na propriedade) - canalizada em pelo menos um cômodo
40
27
19
Poço ou nascente (na propriedade) - canalizada só na propriedade ou terreno
5
10
0
Poço ou nascente (na propriedade) - não canalizada
84
61
21
Domicílios particulares abastecidos por outra forma
8
7
3
Fonte: Censo Demográfico de 2000 (IBGE 2004)
Para o setor 17, o fornecimento de água para os domicílios particulares permanentes
abastecidos por rede geral ocorreu em 31% dos domicílios, em 65% domicílios são
abastecidos de água por poço ou nascente e em 4% por outras formas abastecimento.
102
O setor 18 apresentou os resultados da seguinte forma: domicílios abastecidos por rede
geral 53%, os domicilios abastecidos por poço ou nascente 44% e os domicilios abastecidos
de outra forma 3%. O setor 23 teve a porcentagem de 81% para os domicilios urbanas
abestecidos por rede geral, 18% para os domicilios abastecidos por poços ou nascente e
apenas 1% para os domicilios abastecidos de outra forma. Conforme Gráfico 01.
O que caracterizou esses três setores é o alto índice de cobertura de abastecimento de
água por poços ou nascentes particulares. A preocupação neste caso é para o fato da ausência
do monitoramento da potabilidade da água dos poços que pode colocar a população em risco
em relação à doenças vinculadas a água.
Outra característica que se destaca nestes setores é a forma como a água chega ao
domicílio, podendo ser encanada para toda a residência, em pelo menos um cômodo ou
apenas na propriedade. Assim a porcentagem do setor 17 relativa ao abastecimento de água
para domicílios permanentes particulares por rede geral é de 25% em pelo menos um cômodo
e 75% de canalizada só na propriedade ou terreno. Enquanto que para abastecimento feito por
poço ou nascente temos os seguintes resultados: 31% por poço ou nascente (na propriedade)
canalizada em pelo menos um cômodo, 4% canalizada na propriedade ou terreno e 65%
não canalizada.
1a
1b
Gráfico 1a - Abastecimento de água por rede geral domicílios com canalização na propriedade ou em
pelo menos em um cômodo no Setor 17 e 1b - Abastecimento de água por poços ou nascentes domicílios
com canalização na propriedade ou em pelo menos em um cômodo no Setor 17
Fonte: Censo Demográfico de 2000 (IBGE 2004)
No Setor 18 o resultado é diferente do setor 17, onde o abastecimento de água por rede
geral dos domicílios que possuem canalização em apenas um cômodo é bem maior. Já a
porcentagem por abastecimento de água por poço ou nascente em pelo menos em um cômodo
foi similar em ambos os resultados (gráfico 2).
103
2a
2b
Gráfico 2a - Abastecimento de água por rede geral domicílios com canalização na propriedade ou
em pelo menos em um cômodo no setor 18 e 2b - Abastecimento de água por poços ou nascentes
domicílios com canalização na propriedade ou em pelo menos em um cômodo no setor 18
Fonte: Censo Demográfico de 2000 (IBGE 2004)
No Setor 23 o abastecimento de água por rede geral canalizada apenas na propriedade
ou terreno é de 12%. Para o abastecimento de água por poço ou nascente com canalização em
pelo menos um cômodo é de 47% (Gráfico 3).
3a
3b
Gráfico 3a - Abastecimento de água por rede geral domicílios com canalização na propriedade ou
em pelo menos em um cômodo no setor 23 3b - Abastecimento de água por poços ou nascentes
domicílios com canalização na propriedade ou em pelo menos em um cômodo no setor 23
Fonte: Censo Demográfico de 2000 (IBGE 2004)
Segundo a SANESUL a cidade de Aquidauana, desde 2004, todos os domicílios são
atendidos por rede geral de água. A área urbana de Aquidauana apresenta então rede de
abastecimento em quase a totalidade da área urbana, ressalvando-se as regiões da periferia da
cidade, que não possuem residências (Figura 10).
