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considerados um dos maiores tratados de psicologia - e sua tradição
compilada há cerca de 2000 anos, que afirma: “Yogash chitta vritti
nirodhah” (I:2), ou seja, yoga é a cessação das modificações da
consciência. Neste caso chitta, a consciência, envolve a mente analítica
(manas), razão, intuição ou intelecto superior (buddhi), o ego
(ahamkara) e as impressões inconscientes (samskara). (KUPFER, 2004,
pg. 95) . O Hatha Yoga Pradipika
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, referência de grande relevância
sobre o Hatha Yoga e que descreve as suas técnicas, afirma: “Yogash
prana vritti nirodhah” – yoga é o controle das flutuações da respiração.
Ambas as definições se complementam, tendo em vista que consciência
e respiração estão intimamente interligadas. Ao controlar a respiração,
está-se controlando a consciência, e, ao controlar a consciência, dá-se
ritmo à respiração. (IYENGAR, 2001).
Na Bhagavad Gítá
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, poema épico em que o príncipe Arjuna
conversa com Krishna, em uma batalha que representa a própria batalha
da vida, podem-se encontrar muitas definições de yoga: “Yogah
Karmasu Kaushalam” (Yoga é perfeição na ação; BG 2.50). A perfeição
na ação assegura que o viver consciente acontece quando o praticante
une toda a essência do seu ser a esta ação, a atenção constante que é a
essência não somente da prática, mas da própria vivência do yoga.
Além de perfeição na ação, encontram-se outros significados
de yoga como: equanimidade na vitória e na derrota, supremo segredo
da vida, aquilo que gera indizível felicidade, serenidade, o que extingue
a dor. (HERMÓGENES, 2000). O termo sânscrito samatva significa
literalmente “equanimidade”, “igualdade”, “regularidade” e tem todo
um conjunto de sentidos derivados, entre os quais “equilíbrio” e
“harmonia”. Essencialmente, denota a atitude de encarar a vida sem se
deixar abalar pelos altos e baixos da existência. (FEUERSTEIN, 1998).
É a compilação mais antiga, abrangente e reconhecida de técnicas contemplativas de que se
tem notícia. (KUPFER, 1999).
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O autor do Yoga Sútra, o texto fundamental do Yoga Clássico. A data em que ele teria vivido
é fonte de discrepâncias. Provavelmente viveu no século II d.C., embora a tradição hindu
identifique-o ao gramático que viveu 400 anos antes disso. (c.200 a.C.). (FEUERSTEIN,
1998).
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A luz sobre o Hatha Yoga, obra clássica do Hatha Yoga escrita pelo sábio Svatmarama
Yogendra no século XIV.
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O mais antigo e popular de todos os textos de yoga, que contem os ensinamentos a Arjuna
pelo Senhor Krishna. (FEUERSTEIN, 1998). Poema épico que transmite os fundamentos
filosóficos de três sistemas de yoga: Karma Yoga, Jñana Yoga e Bhakti Yoga.(KUPFER,
1999).