111
FOLLADOR, D. Visualização, desenho e nomeação de figuras tridimensionais
representadas no plano: um estudo na 4.
a
série do ensino fundamental. 2004. Dissertação
(Mestrado) – UFPR, Curitiba, 2004.
FONSECA, M. da C. F. R. A educação matemática e a ampliação das demandas de leitura e
escrita da população brasileira. In: _____ (Org.). Letramento no Brasil: habilidades
matemáticas. São Paulo: Global: Ação Educativa: Instituto Paulo Montenegro, 2004. p.11-28.
FONSECA, M. da C. F. R. et al. O ensino de geometria na escola fundamental: três questões
para a formação do professor dos ciclos iniciais. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
GERDES, P. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora da UFPR,
1992.
GÓMEZ-GRANELL, C. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In:
TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (Orgs.). Além da alfabetização: a aprendizagem
fonológica, ortográfica, textual e matemática. Trad. Stela Oliveira. 4.ed., 8.
a
reimp. São
Paulo: Ática, 2006. p.257-282.
GONÇALEZ, M. H.; BRITO, M. R. A aprendizagem de atitudes positivas em relação à
Matemática. In: BRITO, M. R. F. de (Org.). Psicologia da educação matemática: teoria e
pesquisa. Florianópolis, Insular: 2005. p.221-233.
GONÇALVES, E. C. N. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental. Educação
Matemática em Revista, v.13, n.20/21, p.30-38, dez. 2006.
HERSHKOWITZ, R. Aspectos psicológicos da aprendizagem da geometria. Boletim
GEPEM, v.28, p.2-31, 1994.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA
(INEP). SAEB – 2005 PRIMEIROS RESULTADOS: Média de desempenho do SAEB/2005
em perspectiva comparada. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/
download/saeb/2005/SAEB1995_2005.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2009.
LINS, R. C. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, M. A. V.;
BORBA, M. de C. (Org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo:
Cortez, 2004. p.92-120.
LOPES, M. L. L.; NASSER, L. Geometria na era da imagem e do movimento. Rio de
Janeiro: Projeto Fundão, 2005.
LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? A Educação Matemática em Revista,
v.3, n.4, p.3-13, 1.
o
semestre 1995.
LUJAN, M. L. S. A geometria na 1.
a
série do 1.
o
grau: um trabalho na perspectiva de van
Hiele. 1997. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo,
1997.
MAIA, L. de S. L. O ensino da Geometria: analisando diferentes representações. Educação
Matemática em Revista, v.7, n.8, p.24-33, jun. 2000.