Ainda segundo a SANESUL, o número populacional da área urbana do em 2002 era
de 33.026 habitantes e o a população de 2003 era de 33.514 habitantes. O índice de
abastecimento de água nestes dois anos era de 98%. No ano de 2004 a população havia
passado para 33.999 habitantes e o índice de abastecimento atingiu os 100%, sendo mantido
até os dias atuais. A SANESUL prevê para os próximos 5 a 10 anos que o índice de cobertura
de abastecimento de água continuará a ser em 100%, o que demonstra a intenção da empresa
de continuar investindo para garantir que todos tenham acesso à água tratada.
104
Figura 10: Mapa de localização da rede de abastecimento de água da área urbana de Aquidauana/MS
105
6.1.2 Indicador de Qualidade de Água Distribuída I
qa
A finalidade do indicador de qualidade de água distribuída é a de monitorar a
qualidade da distribuição de água e identificar a necessidade de possíveis intervenções para
melhorar o sistema de distribuição e de tratamento. Contudo, o seu resultado não foi obtido
por setor, mas sim por um valor único para toda área urbana.
O relatório anual de 2007 que é distribuído ao consumidor pela empresa de
saneamento da cidade traz informações sobre a qualidade da água fornecida aos usuários do
Município de Aquidauana e sobre a quantidade de análises realizadas durante o ano. Ainda
segundo a SANESUL, o número populacional da área urbana de Aquidauana em 2007 foi de
35.436 habitantes, e, portanto para os parâmetros Cor, Turbidez e pH o número mínimo para
cada parâmetro é de 10 análises mensais. para Coliformes Totais e Coliformes
Termotolerantes, a Portaria recomenda que sejam realizadas 30 análises mais 1 para cada
2.000 pessoas. Desta forma, a quantidade de análises a ser realizada mensalmente para o
Município de Aquidauana é de 47 amostras. Para o parâmetro Cloro é determinado que seja
realizada análise em todas as amostras coletadas.
A Tabela 04 apresenta a relação entre as análises realizadas pela empresa de
saneamento e a quantidade mínima de análises estabelecida pela Portaria 518/2004. Nota-se
que apenas nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril a quantidade mínima de análises que
é recomendada pela Portaria 518/2004 foi atendida para os parâmetros Coliformes Totais,
Coliformes Termodolerantes e Cloro.
O pH não teve realizadas suas análises mínimas previstas pela Portaria nos meses de
fevereiro, maio e novembro e os parâmetros Cor e Turbidez não tiveram suas análises
mínimas realizadas somente no mês de fevereiro. O Indicador de Qualidade de Água
Distribuída recebeu a pontuação 60 pontos, sendo considerado bom.
106
Tabela 04. Quantidade mínima de análises a ser realizada pela empresa de saneamento e a quantidade de análise realizada para uma população de 35.436
habitantes da área urbana de Aquidauana (MS).
Mês
Coliformes
Totais
Coliformes
Termotolerantes
Cor
Turbidez
pH
Cloro
Número mínimo
de amostras
Número de
Amostras
Número fora do
padrão
Número mínimo
de amostras
Número de
Amostras
Número fora do
padrão
Número mínimo
de amostras
Número de
Amostras
Número fora do
padrão
mero mínimo
de amostras
Número de
Amostras
Número mínimo
de amostras
Número mínimo
de amostras
Número de
Amostras
Número mínimo
de amostras
Número mínimo
de amostras
Número de
Amostras
Número mínimo
de amostras
Jan
47
49
0
47
49
0
10
10
0
10
10
0
10
10
0
47
49
0
Fev
47
48
0
47
48
0
10
9
0
10
9
0
10
9
0
47
48
0
Mar
47
50
0
47
50
0
10
10
0
10
10
0
10
10
0
47
50
0
Abr
47
51
0
47
51
0
10
11
0
10
11
0
10
9
0
47
51
0
Mai
47
42
0
47
42
0
10
10
0
10
10
0
10
10
0
47
42
0
Jun
47
46
0
47
46
0
10
10
0
10
10
0
10
10
0
47
46
0
Jul
47
44
0
47
44
0
10
11
0
10
11
0
10
11
0
47
44
0
Ago
47
44
0
47
44
0
10
10
0
10
10
0
10
10
0
47
44
0
Set
47
44
0
47
44
0
10
10
0
10
10
0
10
10
0
47
44
0
Out
47
44
0
47
44
0
10
10
0
10
10
0
10
10
0
47
44
0
Nov
47
44
0
47
44
0
10
10
0
10
10
0
10
9
0
47
44
0
Dez
47
38
0
47
38
0
10
11
0
10
11
0
10
11
0
47
38
0
Fonte: Adaptado do folheto distribuído pela empresa de Saneamento SANESUL.
