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processo de formação inicial, cada professor refez o percurso de sua formação, como foi se
constituindo para a docência, sem perder de vista que
A memória é um processo de construção das compreensões dos dados ou fatos
que os registros apresentam; deve esclarecer a relação que o professor e o aluno
estabelecem com o conhecimento; explicitar como eles agem com as
informações que recebem ou de que se apropriam e como procedem para
reorganizar idéias e significados. A memória não pode ser confundida com a
narrativa autobiográfica, pois, diferentemente dessa, é uma reflexão do processo
atual em que os sujeitos em relação se encontram. Não é uma reconstrução da
história de vida, mas a recriação da prática pedagógica atual através do registro
e da análise dos fatos que a constituem. Ela é uma primeira tentativa de
elaboração das situações vivenciadas, partindo das impressões existentes na
consciência de cada individuo. Posteriormente, serve como um recurso que vai
auxiliar na reflexão e interlocução com os outros, sejam alunos, professores ou
pesquisadores. (BENINCÁ, 2004, p.67-68).
As memórias elaboradas e socializadas pelos professores constituíram um momento
rico de discussão. A professora N rememorando seu processo de formação relata,
A minha formação começou quando comecei ir na primeira série do ensino
fundamental, quando aprendi a ler e escrever, e continuou até eu decidir o que
queria fazer... Para ser professora, a minha formação começou no ensino médio.
Quando fazia ensino médio, fiz dois cursos, o científico que ainda existia na
época e o magistério, eu estudava de manhã e de tarde. Eu acabei um ano antes
o curso cientifico, depois terminei o magistério e não quis ir para o estágio, não
fiz o estágio. Passei no vestibular, daí que eu não queria mesmo fazer estágio.
Fui cursar a graduação, durante a graduação o meu objetivo não era ser
professora, não era mesmo, até pelos projetos de pesquisa que eu tinha, que
eram muito ligados à área específica (Biologia), eu trabalhava com fisiologia
vegetal. Mas quando eu fiz o meu primeiro estágio, a minha visão mudou, foi
diferente da visão que eu tive dentro do magistério que foi traumatizante para
mim, no magistério eu decidi que não servia para aquilo. Quando eu fiz meu
primeiro estágio da graduação numa escola de Ensino Fundamental, a minha
visão mudou um pouquinho. Aí eu entrei num grupo de estudos da universidade
que se chamava “núcleo de educação em ciências” e aí eu parei de trabalhar
com fisiologia vegetal e passei a trabalhar com teorias de jogos didáticos. Na
época eu ajudava, era bolsista de uma menina que fazia mestrado nessa área.
Quando eu fiz o estágio com o Ensino Médio, eu definitivamente achei que
servia para ser professora. Depois fiz a pós-graduação em interdisciplinaridade,
e estou trabalhando como professora até hoje. (Informação escrita e verbal)
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Informação coletada em agosto de 2007.