109
Figura 11 Espacialização do resultado do Indicador de Abastecimento de Água da área urbana de Aquidauana/MS
111
Figura 12: Mapa de localização da rede de coleta e estações de tratamento de esgoto da área urbana de Aquidauana-MS
118
Figura 13. Espacialização do Resultado do Indicador de Esgotos Sanitários da área urbana de Aquidauana/MS
120
Figura 14- Mapa de localização das Bocas-de-lobo da área urbana de Aquidauana/MS
125
Figura 27 Mapa com os tipos de pavimentação na área urbana do Município de Aquidauana/MS
130
Figura 38 Espacialização do resultado do Indicador de Drenagem Urbana da área urbana de Aquidauana/MS
143
Figura 39- Espacialização do resultado do Indicador Sócio-Econômico da área urbana de Aquidauana/MS
147
Figura 40 Espacialização do resultado do Indicador de Salubridade Ambiental ISA da área urbana de Aquidauana/MS
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A degradação ambiental e a falta de investimentos em infra-estruturas e serviços de
saneamento básico ofertadas à população agravavam as condições de salubridade ambiental e
a qualidade de vida. Essa realidade expressa a insustentabilidade do modelo de
desenvolvimento urbano quanto ao saneamento, que desestabilizou os sistemas naturais e
gerou precárias condições de vida no ambiente natural e artificial.
Os governantes locais têm uma tarefa muito importante que é a de pensar em novas
formas de desenvolvimento e de repensar o tipo de progresso atual, com a finalidade de
adequá-las às novas prioridades sociais. É nesse novo discurso de desenvolvimento, que as
questões ambientais e econômicas não podem ser mais debatidas como opositoras.
A perda da qualidade da água é um dos problemas mais preocupantes na gestão das
cidades. Desta forma o planejamento o pode ser uma opção, e sim uma ferramenta
importante na busca de soluções para o atual estágio de desenvolvimento.
De acordo com vários autores estudados nesta pesquisa, o planejamento deve ser
entendido como um processo contínuo que envolve a coleta, organização e análise
sistematizadas das informações, por meio de procedimentos metodológicos que oriente os
setores administrativos, legislativos e de gestão para o desenvolvimento de atividades num
determinado espaço e tempo, para chegar à decisão ou a escolha acerca das melhores
alternativas para o aproveitamento dos recursos disponíveis e que incentive a participação
institucional e dos cidadãos. Sua finalidade é atingir metas específicas no futuro, levando à
melhoria de uma determinada situação e ao desenvolvimento das sociedades.
A finalidade do Indicador de Salubridade Ambiental aplicado em Aquidauana/MS é de
reunir informações, medir de maneira uniforme e sintetizada por meio de valores numéricos, a
situação de salubridade ambiental do município e de cada setor censitário, sendo possível
identificar suas causas e compará-las com os demais setores.
A utilização de índices ambientais permite ao administrador público tomar decisão
com maior facilidade e direcionar ões e recursos financeiros para cada problemática
encontrada, visando conservar ou melhorar a qualidade de vida.
Desta forma a aplicação do ISA/Aquidauana para os setores censitários demonstrou
ser um método viável para o levantamento de informações que possam subsidiar a elaboração
do planejamento. Foi possível através do desenvolvimento da dissertação conhecer as
condições de salubridade ambiental do município.
149
O Indicador de Abastecimento de Água procurou mostrar as condições de acesso à
água dos moradores em quantidade e qualidade. O sub-indicador de Cobertura de Água
apontou que existe outras fontes de abastecimento de água e que apesar dos investimentos da
SANESUL, nos últimos anos para ampliar em 100% a cobertura da rede de abastecimento de
água, os moradores preferem usar água de outras fontes.
O indicador não demonstrou os motivos que levam os moradores a terem tal conduta,
mas em entrevista realizada com a comunidade apurou-se que alguns moradores acham que o
valor cobrado é alto, outros possuem poços em sua propriedade e muitos não têm condições
de custear a instalação de ligação de água em sua casa, uma vez que suas residências não
possuem nem canalização interna, sendo constatado em campo que algumas moradias têm
água apenas até o cavalete da rua e a água é distribuída para o resto do domicílio por
mangueira, o que compromete sua qualidade.
Os sub-indicadores de Qualidade de Água Distribuída e Saturação do Sistema
Produtor apresentaram um único resultado para toda área urbana o que generaliza o resultado
final do Indicador de Abastecimento de Água.
Os dados analisados do sub-indicador de Qualidade de Água Distribuída são baseados
nos relatórios anuais de qualidade da água fornecidos à população, atendendo a determinação
do Decreto Presidencial 5.440/2005, Lei 8.078/90 e a Portaria 518/2004 do Ministério da
Saúde. O sub-indicador para monitorar a qualidade da água por setor censitário deveria obter
uma metodologia que avaliasse os pontos de consumo com quantidades mínimas de amostras
de cada parâmetro distribuídas por setor censitário, a fim de analisar de fato o padrão de
qualidade da água que chega às residências.
E o sub-indicador de Saturação do Sistema Produtor poderia ser substituído por um
indicador que avaliasse a quantidade de água consumida por setor, evidenciando o consumo
médio de água por habitante, e, desta forma, avaliando se a população estaria consumindo a
quantidade de água recomendada pelos órgãos de saúde e determinar a porcentagem de
desperdício.
Devido ao método adotado, os resultados do sub-indicadores do Indicador de
Abastecimento de Água não atenderam com plenitude os objetivos, havendo a necessidade de
substituição de alguns indicadores. Entretanto, os resultados obtidos são importantes para
avaliar a distribuição de água da área urbana de Aquidauana, uma vez que apontou alguns
problemas que ocorrem nos setores censitários.
O Indicador de Esgotamento Sanitário por meio do sub-indicador de Cobertura de
Coleta de Esgoto procurou quantificar os domicílios atendidos por rede de esgoto e/ou
150
tanques sépticos. A rede de esgoto abrange uma pequena porção do espaço urbano da cidade
de Aquidauana. A maioria dos setores utiliza outros tipos de sistemas de esgotamento
sanitário, como por exemplo, a fossa séptica (alternativa ideal, desde que atenda as
especificações técnicas), fossa rudimentar, vala, rio, ou outro tipo de escoadouro. A situação
do esgotamento sanitário de Aquidauana possui um quadro preocupante, pois possui
porcentagem alta de domicílios atendidos por outras formas de esgotamento sanitário que
comprometem a qualidade do meio e colocando em risco a saúde da população.
O sub-indicador de Esgotos Tratados revelou que somente 9,32% do total de esgoto é
coletado e tratado. Este sub-indicador avaliou, por estimativa, que a capacidade de suporte da
estação de tratamento de esgoto, sendo que a mesma poderia dobrar sua capacidade de
tratamento. E mesmo assim a ETE não conseguiria tratar 100% do esgoto da cidade.
Os resultados do sub-indicadores de Esgotamento Sanitário atenderam plenamente os
objetivos propostos. Entretanto, as informações apresentadas, devido ao método adotado e a
fórmula de calcular os resultados do sub-indicador de Saturação do Tratamento de Esgoto,
poderia ser calculado de outra maneira para destacar com maior exatidão a realidade
encontrada nos setores censitários. Este sub-indicador apresentou seu resultado em um único
valor para todos os setores, que foi 50 pontos, sendo que, apenas os setores censitários que
são atendidos por rede geral de cobertura do esgoto recebem tratamento. A sugestão seria que
o valor do indicador fosse somado ao sub-indicador de Cobertura de Coleta de Esgoto e
dividido por 2 (dois), demonstrando de fato a necessidade de ampliação da capacidade de
tratamento da estação.
Os resultados do Indicador de Drenagem Urbana atenderam com plenitude os
objetivos. As informações levantadas são relevantes para avaliar os problemas da drenagem
urbana da cidade de Aquidauana, uma vez que apontou os problemas que ocorrem nos setores
censitários.
O Indicador de Recursos Hídricos não atingiu os objetivos propostos. A finalidade
do sub-indicador da Qualidade da Água Bruta é de avaliar a situação das fontes de água bruta.
Portanto, o resultado deste indicador não demonstrou com fidelidade a realidade da qualidade
da água bruta dos mananciais superficiais e subterrâneos. A substituição desde indicador por
outro que monitore os pontos de coleta de água antes da sua captação e os pontos de risco à
contaminação é fundamental para a salubridade ambiental. O sub-indicador de
Disponibilidade dos Mananciais em condições de tratabilidade para o abastecimento de água
para o futuro revelou uma excelente disponibilidade de água. E o sub-indicador de Fontes
Isoladas não pode ser aplicado por não existirem dados. Na área urbana, muitos domicílios
151
utilizam água de fontes alternativas e a falta de um acompanhamento da qualidade da água
para consumo humano pode colocar em risco a saúde da população.
Com o Indicador Sócio Econômico é possível conhecer a realidade sócio-econômica
dos moradores. O sub-indicador de Saúde Pública não identificou as doenças de veiculação
hídrica, portanto os dados utilizados são do grupo de doenças causadas por infecção e
parasitária do aparelho digestivo. O município não possui as informações por setores
censitários das doenças infecciosa e parasitária do aparelho digestivo, apenas dados gerais do
município. De acordo com a metodologia do ISA, este indicador recebeu 100 pontos, o que
não reflete a situação da saúde pública do município.
Os sub-indicadores de Educação e de Renda atenderam com plenitude os objetivos,
representando a realidade sócio-econômica da cidade de Aquidauana apontando os problemas
que ocorrem nos setores censitários.
Os resultados do Indicador Sócio-econômico mostraram que apenas cinco setores
ficaram com pontuação abaixo de 50 pontos, sendo que nenhum setor teve a pontuação
máxima. O que elevou a pontuação do Indicador Sócio-econômico foi o indicador de saúde,
que não analisou satisfatoriamente a realidade da saúde do município.
Apesar de alguns indicadores não terem cumprido seus objetivos de forma satisfatória,
foi possível apontar os principais problemas e analisar a salubridade dos setores censitários da
área urbana de Aquidauana. O município se enquadra com “Média Salubridade”, sendo que a
média dos setores censitários é 55,87 pontos.
O uso de indicadores demonstrou ser um instrumento adequado, de fácil aplicabilidade
e de custo baixo, que incorpora uma grande quantidade de dados disponíveis de instituições,
departamentos, secretarias e demais organizações para a aplicação do ISA ou de outros
indicadores, sendo que tais informações estão disponíveis de forma gratuita.
Entretanto a principal dificuldade do trabalho foi encontrar os dados disponíveis e
organizadas em nível municipal, pois muitos dados não estão organizados, o que resultada em
uma demora e na dificuldade de acesso das informações.
Outra dificuldade encontra foi que os dados utilizados nesta pesquisa são do censo
demográfico de 2000, a necessidade de informações mais atualizadas é imprescindível para
representar com eficiência a realidade. Portanto, para que haja uma efetiva avaliação e
monitoramento da salubridade ambiental do município, a administração pública municipal
deve possuir um banco de dados organizado por setores viabilizando a sua comparação e
acompanhando o desenvolvimento das ações desenvolvidas na área.
152
A atualização constante de dados é fundamental para a formulação de um
planejamento eficiente, cujas ações são baseadas nas informações, o que possibilitara o
direcionamento das decisões tomadas pelos gestores públicos.
O indicador de salubridade ambiental comprovou ser bastante eficiente, pois na
somatória dos componentes ou sub-indicadores foi possível conhecer as condições da situação
da salubridade dos setores. Entretanto, deve-se considerar algumas dificuldades no
levantamento da base de dados que irá compor os indicadores, como: a falta ou a inexistência
de informações, dificuldade no acesso dos dados, a disponibilidade no formato desejado das
informações para todas as áreas que serão comparadas.
O objetivo do planejamento é a tomada de decisão e para isso é necessária uma base
confiável de informações que demonstre, de forma clara e objetiva, o problema e aponte as
soluções. O uso do indicador reduz o número de parâmetros e medidas sobre o objeto de
estudo, diminuindo a quantidade de dados a ser analisado e norteando com mais rapidez as
discussões.
O uso de indicador adequadamente escolhido pode captar a tendência de melhora ou
piora da qualidade de vida e das condições sanitárias do município. O que possibilita a
avaliação das ações desenvolvidas e saber o quanto à cidade esta caminhando rumo aos
objetivos desejados.
Embora o ISA/Aquidauana tenha como finalidade o resultado final da condição de
salubridade da área urbana, não se deve descartar os resultados dos sub-indicadores, devendo
ser feita uma análise desses resultados com atenção. Sendo que, o ISA apresenta certo
mascaramento da situação real do município, ou seja, o seu resultado mostra a situação de
forma geral dos setores, o que acaba ocultando os problemas pontuais intra-setores.
Todavia, deve-se ter a preocupação de analisar atentamente os resultados e conhecer
detalhadamente as áreas comparadas e estudadas, mesmo por que existem distorções de
realidades dentro de cada setor, ou seja, pode ocorrer de um setor apresentar boa salubridade,
e, no entanto, apresentar áreas insalubres.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA; J. R. [et al]. Planejamento Ambiental: caminho para participação popular e
gestão ambiental para nosso futuro comum: uma necessidade, um desafio. Ed. Rio de
Janeiro: THEX Ed.: Biblioteca Estácio de Sá. 1999.
AYACH, L. R. Implicações sócio-econômicas e sanitárias na qualidade das águas freáticas
da cidade de Anastácio-MS. Dissertação de Mestrado em Geografia. Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul UFMS. Campus de Dourados e Aquidauana, 2002.
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159
APÊNDICE A Cadastro de Drenagem por Setor
Setor 01
Ficha Cadastral
Drenagem Urbana: Condições das ruas e avenidas da área urbana de Aquidauana-MS.
Setor: Município: Aquidauana- MS .Data: / /
Rua ou Avenida:
Tabela de avaliação da condição das ruas e avenidas do município de Aquidauana-MS.
Critério para Iea
Peso P1= 0,60
Valor
Critério para
Id
Peso P2=
0,20
Valor
Critério para
Irp
Peso P3=
0,20
Valor
Com Ocorrência
inundação e/ou
alagamento
0
Com
ocorrência de
defeito
0
Com
ocorrência
pavimentação
1
Sem ocorrência
inundação e/ou
alagamento
1
Sem
ocorrência de
defeito
1
Sem
ocorrência
pavimentação
0
Tabela de condições da Galeria pluvial
Existência de
Galeria Pluvial
Sim
Estado de
conservação
Boa
Obstruída por
lixo e folhas
Sim
Regular
Não
Péssima
Não
Setor: Município: Aquidauana- MS .Data: / /
Rua ou Avenida:
Tabela de avaliação da condição das ruas e avenidas do município de Aquidauana-MS.
Critério para Iea
Peso P1= 0,60
Valor
Critério para
Id
Peso P2=
0,20
Valor
Critério para
Irp
Peso P3=
0,20
Valor
Com Ocorrência
inundação e/ou
alagamento
0
Com
ocorrência de
defeito
0
Com
ocorrência
pavimentação
1
Sem ocorrência
inundação e/ou
alagamento
1
Sem
ocorrência de
defeito
1
Sem
ocorrência
pavimentação
0
Tabela de condições da Galeria pluvial
Existência de
Galeria Pluvial
Sim
Estado de
conservação
Boa
Obstruída por
lixo e folhas
Sim
Regular
Não
Péssima
Não
Setor: Município: Aquidauana- MS .Data: / /
Rua ou Avenida:
Tabela de avaliação da condição das ruas e avenidas do município de Aquidauana-MS.
Critério para Iea
Peso P1= 0,60
Valor
Critério para
Id
Peso P2=
0,20
Valor
Critério para
Irp
Peso P3=
0,20
Valor
Com Ocorrência
inundação e/ou
alagamento
0
Com
ocorrência de
defeito
0
Com
ocorrência
pavimentação
1
Sem ocorrência
inundação e/ou
alagamento
1
Sem
ocorrência de
defeito
1
Sem
ocorrência
pavimentação
0
Tabela de condições da Galeria pluvial
Existência de
Galeria Pluvial
Sim
Estado de
conservação
Boa
Obstruída por
lixo e folhas
Sim
Regular
Não
Péssima
Não
160
ANEXO A Carta enviada ao escritório da SANESUL em Aquidauana
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE AQUIDAUANA - UNIDADE II
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
Aquidauana/MS, 24 de Maio de 2007.
Ao Ilmo. Sr.
Armando Abdalla
Gerente Administrativo e Finanças SANESUL
Aquidauana-MS
Prezado Senhor,
Vimos por meio deste solicitar vossa colaboração no sentido de disponibilizar dados referentes ao
saneamento básico do município de Aquidauana-MS, para o desenvolvimento da pesquisa: “Indicadores
Ambientais aplicados à gestão dos componentes hídricos do saneamento ambiental urbano: Um estudo de
caso da cidade de Aquidauana MS”. Os dados fornecidos terão cunho absolutamente científicos.
Dessa forma, necessitamos que o senhor responda o questionário que segue em anexo. As
informações obtidas serão aplicadas em uma metodologia baseada nos indicadores ambientais. A pesquisa
busca relacionar os indicadores ambientais com as questões de planejamento territorial da área urbana,
criando um Sistema de Apoio de Decisão Espacial (SADE), através de um Sistema de Informação
Geográfica (SIG), subsidiando a elaboração de mapas temáticos que auxiliem aos analistas e gestores
públicos na tomada de decisões.
O modelo a ser adotado de Indicadores Ambientais é o modelo ISA Indicador de Salubridade
Ambiental que trata de uma adaptação do ISA desenvolvido pelo Conselho Estadual de Saneamento do
Estado de São Paulo, em 1999. Um outro indicador que será utilizado é o de drenagem urbana que foi
desenvolvido por BATISTA (2006), dentro do formato apropriado do ISA. Esse projeto de pesquisa
adotará alguns indicadores do ISA que estão relacionados com três elementos do saneamento básico:
drenagem urbana, abastecimento de água, esgotamentos sanitários, socioeconômicos e risco dos recursos
hídricos da área urbana de Aquidauana MS.
As informações prestadas pelo Senhor serão de fundamental importância para a realização desta
pesquisa. Solicitamos ao senhor que responda o questionário em anexo, caso tenha dúvidas no
preenchimento do mesmo estamos à disposição para maiores esclarecimentos pelo telefone (67) 9266-2816.
Por tratar-se de pesquisa que virá agregar valor ao saneamento básico da área urbana e por ser
imprescindível vossa colaboração, agradecemos à atenção e certos de poder contar com vosso breve
retorno.
Atenciosamente,
______________________________________
________________________________________
Ricardo Miranda dos Santos
Prof. Dr. Ricardo Henrique Gentil Pereira
Aluno do Programa de Mestrado em Geografia
UFMS/CPAQ
Orientador do Programa de Mestrado
UFMS/CPAQ
161
Anexo
Nome:____________________________________________________________________________
Representação (cargo/função):_________________________________________________________
Telefone de contato para esclarecimento das informações fornecidas:__________________________
Indicador Abastecimento de Água
Quais os tipos de análises que são realizadas na água para o abastecimento, e a quantidade o de
amostras realizadas para cada tipo de análise e o número mínimo de amostras a serem efetuadas
pela empresa.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Número de anos em que o sistema de abastecimento de água ficará saturado.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Qual capacidade de produção atual.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Qual o volume de produção necessária para atender 100% da população atual se já atende qual e o
volume consumido de água pela população.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Perda atual de água durante o tratamento e fornecimento de água.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Perda prevista para os próximos 5 anos (projeção).
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
162
Indicador de Esgotamento Sanitário
Volume coletado de esgoto tratado ou não.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Volume de esgoto tratado medido ou estimado.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Número de anos em que o sistema ficará saturado (projeção para os próximos 5 anos).
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Capacidade de tratamento da estação de esgoto atual.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Indicador Sócio econômico
Tabela de preço por usuário e serviços
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Critério de funcionamento da tarifa social
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Quantas pessoas têm o beneficio da tarifa social
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
163
Indicador de Risco de Recursos Hídricos
Demanda de consumo de água (projeção para os próximos 10 anos)
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Mananciais de água superficial ou subterrâneo em condições de tratabilidade para abastecimento
(volume estimado).
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Classificação do rio em que é utilizado para abastecimento segundo ao CONAMA nº 357/2005.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Quantidade de amostras consideradas como sendo de água potável relativo à colimetria, cloro e
turbidez e quantidade de amostra realizada.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Alguma empresa de limpeza de fossa da cidade contrata os serviços da SANESUL para realizar o
tratamento dos resíduos. Em caso de resposta afirmativa quais?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Obrigado pela atenção e informações prestadas
Aquidauana-MS, 24 de Maio de 2007
___________________________________
_____________________________________
Ricardo Miranda dos Santos
Prof. Ricardo Henrique Gentil Pereira
Mestrando em Geografia-UFMS
Orientador do Programa de Mestrado-UFMS
164
ANEXO B Ofício enviado ao escritório da SANESUL em Aquidauana
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE AQUIDAUANA - UNIDADE II
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
Aquidauana-MS, 24 de Maio de 2007.
Ofício nº. 002/2007
Prezado Senhor,
Vimos por meio deste solicitar vossa colaboração no sentido de disponibilizar
a este programa de Mestrado o fornecimento de mapas da cidade de Aquidauana/MS, demonstrando a
divisão da cidade em setores de atuação desta companhia de saneamento. Tais informões serão
utilizadas na pesquisa de mestrado do aluno Ricardo Miranda dos Santos referente ao Saneamento
Básico do município sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Henrique Gentil Pereira, do Programa de
Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS.
Tais dados têm cunho absolutamente científico e fariam parte da pesquisa intitulada:
“Indicadores Ambientais Aplicados à Gestão dos Componentes Hídricos do Saneamento Ambiental
Urbano: Um Estudo de Caso da Cidade de Aquidauana MS”, cujo intuito é contribuir com
informações relevantes ao saneamento da área urbana de Aquidauana-MS.
Dessa forma, necessitamos do fornecimento da relação dos mapas que segue:
Mapa de divisão da cidade em setores da SANESUL
Mapa do sistema de abastecimento de água por setor SANESUL
Mapa de sistema de coleta de esgoto por setor SANESUL
Desde já agradecemos a atenção e colaboração.
Atenciosamente,
__________________________________
Paulo Roberto Jóia
Coordenador do Programa
Ao Ilmo. Sr.
Armando Abdalla
Gerente Administrativo e Finanças SANESUL
Aquidauana-MS
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